Data Representação de um calendário 13/01/2021

Imigrar para o Canadá vale a pena? Descubra tudo aqui!

Confira um guia completo com tudo o que você precisa saber para imigrar para o Canadá: principais programas de imigração, requisitos e destinos.

Viver em um país altamente desenvolvido, considerado um dos mais seguros do mundo e reconhecido pela sua diversidade étnica e cultural, é um sonho para muitos brasileiros. No post de hoje, vamos apresentar para você como é a possibilidade de imigrar para o Canadá!

Antes de mais nada, o Canadá vem se destacando bastante como um dos principais destinos de imigração no mundo. Jovens profissionais e famílias inteiras, que antes optavam pelos Estados Unidos, agora estão optando por imigrar para o Canadá

Inclusive, de acordo com dados do governo canadense, a comunidade brasileira no país conta com cerca de 30 mil pessoas. Mas, por que tantos brasileiros decidem imigrar para o Canadá?

Neste artigo, vamos apresentar para você todas as informações e dados sobre o país, além de tudo o que você precisa saber para imigrar para o Canadá: principais cidades e como conseguir a cidadania canadense: regras, requisitos, programas oficiais de imigração e muito mais!

Então, vamos lá! Antes de apresentarmos tudo sobre o processo para imigrar no Canadá, entenda um pouco mais sobre este imenso país, repleto de natureza exuberante, pessoas bem educadas e hospitaleiras!

O que saber antes de imigrar para o Canadá

Localização, clima e população do Canadá

O Canadá é o quinto maior país do mundo, localizado no hemisfério norte, ocupa grande parte da América do Norte e tem uma área de aproximadamente 10 milhões de quilômetros quadrados.

A grande extensão territorial do país faz com que o clima do Canadá seja bem diversificado, de acordo com a região.

Do tipo continental, na maioria das áreas, possui as estações do ano bem definidas e, de uma forma geral, com verões quentes e os dias bem longos, com bastante sol.

Por outro lado, o inverno é bem frio, com ventos gelados e dias com pouco tempo de luz solar. Em resumo, podemos dizer que o clima no Canadá é considerado bem frio para os padrões brasileiros! 

Então, se a ideia é imigrar para o Canadá ou participar de um intercâmbio no Canadá para estudar, com ou sem trabalho, prepare os casacos! Confira o clima na capital do Canadá, Ottawa, agora!

De acordo com o site Country Meter (2021), o país possui cerca de 38,2 milhões de pessoas. Além disso, o país adota os idiomas inglês e francês como línguas oficiais, e que são faladas em áreas específicas do Canadá.

O Canadá possui um dos maiores IDHs – Índice de Desenvolvimento Humano – do mundo: 0,922. O elevado padrão da qualidade de vida para morar no Canadá possibilita uma expectativa de vida geral de 81,4 anos. 

Só para você ter uma ideia, no caso do Brasil, que possui quase 215 milhões de habitantes, o IDH é de (0,761) e a expectativa de vida geral é de aproximadamente 76,5 anos.

A multidiversidade é outra característica da população do Canadá, que é formada por várias nacionalidades imigrantes, como, por exemplo, ingleses, franceses, escoceses, irlandeses, alemães, italianos, chineses, ucranianos, indígenas, dentre outras minorias.

Isto faz com que os habitantes do Canadá sejam bastante abertos e receptivos a estudantes e imigrantes estrangeiros, o que facilita muito a vida de quem quer morar no Canadá e adquirir a cidadania canadense.

Infraestrutura, economia, educação e natureza no Canadá

A economia do Canadá é bem rica e variada. O país conta com diversas fontes de renda: serviços, tecnologia, indústrias de manufatura, petróleo, gás natural, agricultura, exploração de madeira, dentre outras. 

Assim, há muitas oportunidades de empregos para quem quer morar no Canadá!

Em termos de infraestrutura básica, o Canadá investe pesado nas áreas de preservação ambiental, saneamento, transportes, segurança, saúde e educação. 

Conta, ainda, com eficiente rede de transportes, sistema de saúde gratuito e de qualidade, escolas públicas e ensino básico gratuito, para quem tem a cidadania canadense.

No ensino superior, ao morar no Canadá, o estudante tem acesso a algumas das melhores universidades do mundo para estudar. E, para aprender inglês ou francês, o Canadá ainda tem uma grande variedade de escolas de idiomas.

É possível imigrar para o Canadá através do intercâmbio?

Então, que tal fazer o intercâmbio no Canadá para experimentar o país antes de decidir imigrar para lá? Não é uma boa ideia?! 

Veja as modalidades disponíveis do intercâmbio no Canadá com nosso especialista em cursos no exterior!

Por fim, morar no Canadá proporciona vivenciar uma enorme biodiversidade, com imensas áreas verdes, inclusive dentro das cidades, que possibilitam inúmeras atrações e atividades ao ar livre. 

Na verdade, o cidadão que vive no Canadá tem uma ligação muito forte com o meio ambiente e possui uma elevada consciência ambiental. E, uma curiosidade: o grupo ativista Greenpeace foi fundado em Vancouver, no Canadá, no ano de 1971! Não é incrível?!

Em seguida, apresentaremos tudo o que você precisa saber sobre o processo para morar no Canadá e conseguir a tão sonhada cidadania canadense!

Por que imigrar para o Canadá?

Smart Mr Curtain GIF - Smart Mr Curtain Tony Hale GIFs

Então, para resumir, seguem as principais razões que levam tantos imigrantes a querer morar no Canadá.

Primeiramente, e como já comentado, o Canadá está sempre no ranking dos melhores países para se morar. 

Isso porque, além de cenário natural super diverso, com alpes, florestas, lagoas, o país é muito seguro, justo, com uma infraestrutura admirável e economicamente próspera. 

Além disso, o país é muito receptivo com imigrantes. Enquanto o governo dos Estados Unidos tem restringido a fronteira do país, o Canadá caminha em direção oposta e regularmente viabiliza a migração de milhares de estrangeiros.

Para os estudantes, o Canadá não poderia ser melhor opção! O mercado de estudos internacionais representa uma importante fatia econômica do país e é muito incentivada pelo governo e empresários locais.

A entrada de profissionais qualificados, com habilidades do tipo high skill, colabora para o desenvolvimento e para o crescimento da economia nacional.

Concluindo, uma das principais características do país e facilitadora para quem quer imigrar para o Canadá, é a multiculturalidade, oficialmente promovida e abraçada por todos os seus habitantes.

Como imigrar para o Canadá

A princípio, o Canadá é um dos países do mundo mais aberto a imigrantes e, regularmente, promove enormes programas de imigração.

Nesse sentido, o governo canadense já anunciou que pretende receber 1 milhão de pessoas que desejam imigrar para o Canadá até 2023. O país leva isso tão a sério que, desde 1972, possui um ministro do multiculturalismo. 

Ele é responsável por garantir a igualdade racial e garantir que imigrantes e cidadãos tenham direito às mesmas oportunidades profissionais. 

Veja como funciona o Programa de Imigração Canadense:

O primeiro passo para conseguir a cidadania canadense é obter a residência permanente. Nesse sentido, uma das opções é estudar no país. Para isso, é preciso um visto de estudante.

Como já observado acima, o Canadá é considerado um dos principais destinos para estudantes internacionais, oferecendo boas universidades, com anuidades mais acessíveis e um bom mix de nacionalidades. 

Além, é claro, de contar com excelente infraestrutura e professores mundialmente reconhecidos nas suas áreas de atuação e pesquisa.

E a cereja do bolo é que o país facilita a solicitação da residência permanente para estudantes internacionais, após o término do estudo. Mas olha, tem que mandar muito bem no curso!

Outra alternativa para imigrar para o Canadá é ir a trabalho. A partir de uma oferta de um empregador do país, é possível aplicar para o visto de trabalho temporário, que pode, em seguida, mudar seu status para permanente. 

Na verdade, o Canadá possui mais de 60 programas imigratórios para trabalhadores. Diferentemente do Brasil, as províncias (estados) têm autonomia para determinar suas próprias regras de imigração. 

Portanto, uma regra válida para Toronto, por exemplo, pode não ser válida para Vancouver.

Já o governo federal estabelece alguns critérios, como oferta de trabalho ou profissão por localidade, proficiência no idioma (inglês ou francês), faixa etária, comprovação financeira e experiência de trabalho.

Os principais programas para imigrar para o Canadá são:

  • Express Entry
  • Programas Provinciais
  • Family Sponsorship (SuperVisa)
  • Cidadania Canadense
  • Programa de estudos

Express Entry

O Express Entry é um sistema online utilizado para gerenciar os pedidos de residência permanente de trabalhadores qualificados para imigrar para o Canadá. Conheça as 4 etapas:

Etapa 1: Dentro do portal, você pode responder a uma série de perguntas para descobrir se você é elegível ao programa. Ou seja, se você preenche os requisitos mínimos. Entenda as variáveis:  

  • Nacionalidade
  • Idade
  • Habilidade de linguagem
  • Membros da família
  • Educação
  • Experiência de trabalho
  • Detalhes sobre qualquer oferta de emprego

De acordo com as suas respostas, você deverá preencher outro formulário online mais detalhado e, se atender os demais requisitos solicitados, será colocado em um grupo de candidatos à imigração e, eventualmente, convidado a se inscrever para imigrar.

Etapa 2: Preparar os documentos necessários, que podem incluir:

  • Resultados de um teste de idioma 
  • Certidão de nascimento
  • Passaporte
  • Exames médicos
  • Comprovação financeira
  • Atestado de Antecedentes Criminais

Etapa 3: Terminar de preencher as informações pessoais e submeter a inscrição. Caso elegível, você será incluído no programa de candidatos e classificado no pool Express Entry, usando um sistema baseado em pontos, que também pode ser verificado no site do governo canadense.

Etapa 4: Os candidatos com as maiores pontuações recebem um convite para solicitar a residência permanente, em até 60 dias. O processamento de todas as informações leva cerca de 6 meses.

É importante deixar claro que este programa privilegia profissionais qualificados. Portanto, quanto melhor seus feitos profissionais e melhor a sua proficiência no idioma, melhores são as suas chances!

Programas Provinciais

Como comentado acima, as províncias e os territórios do Canadá têm seus próprios programas de imigração, de acordo com seus interesses e necessidades. 

work-travel-banner

Todo ano, o governo federal concede a cada província ou território um número limite de nomeações, que podem ser oferecidas aos candidatos que se encaixam nos requisitos. 

Geralmente, os programas provinciais são voltados para trabalhadores qualificados, estudantes graduados, investidores, fazendeiros, dentre outros. 

Dessa forma, é necessário consultar os programas disponíveis em cada uma das 10 províncias e dos 3 territórios do país.

Assim, o melhor a fazer é verificar no site do governo canadense sobre cada um dos programas e seus requisitos.

Programa Family Sponsorship (SuperVisa)

Com uma ampla política de amparo à família, um dos programas para imigrar para o Canadá possibilita que os pais ou avós de cidadãos canadenses consigam o Super Visa.

A partir do cumprimento de alguns critérios (disponíveis em detalhes no site do governo  canadense) o membro familiar pode visitar a família no Canadá por até dois anos, com múltiplas entradas em até 10 anos.

A princípio, os requisitos mínimos para o Super Visa são:

  • Ser pai ou avô de cidadão canadense ou residente permanente no Canadá 
  • Ter intenções de partir do Canadá por opção própria, ao final da viagem
  • Comprovar um limite mínimo de renda do seu filho ou neto
  • Fornecer carta escrita do seu filho ou neto, responsabilizando-se pela sua visita
  • Possuir cobertura de seguro médico canadense válida por pelo menos um ano

Programa para Cidadania Canadense

Antes de tudo, para aplicar para a cidadania canadense, o solicitante deve atender alguns requisitos mínimos, como, por exemplo:

  • Passar em um teste de cidadania;
  • Comprovar suas habilidades no idioma em inglês ou francês;
  • Ser um residente permanente;
  • Ter morado no Canadá por pelo menos 3 dos últimos 5 anos (1.095 dias);
  • Apresentar seus impostos pagos, se aplicável.

O teste de cidadania inclui conhecimentos sobre história, geografia, economia, governo, leis e símbolos nacionais.

Em seguida, caso aprovado nas etapas anteriores, você deverá fazer o Juramento de Cidadania Canadense, que é o passo final para se tornar um cidadão do Canadá.

Passado a cerimônia, é só comemorar: você é oficialmente um cidadão canadense.

Programa de estudo

Alguns programas de estudos permitem ao estudante se qualificar para imigrar para o Canadá. Por este motivos, muitas pessoas optam por fazer um College Público no Canadá para solicitar a imigração posterior.

De acordo com o tipo de curso e da instituição, o aluno certificado pode solicitar uma autorização para trabalhar na sua área de estudos e acumular importante experiência profissional.

A autorização para trabalhar após a graduação (Post-Graduation Work Permit – PGWP) permite que o aluno de um curso de 8 meses a 1 ano de duração no país, trabalhe pelo mesmo período do curso. 

Entretanto, se o curso tiver duração superior a 2 anos, a PGWP pode ser de até 3 anos.

Mas é fundamental esclarecer que o PGWP é válido apenas para os Colleges Públicos listados como uma das Designated Learning Institutions (DLI).

Veja, ainda, os principais pré-requisitos para você se candidatar para este programa.

  • Possuir visto de estudante válido quando aplicar para o visto de trabalho
  • Receber ou ser elegível ao certificado de conclusão do curso
  • Trabalhar pelo menos 1 ano na área de formação, em cargos High Skill
  • Solicitar uma autorização de trabalho em até 90 dias após concluir o seu curso
  • Estudar em tempo integral em um curso no Canadá com duração mínima de oito meses

É importante deixar claro que o PGWP é um visto temporário. Ou seja, ele sozinho não garante a sua imigração para o Canadá. 

No entanto, ele possibilita acumular bastante pontos, que você já aprendeu aqui, que são de extrema importância para o Express Entry.

Intercâmbio no Canadá

O estudante brasileiro pode iniciar os seus preparativos de adaptação para imigrar para o Canadá através de um intercâmbio para estudar em uma instituição canadense de ensino superior.

Nossa Assessoria Universitária vai te dar toda a orientação para ingressar em um College ou Universidade do Canadá.

Além disso, é possível fazer um intercâmbio que une estudo e trabalho, o que é uma super vantagem pois pode ajudar a financiar a viagem e ainda potencializa o aprendizado! 

E o inglês intermediário ou pós-intermediário (dependendo do curso) é um pré-requisito indispensável para quem deseja trabalhar no país através do intercâmbio Canadá. Assim como, a idade mínima é de 18 anos.

Então, se o seu nível de inglês ainda está no básico, é recomendável que faça antes um nivelamento em um curso de inglês.

Os cursos têm duração mínima de 6 meses e são direcionados para o mercado de trabalho. Com isso, o aluno pode trabalhar por até 20 horas por semana durante as aulas e até 40 horas semanais, nas férias. 

Principais cidades do Canadá

Descubra as principais cidades que a Intercultural oferece para você morar no Canadá e fazer o seu intercâmbio de estudo com ou sem trabalho.

Vancouver

A cidade de Vancouver fica na província de British Columbia, é a segunda maior do país e possui cerca de 630 mil habitantes. Litorânea, tem belíssimas praias e áreas verdes que influenciam positivamente no seu clima ameno e na qualidade de vida dos seus moradores.

Com temperaturas agradáveis, raramente abaixo dos 0ºC no inverno, proporciona a prática de inúmeras atividades ao ar livre, como escalar, fazer caminhadas, andar de bicicleta, jogar tênis nos mais diversos parques e alpes que circundam a cidade.

No inverno, a cidade também conta com uma estação de esqui disputadíssima entre os moradores da cidade que procuram praticar esportes de inverno na neve. 

Quebec City

Quebec City foi fundada por franceses em 1608 e é a cidade canadense mais antiga. Atualmente, sua população conta com cerca de 500 mil pessoas que têm o francês como primeira língua.

Nesse sentido, é o segundo maior destino para os estudantes de francês no Canadá, atrás apenas de Montreal, igualmente francófona.

Apesar do clima frio durante o inverno, com temperaturas na casa dos -10ºC, Quebec tem atrações naturais e culturais sensacionais, razões para você visitá-la durante o ano todo.

É um espetacular destino para você imigrar para o Canadá, particularmente se você domina o idioma francês e curte história e arquitetura antiga.

Toronto

A maior cidade do Canadá tem cerca de 3 milhões de habitantes e tem o idioma inglês como oficial. Exemplo de diversidade étnica, Toronto é um das cidades mais multiculturais do planeta, com comunidades italianas, gregas, chinesas, japonesas, dentre outras.

Sua localização geográfica é um ponto forte para viajar pela América do Norte. Fica perto de Ottawa, Montreal, Quebec, Nova York e Chicago.

Moderna e cosmopolita, Toronto tem muitas áreas verdes e de lazer, além de variadas opções de entretenimento diurno e noturno, com extensa programação cultural, para aqueles que se amarram em baladas e muita agitação.

Seu clima é marcado por extremos e, no verão, a temperatura pode chegar a 30ºC. Por outro lado, o inverno pode apresentar gelados -20ºC!

Montreal

A segunda maior cidade do Canadá possui aproximadamente 2 milhões de habitantes e é também um dos lugares onde mais se fala francês, fora da França! 

Fundada em 1642 por franceses, mantém a herança cultural no seu idioma oficial, e na sua arquitetura com traços europeus, igualmente a cidade de Quebec.

Contudo, o inglês é amplamente falado por lá e você pode optar por aprender inglês em Montreal também!

As temperaturas podem ser bem baixas durante o inverno, com congelantes -40ºC! Mas pode ficar tranquilo porque a cidade está preparada para isso! 

Montreal conta com uma das maiores cidades subterrâneas do mundo, onde é possível fazer de tudo embaixo da terra! Coisa de país muito desenvolvido mesmo!

Ottawa

A capital do Canadá é a quarta maior do país e tem aproximadamente 1 milhão de habitantes. Fundada ainda no século XIX, em 1826, mantém seu charme de capital nacional com excelente infraestrutura, tranquilidade e uma mistura de história e modernidade.

O dia a dia dos moradores da cidade reflete sua herança cultural: descendentes de ingleses e franceses, na sua grande parte, quase 50% dos seus habitantes falam inglês e francês.

Com clima temperado, a capital tem as 4 estações do ano bem marcadas, com verões amenos e invernos bem frios. 

E aí, ficou interessado em imigrar para o Canadá? Nós podemos te ajudar!

Contudo gostaríamos de frisar que é muito importante confirmar regularmente as informações sobre os programas de imigração para o Canadá. Isto porque, as regras podem mudar, de acordo com os interesses nacionais. 

O site do governo canadense é bem completo e esclarecedor, então se você quer imigrar para o Canadá, vale a pena ficar de olho e acompanhar as eventuais mudanças.
Para finalizar, a Intercultural possui consultores super qualificados e prontos para ajudar a realizar o sonho de imigrar para o Canadá. Entre em contato!

Referências

https://www.canada.ca/en/services/immigration-citizenship.htm

https://www.immigration.ca/

https://countrymeters.info/en/Canada

estudar-canada-banner