Berço de um dos maiores festivais de música do mundo, com mais 11,48 milhões de habitantes e um dos fundadores da União Europeia, a Bélgica é um país que não tem só um idioma vigente em seu território. Oficialmente, o idioma da Bélgica é o neerlandês, popularmente conhecido como “holandês”.
Mas, não é à toa que o país tem três idiomas distintos e muitos outros dialetos. Entender sobre o idioma da Bélgica é entender parte da sua cultura e parte da história dessa moderna monarquia constitucional.
Então, que tal conhecer um pouco mais sobre a história, as melhores ideias do que fazer na Bélgica e a influência do idioma da Bélgica para você aproveitar durante o seu intercâmbio na Europa.
Idioma da Bélgica: neerlandês e as outras línguas
Além do neerlandês, a Bélgica é um dos países que têm o francês como uma co-língua oficial. O alemão também é outra língua oficial do país, mas menos de 1% da população a utiliza com frequência.
Não podemos esquecer que também há dialetos e gírias ligados especificamente a cada região do país. Outras línguas mais faladas pelos moradores para quem quer visitar o país, mas não quer passar sufoco são:
- Inglês;
- Espanhol;
- Italiano;
- Árabe.
Para visitar essa monarquia, você pode optar viajar diretamente à Bélgica ou fazer seu intercâmbio na Europa e visitar o país em uma viagem rapidinha de trem.
O que fazer na Bélgica?
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a cultura de um dos 20 países com melhores IDHs do mundo, que tal conhecer um pouco mais sobre suas atrações turísticas? Prepare a caneta e o caderninho.
Aproveite um dos melhores chocolates do mundo
Quem nunca ouviu falar do famoso e delicioso chocolate belga? Se pretende visitar algum dos países da União Europeia, não pode deixar de passar na Bélgica e provar pelo menos um pedacinho dessa iguaria.
O chocolate mais popular no país é o chamado praliné, um tipo de trufa de chocolate que vem em vários formatos e sabores recheados. E se você estiver em Bruxelas, pode conhecer a mundialmente famosa casa de chocolates que carrega o mesmo nome.
Em Flanders, se você desejar, você pode fazer o delicioso tour do chocolate.
Aproveite a culinária
O sabor da comida belga é bastante influenciada pelos países vizinhos como a França. Boa parte dos pratos são feitos à base de peixes, batatas e há muitos lanches deliciosos para provar em todo o país.
Um prato típico que você precisa provar é o Waterzooi, um guisado que pode ser feito com peixes ou frango.
Pontos turísticos da Bélgica
Tomorrowland: apesar de ter sua versão aqui no Brasil, o festival musical nasceu na Bélgica lá em 2005 e acontece até hoje, sendo considerado um dos maiores festivais de música do mundo.
Grand Place: para quem quer apreciar uma bela vista e ainda aproveitar para conhecer a história através da arquitetura. No verão, durante 4 dias acontece o Tapete de Flores, onde toda a praça é coberta por dálias e begônias em um tapete colorido de 75 metros de comprimento.
Galeries Royales Saint-Hubert: é um passeio gratuito e imperdível para os amantes de artes e arquitetura. Além das obras de artes e da arquitetura imponente, o local é famoso pelo belo teto de vidro que contempla a estrutura.
Manneken Pis: a estátua do menininho fazendo xixi na fonte, bem no centro de Bruxelas, é um símbolo lendário e histórico da evolução do país.
Atomium: são 102 metros de altura de estrutura metálica presos a 9 esferas que representam um cristal elementar de ferro, 165 milhões de vezes ampliado. Dentro das esferas, você pode visitar museus, restaurantes, exposições e eventos temporários.
E então? Você já conhecia o idioma da Bélgica? E se quiser vivenciar a cultura do país, fale com um de nossos consultores.