Data Representação de um calendário 26/07/2021

It’s Halloween: conheça mais sobre essa doce festa

O Halloween é uma festa muito famosa e sempre retratada no mundo pop. Que tal conhecer a origem e alguns fatos sobre esse feriado?

Doces ou travessuras? Muito além de doces e fantasias, o Halloween tem muitos significados e uma história muito mais antiga do que você imagina. 

O Halloween é um dos mais famosos feriados dos Estados Unidos e tem variações em diversas partes do mundo, mesmo em países que não sigam ou não compartilhem da mesma crença que originou a festividade, como o Brasil.

Vamos te contar tudo sobre a origem e alguns fatos que envolvem o Halloween e te apresentar uma lista de ótimos filmes para entrar no clima de Dia das Bruxas para você poder aproveitar ao máximo a festa enquanto faz seu intercâmbio nos EUA.

Qual a origem do Halloween?

O Dia das Bruxas data de alguns séculos atrás, quando o povo celta comemorava o Samhain, para celebrar o fim do verão e festejar as boas colheitas e começar um novo ano celta, que começava no dia 1 de novembro. A festividade data de mais de 3 mil anos atrás. 

Eles acreditavam que, durante essa virada do ano, o véu entre o mundo dos vivos e o dos mortos ficava mais frágil, e era quando os mortos conseguiam voltar à vida e se apossar de corpos humanos. 

Acredita-se que a tradição tenha chegado na América trazida pelos imigrantes irlandeses.

Com a expansão da igreja, a festividade milenar sofreu algumas alterações. Mudou parte das celebrações e até mesmo a intencionalidade da festa, tornando-a parte das festividades cristãs, associada ao Dia de Todos os Santos, que antes era comemorado em 13 de agosto.

O nome “Halloween” é o exemplo perfeito disso, pois é a junção do termo “hallow” (santo/sagrado/consagrado) e “eve” (véspera). 

Mas, talvez você ainda esteja se perguntando:

  • Por que as pessoas usam fantasias no Halloween? 
  • Por que “Doces ou Travessuras”? 
  • De onde vem as lanternas de abóboras? 

Não se preocupe que também vamos responder às suas perguntas.

Por que as pessoas usam fantasias no Halloween? 

Como os antigos acreditavam que na noite das bruxas os mortos, seres míticos, espíritos e outras criaturas estavam sob a Terra, elas se disfarçavam com “fantasias” e máscaras de animais, com o intuito de não serem perturbados por esses seres e não sofrerem com seu terror. 

Por que “Doces ou Travessuras”? 

Não se sabe se no início eram doces, de fato. 

Mas se acreditava que dar oferendas era uma maneira de afastar e acalmar espíritos ruins que, do contrário, poderiam fazer algo de mau contra os moradores locais. 

work-travel-banner

Então, a temática se transformou. Para aqueles que negam doces às crianças fantasiadas, elas causam algum tipo de travessura. Seja sujando o imóvel ou causando alguma confusãozinha para irritar os adultos. 

De onde vem as lanternas de abóboras? 

A história das lanternas de abóboras (que antes eram nabos e outros vegetais) está relacionada à lenda do Jack O’lantern, um mito do Reino Unido que conta sobre um homem cruel e mesquinho que, depois de humilhar o próprio diabo, fora punido sem poder entrar no inferno e tendo que guiar as almas pelo limbo até o purgatório.

Então, Jack colocou a brasa que o guia pelo limbo, dada pelo próprio diabo, dentro de um nabo, para fazê-la durar mais e guiar outras almas pelo mesmo caminho.

As lanternas de abóbora tinham como intuito afastar e guiar as almas dos mortos-vivos de volta para o Reino dos Mortos. 

O que não pode faltar no Dia das Bruxas? 

Com o passar do tempo, a festa voltou a ser um pouco mais parecida com o que era antes, mesmo que não sejam muitas as pessoas que celebram o fim do verão e façam oferendas para criaturas misteriosas.

Nos dias atuais, algumas coisas são essenciais para fazer um digno Dia das Bruxas. Já anota tudo para não esquecer nenhum detalhe importante para curtir o feriado dos Estados Unidos

  • Doces para distribuir para as crianças;
  • Fantasias para assustar e interagir com os outros;
  • Pegadinhas para assustar e se divertir com os amigos;
  • Decorações temáticas com caveiras, abóboras e símbolos horripilantes.

Filmes para entrar no clima de Dia das Bruxas

Separamos alguns filmes que, mesmo não sendo completamente sobre o Halloween, são filmes que podem deixar você de cabelo em pé, ou te dar aquela sensaçãozinha de que o Dia das Bruxas finalmente chegou. 

Família Addams (1991): quando o assunto é aterrorizar, não podemos esquecer da família mais assombrosa de todas. 

Abracadabra (1993): um dos mais clássicos filmes da Disney que conta a história de três bruxas que voltam a vida depois de 300 anos, prontas para concluir seu plano de atingir a imortalidade. 

Noiva Cadáver (2004): por um pequeno mal-entendido, Victor acaba ficando noivo de uma mulher morta e vai parar no mundo dos mortos. Então, ele começa a bolar um plano para escapar. 

Hotel Transilvânia (2012): já pensou se os monstros tirassem férias e eles tivessem medo dos humanos? No filme, o Conde Drácula constrói um hotel para proteger sua filha do mundo dos humanos. Mas no aniversário de 118 anos dela, um humano encontra o hotel e ameaça toda a segurança de seus hóspedes e sua reputação.

Carrie, a estranha (2013): adaptação do clássico livro de Stephen King, o filme conta sobre uma menina que, depois de passar por uma série de situações perturbadoras, começa a descobrir poderes inimagináveis.

A Bruxa de Blair (2016): remake da obra de 1999, o filme conta a história de alguns jovens que se embrenham na floresta para tentar descobrir o que está por trás do desaparecimento misterioso da irmã de um deles. 

Quer viver a experiência de um verdadeiro Halloween enquanto faz seu intercâmbio nos EUA? Fale com um de nossos consultores e saiba como. 

estudar-canada-banner