Data Representação de um calendário 19/01/2021

Línguas mais faladas no mundo: ranking das 15 primeiras

Veja a lista com as 15 línguas mais faladas no mundo. Entenda o contexto da sua utilização. Descubra as línguas oficiais da ONU e da União Europeia.

Utilizadas para facilitar a comunicação entre os povos, as línguas mais faladas no mundo refletem a importância social, política e econômica das nações que as utilizam.

Geralmente, as línguas mais faladas no mundo pertencem aos países que têm maior população, assim como possuem relevância política e econômica, podendo variar de acordo com o tempo.

Então, antes de tudo, para saber quais são as línguas mais faladas no mundo, é necessário analisar a quantidade de falantes nativos desses idiomas. E é óbvio que países com maior população vão ter mais falantes.

Em seguida, de acordo com a importância do país no contexto político e econômico mundial, pode-se avaliar a importância do idioma para as relações internacionais, o que fará com que pessoas queiram aprender a falar a língua.

Este é o caso do idioma inglês que, mesmo não tendo o maior número de falantes nativos, como o mandarim chinês, é o mais utilizado nas relações comerciais entre os países de todos os continentes, no entretenimento, na economia, na internet, dentre outros.

Qual a língua mais falada no mundo?

Chris Katan Kerri Strug GIF - Chris Katan Kerri Strug Usa GIFs

Assim, o idioma inglês é o primeiro no ranking das línguas mais faladas no mundo, seguido pelo chinês mandarim e na terceira posição está o Hindi: a língua falada por 70% dos indianos.

Entretanto, é interessante observar que outros idiomas diferentes que já tiveram uma importância mundial no passado, como o francês, vêm perdendo força. 

Da mesma forma, o grego e o latim, que outrora já foram as línguas oficiais do berço da civilização ocidental, atualmente estão praticamente esquecidas e sem relevância no contexto global.

Então, vamos conhecer as 15 línguas mais faladas no mundo, saber onde elas são faladas e  entender o contexto da sua utilização.

Assim, vai ficar muito mais fácil para você decidir aprender idiomas no exterior, de acordo com o seu perfil e suas pretensões profissionais.

Mas olha, nosso especialista está a sua disposição para tirar todas as dúvidas e orientar você na escolha da modalidade ideal de intercâmbio e do destino ideal para você aprender idiomas e embarcar rumo ao sucesso internacional!

Confira agora a lista das 15 línguas mais faladas no mundo, de acordo com o Ethnologue (2021). 

15 Línguas mais faladas no mundo

I Walk English Talk English Coolie No1 GIF - I Walk English Talk English Coolie No1 Coolie GIFs
  1. Inglês – 1.348 milhões
  2. Chinês mandarim – 1.120 milhões
  3. Hindi –  600 milhões
  4. Espanhol – 543 milhões
  5. Árabe padrão – 274 milhões
  6. Bengali – 268 milhões
  7. Francês – 267 milhões
  8. Russo – 258 milhões
  9. Português – 258 milhões
  10. Urdu – 230 milhões
  11. Indonésio – 199 milhões
  12. Alemão padrão – 135 milhões
  13. Japonês – 126 milhões
  14. Marati – 99 milhões
  15. Telugo – 96 milhões

Agora que você já conhece as 15 línguas mais faladas no mundo, vamos entender um pouco mais sobre o contexto de utilização dos idiomas mais falados.

E, ainda, desvendar algumas curiosidades sobre a utilização das línguas mais faladas no mundo.

Línguas mais faladas no mundo: contexto e difusão

O domínio das navegações por algumas nações no passado fez com que alguns idiomas mais falados se espalhassem pelo mundo e, muitas vezes, sobrepondo a língua nativa. 

É o que aconteceu, por exemplo, com o inglês, o francês, o espanhol, o holandês e o português, também muito falados fora das suas nações natais.

No total, os 15 idiomas mais falados no mundo são utilizados por cerca de 5.821 milhões de pessoas, ou seja, mais de 74% dos habitantes do planeta.

No caso do Brasil, onde o português é o idioma oficial do país e é falado por cerca de 258 milhões de pessoas, existem mais de 200 idiomas diferentes.

E, você deve estar se perguntando: qual a posição do português no ranking global, certo? 

Então, saiba que o português é um dos idiomas mais falados e está em 9º lugar no ranking das línguas mais faladas no mundo. 

Países que possuem o Português como idioma oficial

Sendo assim, além do Brasil, onde é utilizado por toda a população, o idioma também é falado nos seguintes países:

  • Portugal
  • Angola
  • Cabo Verde
  • Moçambique, 
  • Guiné-Bissau
  • Macau
  • São Tomé e Príncipe
  • Guiné-Equatorial 
  • Timor Leste

Após descobrir as 15 línguas mais faladas no mundo, vamos apresentar para você uma relação com os 10 idiomas mais falados por número de falantes nativos. Ou seja, que a utilizam como primeira língua.

10 línguas mais faladas no mundo como primeiro idioma

  1. Mandarim Chinês – 918 milhões de pessoas
  2. Espanhol – 460 milhões de pessoas
  3. Inglês – 379 milhões de pessoas
  4. Hindi – 341 milhões de pessoas
  5. Bengali – 228 milhões de pessoas
  6. Português – 221 milhões de pessoas
  7. Russo – 154 milhões de pessoas
  8. Japonês – 128 milhões de pessoas
  9. Punjabi Ocidental – 93 milhões de pessoas
  10. Marata – 83 milhões de pessoas

Viu só, do total de falantes da língua inglesa (1.348 milhões de pessoas) apenas um quarto dessas pessoas são falantes nativos. Por aí a gente percebe a importância de aprender um segundo idioma nos dias de hoje, não é mesmo? Que tal combinar estudos com diversão? A Intercultural pode te ajudar com isso! Não faltam opções de destinos

Línguas oficiais da ONU

A Organização das Nações Unidas – ONU, adota seis línguas oficiais nas suas relações entre países e conferências mundiais. 

Então, se as suas pretensões profissionais incluem trabalhar na ONU, é bom começar a aprender idiomas logo, porque você vai precisar falar pelo menos metade deles! São eles:

  • Árabe
  • Chinês
  • Inglês
  • Francês
  • Russo 
  • Espanhol

Línguas oficiais na União Européia

Por sua vez, a União Européia tem 24 idiomas mais falados e considerados oficiais e nativos das nações que fazem parte do bloco. 

work-travel-banner

Sem dúvida, com tantas opções próximas entre si, aprender idiomas e praticá-los fica bem mais fácil! Principalmente, nos destinos onde o estudante pode estudar e trabalhar legalmente, como a Irlanda e Malta!

  1. Búlgaro
  2. Croata
  3. Checo
  4. Dinamarquês
  5. Neerlandês
  6. Inglês
  7. Estónio
  8. Finlandês
  9. Francês
  10. Alemão
  11. Grego
  12. Húngaro
  13. Irlandês
  14. Italiano
  15. Letão
  16. Lituano
  17. Maltês
  18. Polaco
  19. Português
  20. Romeno
  21. Eslovaco
  22. Esloveno
  23. Espanhol
  24. Sueco

Com tantas línguas mais faladas no mundo, você deve estar imaginando que pode haver dificuldade de comunicação entre os povos, não é mesmo?!

Pensando nisso, no século XIX, o médico Ludwik Lejzer Zamenhof, criou o idioma Esperanto com a proposta de criar uma língua franca internacional para toda a população mundial.

Entretanto, como sabemos, a nova língua nunca “decolou” e o papel de “língua universal” vem sendo ocupado pelo idioma inglês há bastante tempo.

Agora, vamos nos divertir e conhecer alguns fatos super curiosos sobre as línguas do mundo!

Línguas mais faladas no mundo: curiosidades I

Jazza Dance GIF - Jazza Dance Dance Moves GIFs

1. Há mais de 7.000 idiomas diferentes ao redor do mundo! Destes, três mil deles estão em vias de extinção. São, em sua maioria, dialetos e línguas indígenas, que estão a cada dia mais escassas, infelizmente. 

2. Além do idioma oficial, num mesmo país pode existir uma grande variedade de idiomas diferentes. Por exemplo, na Papua Nova Guiné são faladas 840 línguas e a Indonésia não está muito distante, falam-se 711 idiomas diferentes.

3. Entretanto, existem países que têm mais de um idioma oficial, como o Canadá (inglês e francês), Malta (inglês e maltês), Irlanda (inglês e irladês), Bélgica (alemão, holandês, francês), Luxemburgo (luxemburguês, alemão, francês), dentre outros.

4. Dentre línguas indígenas, dialetos nativos e as línguas faladas por imigrantes, nos Estados Unidos são faladas cerca de 328 línguas!

5. Apesar de existirem mais de 1.000 idiomas diferentes na África, toda a população da Somália fala apenas uma língua: o somali.

6. O Latim é a língua oficial da religião Católica Romana mas, como é cada vez menos usada, está correndo risco de ser extinta.

7. Os Estados Unidos não têm língua oficial, embora todos achem que é o inglês!

8. Dentre os idiomas mais falados na Europa, o alemão é o mais utilizado, sendo também a língua oficial dos seguintes países, além da Alemanha:  Áustria, Bélgica, Liechtenstein, Luxemburgo e  Suíça.

Línguas mais faladas no mundo: curiosidades II

9. De acordo com estudiosos, mais da metade das cerca de 7.000 línguas e dialetos existentes hoje será extinta nos próximos 80 anos. Quase uma a cada duas semanas.

10. Somente 23 idiomas são utilizados por mais de 50% da população mundial.

11. Os três idiomas diferentes menos falados e, praticamente extintos, são o Taushiro, o Tanema e o Kaixana, utilizados por apenas uma pessoa cada.

12. De acordo com um estudo britânico realizado em 2009, dentre todas as opções para aprender idiomas, a língua basca é a mais difícil!

13. O inglês é o idioma com vocabulário mais amplo: cerca de 250.000 palavras. 

14. E o idioma surinamês é o que possui menor número de vocábulos: somente 340!

15. E, para finalizar a nossa lista com incríveis curiosidades sobre as línguas, a maior palavra da língua inglesa na atualidade é: pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis, possui 45 letras e seu significado em português é: “pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose”.

Vale a pena fazer um intercâmbio para aprender idiomas?

Com tantas línguas importantes no contexto mundial, você pode estar em dúvida entre qual delas aprender primeiro, não é?!

Dominar uma língua estrangeira pode ser a chave do seu sucesso profissional. Neste sentido, você pode começar optando pelas línguas mais faladas do mundo. 

Certamente estas línguas têm maior relevância e influência no cenário internacional. Contudo, é inegável a importância de dominar uma segunda ou terceira língua, principalmente se as suas ambições são internacionais, como comentado anteriormente.

Veja só: você sabia, por exemplo, que uma pessoa que fala as línguas inglesa e espanhola é capaz de entender 1 em cada 3 pessoas que se conectam à Internet? Pois é, então, mãos à obra! 

Para aprender uma língua estrangeira, conte com a Intercultural. Nós somos especialistas em intercâmbio há mais de 26 anos e trabalhamos com mais de 40 destinos e diversos idiomas!

Preencha o formulário e obtenha nossa orientação na escolha do melhor destino e idioma dentre as línguas mais faladas no mundo, de acordo com o seu perfil e pretensões profissionais. 

Bye bye, zài jiàn!, namastê, adiós, maʿa s-salamah, bei!, au revoir, auf Wiedersehen!

Referências

https://www.canada.ca/en/treasury-board-secretariat/topics/values-ethics/official-languages.html

https://www.un.org/en/our-work/official-languages

estudar-canada-banner