Data Representação de um calendário 03/02/2022

Intercâmbio de idiomas: por que viver essa experiência?

Fazer um intercâmbio de idiomas pode ser uma grande experiência para seu crescimento pessoal e profissional. Leia o artigo e saiba por que investir!

Ser fluente em uma língua estrangeira deixou de ser um diferencial e passou a ser um requisito básico para o mercado de trabalho – e para a vida. Assim, fazer um intercâmbio de idiomas tem sido uma opção de estudantes do mundo inteiro.

Além de aprimorar os conhecimentos na língua estudada, um intercâmbio de idiomas oferece vivências únicas, que certamente aceleram o aprendizado.

Neste artigo, vamos mostrar como o intercâmbio de idiomas é uma excelente oportunidade para você melhorar seu currículo e adquirir uma bagagem cultural valiosa. Então, continue a leitura e confira!

Por que fazer um intercâmbio de idiomas?

Você já deve ter ouvido que fazer um curso de inglês no exterior é uma das melhores formas de chegar à fluência rapidamente.

E olha: quem diz isso está coberto de razão!

Afinal, o aprendizado vai além da sala de aula: você estará inserido em uma cultura diferente, convivendo com pessoas do mundo todo e tendo que praticar o idioma a todo momento.

Mais do que exercícios e provas, você consegue colocar em prática todo o vocabulário adquirido, seja conversando com os professores, seja em uma roda de conversa com os novos amigos.

Isso sem mencionar o crescimento pessoal que esse tipo de experiência proporciona. Você irá desenvolver maturidade, flexibilidade e relacionamentos interpessoais – uma evolução de anos num período de semanas ou meses.

banner-diplomas-exterior

Como funciona um intercâmbio de idiomas?

Durante o curso de inglês fora do Brasil, você vai desenvolver suas habilidades de escrita, leitura e conversação. Tudo isso graças aos conteúdos ministrados em sala de aula e aos passeios e atividades extracurriculares oferecidos.

Acima de tudo, existem diversos tipos de intercâmbio de idiomas, dependendo das suas necessidades e do tempo que deseja permanecer no país.

Normalmente, as aulas começam às segundas-feiras e você pode ficar de 2 até 52 semanas estudando. Para isso, é preciso consultar as políticas de visto do local de destino e descobrir quanto tempo você tem permissão para permanecer no país.

Quanto ao foco dos estudos, também existem várias opções:

  • Cursos gerais, do nível básico ao avançado;
  • Estudos técnicos/profissionais, com enfoque em áreas específicas (business, hotelaria, marketing, etc.), normalmente voltados para quem já tem nível intermediário;
  • Cursos com hobbies, que combinam aulas teóricas à prática de atividades extras, voltados para quem tem nível intermediário;
  • Aulas preparatórias para exames de proficiência;
  • Intercâmbio em família, para todos os níveis.

Onde fazer um intercâmbio de idiomas?

A lista de países onde você pode fazer o seu intercâmbio é grande: dos Estados Unidos à Europa, passando pelos Emirados Árabes e pela África do Sul.

Canadá, Inglaterra, Irlanda, Malta, Austrália, Nova Zelândia, Espanha, França, Alemanha… essas são apenas alguns países da lista. O mundo quer conhecer você!

Então, escolha o idioma que deseja aprender ou adquirir fluência e descubra qual lugar deseja explorar!

A Intercultural pode te ajudar nesse processo! Através de uma consultoria especializada, entendemos quais são os seus objetivos e interesses – e descobrimos qual é o melhor programa de intercâmbio de idiomas para você!

Então, entre em contato com a nossa equipe! Vamos adorar te ajudar a decolar seus planos!