Imigrar para o Canadá: O queridinho da América do Norte.
O Canadá tem atraído muitos jovens profissionais e famílias. Por que imigrar para o Canadá e quais as regras? Entenda aqui.
O Canadá vem se destacando como um dos principais destinos de imigração. Os jovens profissionais e famílias que antes optavam pelos Estados Unidos, agora estão almejando imigrar para o Canadá.
Segundo dados do governo canadense, a comunidade brasileira no país é de aproximadamente 30 mil pessoas. E este número só vem aumentando. O governo canadense anunciou que pretende receber 1 milhão de pessoas que desejam imigrar para o Canadá até 2023.
Mas o que atrai tantas pessoas a imigrar para o Canadá? E quais as regras do programa de imigração? Entenda aqui!
Por que tantas pessoas escolhem imigrar para o Canadá?
Em primeiro lugar, o Canadá está sempre no ranking dos melhores países para se morar. Isso porque, além de cenário natural super diverso, com alpes, florestas, lagoas, o país é muito seguro, justo, com uma infraestrutura admirável e economicamente próspera.
Além disso, o país é muito receptivo com imigrantes. Enquanto o governo dos Estados Unidos tem restringido a fronteira do país, o Canadá caminha em direção oposta.
E o Canadá não poderia estar mais feliz. O mercado de estudos internacionais representa uma importante fatia econômica do país. Além disso, a entrada de profissionais qualificados colabora para o seu crescimento econômico d
Portanto, uma das principais características do Canadá é a multiculturalidade. A começar pelos colonizadores: os ingleses e os franceses. Além dos descendentes desses povos, há uma grande concentração de alemães, italianos, latino-americanos, judeus e sul-asiáticos.
O país leva isso tão a sério que, desde 1972, possui um ministro do multiculturalismo. Ele é responsável por garantir a igualdade racial e lança campanhas antirraciais. Uma das tarefas é garantir que imigrantes e cidadãos tenham direito às mesmas oportunidades profissionais.
Sobre o Programa de Imigração Canadense.
O primeiro passo para conseguir a cidadania é conseguir a residência permanente. Nesse sentido, uma das opções é estudar no país. Para isso, é preciso um visto de estudante.
O Canadá é considerado um dos principais destinos para estudantes internacionais, oferecendo boas universidades, anuidades mais acessíveis e um bom mix de nacionalidade.
A vantagem é que o país facilita a solicitação da residência permanente para estudantes internacionais após o término do estudo.
Outra alternativa é imigrar no Canadá a trabalho. A partir de uma oferta de um empregador, é possível aplicar para o visto de trabalho temporário, que pode, mais pra frente, mudar seu status para permanente.
O Canadá possui mais de 60 programas imigratórios para trabalhadores. Diferentemente do Brasil, as Províncias (Estados) têm autonomia para determinar suas próprias regras de imigração. Já o governo federal estabelece alguns critérios como oferta de trabalho ou profissão por localidade, proficiência no idioma (inglês ou francês), faixa etária, comprovação financeira e experiência de trabalho.
Os principais programas de imigração para o Canadá são:
- Express Entry
- Programas Provinciais
- Family Sponsorship (SuperVisa)
- Cidadania Canadense
- Programa de estudos
Ficou interessado em imigrar para o Canadá? Nós podemos te ajudar!
A Intercultural possui parceria com várias instituições de ensino que oferecem um caminho para a tão sonhada residência.