Data Representação de um calendário 23/02/2024

Moradia estudantil: como funciona esta acomodação?

Vai estudar no exterior e está buscando acomodação? Entenda como funciona a residência estudantil e descubra se é para você!

Se você está planejando o seu intercâmbio, certamente está buscando informações sobre moradia estudantil. Por isso, hoje você vai entender como funciona esse tipo de acomodação.

Como o próprio nome indica, a moradia estudantil é um local onde os estudantes se hospedam por algumas semanas ou até por mais tempo, durante o período de intercâmbio.

Geralmente, a moradia estudantil fica localizada na região central do destino escolhido, mas existem outros aspectos a serem considerados.

Continue a leitura e confira mais detalhes!

Como funciona a moradia estudantil?

Existem dois tipos de quartos na residência estudantil: eles podem ser individuais ou compartilhados.

Algumas das acomodações oferecem cozinha, lavanderia, academia e até salão de jogos compartilhados.

Entretanto, em alguns casos, você pode escolher ficar em um quarto individual e ter um banheiro só para você. Porém, isso pode encarecer o valor da hospedagem para estudar no exterior.

Uma das vantagens da residência estudantil é que o estudante costuma ter mais liberdade e flexibilidade com horários, além de ter a oportunidade de interagir com pessoas do mundo todo.

Além disso, a convivência com os seus roommates ajuda a aumentar o nível do seu inglês, já que você vai poder praticar a conversação com eles.

Outro fator que agrada os estudantes na moradia estudantil é que, diferentemente da homestay, o hóspede pode ter sua própria rotina, ou seja, não terá tantas regras como em uma casa de família.

Mas não é por isso que você vai viver sem disciplina e fazer o que quiser. Afinal, você vai dividir a acomodação com outros estudantes. Então, é preciso entrar em um acordo com todos.

Geralmente, a residência estudantil tem capacidade para mais de seis pessoas.

E, como mencionamos, costumam ficar em lugares centrais e a poucos minutos de caminhada da sua escola de idiomas.

Moradia estudantil e independência

Nesse tipo de moradia, é de sua responsabilidade cuidar da casa.

Ou seja, você vai precisar fazer todas tarefas domésticas e fazer a divisão delas com todos os seus roommates.

Como falamos acima, apesar de ser mais flexível, regras e disciplina precisam existir. Nesse sentido, você vai precisar combinar com os seus companheiros de casa quais serão as responsabilidades de cada um.

Sendo assim, essa é uma ótima oportunidade para que você ganhe sua independência, aprenda as tarefas domésticas e se desenvolva como ser humano.

Além disso, esta também é uma boa oportunidade para que você crie seus próprios hábitos e rotinas.

O que é homestay?

Trata-se de uma casa de família, ou seja, uma host family. São eles que abrem as portas de sua casa para receber estrangeiros que vão estudar no exterior.

Geralmente, as casas de família são mais afastadas do centro, pois costumam estar localizadas em bairros residenciais.

Nas cidades grandes, é comum que se localizem, em média, de 45 minutos a 1 hora de distância indo de transporte público da região central, que é onde estão localizadas a maioria das escolas ou universidades.

Em uma casa de família, você terá a oportunidade de treinar o idioma com nativos e terá todo o acolhimento e conforto de um lar.

Além disso, geralmente, a família oferece refeições no pacote de intercâmbio.

A desvantagem, além da localização, é que na homestay você não terá tanta liberdade como na residência estudantil.

Uma vez que a casa não é sua, você terá que se adequar às normas da família.

Moradia estudantil ou homestay: intercâmbio é com a Intercultural!

Agora que você já sabe como funciona e quais são as vantagens da moradia estudantil, já pode planejar o seu intercâmbio!

A boa notícia é que a Intercultural te ajuda durante todo o processo e oferece todo o suporte de que você precisa.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!