Com muitas vantagens para o seu intercâmbio para aprender inglês, morar na Irlanda confere sensacionais oportunidades de aprendizado e imersão na cultura e no idioma.
A famosa Ilha da Esmeralda abriga este pequeno destino europeu, que é muito popular entre os intercambistas brasileiros que optam em morar na Irlanda para estudar inglês no exterior.
Definitivamente, a decisão de morar na Irlanda é bem acertada, pois, além de excelente infraestrutura, excelentes escolas, muita natureza, história, cultura e diversão, o país oferece condições bastante vantajosas para os estudantes estrangeiros.
Nesse sentido, um dos principais diferenciais do intercâmbio na Irlanda é a possibilidade que o governos local oferece para estudantes de outros países estudarem e trabalharem durante o curso de idiomas na Irlanda.
Além disso, a solicitação da permissão para trabalho não é complexa nem demorada para sair. Sendo considerada uma opção menos burocrática, quando comparados a programas similares em outros países.
Contudo, existem ainda muitas outras vantagens de morar na Irlanda e hoje, nosso post será justamente sobre isso!
Nos acompanhe até o fim, conheça tudo sobre este país incrível e entenda porque a Irlanda é um destino tão procurado para as pessoas que querem estudar inglês. Assim, neste post, vamos te contar sobre:
- História da Irlanda
- Geografia da Irlanda
- População e economia da Irlanda
- Custo de vida na Irlanda
- Principais cidades para morar na Irlanda e suas atrações
- Estudar na Irlanda
- Intercâmbio na Irlanda
- Porque morar na Irlanda
História da Irlanda
Essa simpática ilha possui uma enorme bagagem cultural, sendo colonizada por celtas, nórdicos, normandos, ingleses e escoceses. Os costumes, mitos e línguas desses povos ainda são muito importantes para os cidadãos irlandeses modernos.
Pouca gente sabe, mas o gaélico irlandês ainda é uma língua oficial e está presente, assim como o inglês, em todas as ruas e outros sinais oficiais em público. Entretanto, ele é falado somente por uma minoria da população e o inglês é o idioma mais falado na Irlanda.
O idioma anglicano é resultado de uma longa história sob o domínio britânico desde, pelo menos, 1500 até meados de 1900, quando a República da Irlanda foi formada como uma nação separada.
Um dos eventos mais famosos e populares na Irlanda é o Dia de São Patrício (Saint Patricks ́s Day), padroeiro do país. Assim, em todo dia 17 de março, supostamente a data de sua morte, os irlandeses celebram o seu maior feriado nacional com muita diversão e comemorações.
A história conta que o jovem escravo São Patrício foi trazido para a Irlanda ainda no século V e acabou convertendo a “Ilha Esmeralda” ao cristianismo. Entretanto, a Irlanda não possui uma religião oficial.
Atualmente, a Irlanda é um país moderno, com uma população que trabalha duro e nem por isso deixa de se divertir, mantendo a tenacidade, o seu humor e o interesse legítimo por outras pessoas ao redor do mundo, recebendo os intercambistas de braços abertos!
Geografia da Irlanda
Localizada na Europa ocidental, a Irlanda tem fronteira única com a Irlanda do Norte e é banhada pelo Mar da Irlanda e pelo Oceano Atlântico.
Possui uma área de 70.285 km² e um litoral de cerca de 1.450 km de extensão. Seu relevo é formado por planícies no interior, cercadas de montanhas baixas e colinas. Seu ponto mais alto é o pico Carrauntoohil, com 1.041 metros.
O clima na Irlanda é temperado oceânico, com grande pluviosidade e estações do ano bem definidas. Tipicamente, as temperaturas permanecem entre 8°C e 20°C, com valor médio anual de 10°C. Confira o clima na capital, Dublin:
População e economia da Irlanda
Com cerca de 4,9 milhões de habitantes, a Irlanda possui três quintos da sua população vivendo em área urbana e a agricultura emprega apenas uma pequena porcentagem dos trabalhadores.
De acordo com o governo irlandês, mais de 30% dos habitantes têm menos de 25 anos de idade e o índice de alfabetismo é de 100%. A excelente qualidade de vida alonga a expectativa de vida das mulheres irlandesas para mais de 83 anos e acima dos 78 anos para os homens.
Atualmente, os setores de alta tecnologia, turismo e outras indústrias de serviços são essenciais para a economia irlandesa, enquanto mineração, manufatura, e a construção também continuam importantes.
O país, que tem uma renda per capita de aproximadamente mais de 62.000 dólares – uma das mais altas da Europa, possui o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo: 0,955, empatado com a Suiça e atrás somente da Noruega (0,957).
A Irlanda faz parte da União Européia e adota o Euro (EUR) como moeda oficial. Abriga sedes europeias de grandes empresas mundiais e oferece ampla gama de oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional.
Seus principais recursos naturais são:
- Gás natural
- Cobre
- Chumbo
- Zinco
- Prata
- Gesso
- Calcário
E, ainda, a Irlanda também é mundialmente reconhecida pelos seus cenários históricos e naturais, pela qualidade de seu uísque e de sua cerveja, possuindo grande variedade de destilarias e cervejarias pelo país.
Custo de vida na Irlanda
Agora que você conheceu mais a respeito da Irlanda, da sua economia e qualidade de vida sensacional, deve estar se perguntando: qual o custo de vida na Irlanda?
Surpreendentemente, morar na Irlanda pode ser uma opção bem mais em conta do que você pensa, quando comparada a muitos destinos europeus.
Nesse sentido, o custo de vida na Irlanda é beneficiado pela existência e eficiência dos serviços públicos gratuitos para seus cidadãos, garantindo qualidade de vida independentemente da sua classe social.
E, para você saber mais sobre o custo de vida na Irlanda, vamos descrever o valor de alguns itens básicos do orçamento doméstico, segundo o site Numbeo. Você vai se surpreender!
Inicialmente, é importante saber que o item com maior impacto no custo de vida na Irlanda é o aluguel. Por isso que, se você está indo estudar na Irlanda, considere ficar hospedado em uma casa de família (homestay) ou em uma residência estudantil.
Então, separe papel, caneta e calculadora e confira, na lista abaixo, os valores dos principais itens que compõem o custo de vida na Irlanda e faça as suas contas!
Custo de vida na Irlanda: principais itens
Antes de tudo, saiba que o salário líquido médio mensal na Irlanda é de 2.540,39 EUR.
Alimentação fora
- Prato econômico para 1 pessoa – 15 EUR
- Combo McMeal McDonald´s – 8 EUR
- Cerveja (500ml) – 5 EUR
- Café cappuccino – 3,23 EUR
- Refrigerante (330ml) – 1,78 EUR
- Água mineral (330ml) – 1,40 EUR
Alimentação no mercado
- Leite – 1l – 1,01 EUR
- Pão branco – 500g – 1,47 EUR
- Arroz – 1kg – 1,38 EUR
- Ovos – uma dúzia – 2,88 EUR
- Queijo – 1kg – 7,71 EUR
- Filetes de frango – 1kg – 8,12 EUR
- Carne vermelha (traseira) – 1kg – 9,67 EUR
- Maçã – 1kg – 2,22 EUR
- Banana – 1kg – 1,79 EUR
- Laranja – 1k – 2,22 EUR
- Tomate – 1kg – 2,50 EUR
- Batata – 1kg – 1,55 EUR
- Cebola – 1kg – 1,22 EUR
- Alface – 1 un. – 0,91 EUR
- Água mineral (1,5l) – 1,33 EUR
- Garrafa de vinho (750ml) nível médio – 10 EUR
- Cerveja (500ml) – 2,43 EUR
Serviços básicos
- Energia, aquecimento, água, lixo (apto. com 85m²) – 147,27 EUR
- Internet em casa (mínimo de 60 Mbps) – 49,13 EUR
- Celular – 01 minuto – 0,28 EUR
Transporte
- 1 ticket de transporte público – 2,60 EUR
- Passe mensal – 100 EUR
- Gasolina – 1 litro – 1,41 EUR
Aluguel
- Aluguel de apartamento de 1 quarto no centro – 1.169,72 EUR
- 1 quarto fora do centro – 1.024,80 EUR
- 3 quartos no centro – 1.916,85 EUR
- 3 quartos fora do centro – 1.557,22 EUR
Lazer
- Academia mensal – 42,27 EUR
- Cinema – 1 ingresso – 10 EUR
É importante ressaltar, entretanto, que estes são valores médios e que podem alterar de acordo com a cidade escolhida para morar na Irlanda.
Como em qualquer outro país, o custo de vida na Irlanda pode ser mais elevado nas cidades maiores e mais ricas, como a capital.
Em seguida, vamos conhecer as principais cidades onde morar na Irlanda!
Principais cidades para morar na Irlanda e suas atrações
São quatro as principais cidades para morar na Irlanda. Cada uma com suas características próprias: população, economia, história, modernidade, tradições e costumes singulares.
- Dublin
- Cork
- Galway
- Limerick
Dublin
A maior cidade da Irlanda tem cerca de 1,2 milhões de habitantes e também é a capital do país. Com muita história e tradição, é um destino muito procurado por estudantes brasileiros para intercâmbio na Irlanda.
Sua proximidade dos demais países da Europa permite viajar para outras áreas do continente europeu de forma rápida e barata.
Por isso, a opção de intercâmbio na Irlanda para estudar e trabalhar em Dublin é tão atrativa e facilita a vida de tantos estudantes!
Por ser a capital e principal cidade irlandesa, o custo de vida em Dublin pode ser um pouco mais elevado, quando comparado a outras cidades.
Além disso, a cidade, que é uma das mais antigas do velho continente, conta com atrações diversas, história, natureza, gastronomia, pubs e baladas para todos os gostos! Os principais pontos turísticos de Dublin são:
- Saint Patrick ‘s Cathedral
- Castelo de Dublin
- Catedral Christ Church
- Museu Nacional da Irlanda
- Temple Bar pub
- Cervejaria Guinness
Cork
Apesar de ser uma cidade bem menor do que Dublin, Cork é a segunda maior do país e outra magnífica escolha para intercâmbio na Irlanda, com cerca de 210 mil habitantes.
Tem um clima de interior e é considerada um destino universitário muito procurado por estudantes que podem optar por instituições como o Cork Institute of Technology (CIT) e a University College Cork (UCC).
Com um eficiente sistema de transportes, Cork conta com uma infraestrutura completa para seus habitantes e visitantes. Também oferece opções diversas de museus, pubs, restaurantes, galerias de arte e lojas.
É ideal para quem quer estudar na Irlanda e imergir mais profundamente na cultura irlandesa, interagindo de forma mais próxima e intensa com seus moradores. Confira os principais pontos turísticos:
- Igreja de St. Annes
- Castelo Blackrock
- Castelo Desmond
- O castelo Blarney
- Galeria Municipal de Arte Crawford
- Pub Franciscan Well
Limerick
Outra excelente opção para intercâmbio na Irlanda é a cidade de Limerick, com cerca de 94 mil habitantes e muita tradição acadêmica. Lá se encontram a Limerick Institute of Technology (LIT) e a Universidade de Limerick.
Reconhecida como pólo de estudantes, inclusive da própria Irlanda, está situada a quase 200 km de Dublin e é a terceira maior cidade do país.
Além de representar uma ótima opção para intercâmbio na Irlanda, Limerick tem ainda boas ofertas de emprego, com menos concorrência do que as capitais Dublin e Cork.
Como é uma cidade com a maioria dos habitantes composta por jovens estudantes que vão estudar na Irlanda, tem uma grande concentração em bares, restaurantes e pubs, além de uma charmosa área à beira mar para passeios e curtição.
Por fim, é também uma cidade antiga, com muita história e que guarda suas tradições para serem apreciadas nos museus, castelos e passeios ao ar livre, como por exemplo:
- King John’s Castle
- Galeria de Arte de Limerick
- Milk Market
- People’s Park
- Arthur’s Quay Park
- St. Mary Cathedral
Galway
Nossa lista com as principais cidades para morar na Irlanda termina com a incrível Galway, também uma cidade universitária com excelente qualidade de vida, que recebe muitos estudantes nacionais e estrangeiros.
As grandes muralhas medievais e impressionantes pontes de pedra contam a história desta charmosíssima, multicolorida e tranquila cidade irlandesa, que também é cheia de atrativos turísticos, como por exemplo:
- Arco Espanhol
- Catedral de Galway
- Bairro de Salt Hill
- Collegiate Church St. Nicholas
- Ruínas do Salão do Conde Vermelho
- Canhão de Eyre Square
- Castelo de Lynch
- Black Magic Big Band pub
Regularmente, durante o verão, a população de aproximadamente 80 mil pessoas recebe turistas dos mais diversos lugares do mundo para participarem do maior festival internacional de artes da Irlanda.
Praias, rios, lugares ao ar livre e diversos pontos históricos completam o esplêndido cenário da cidade.
Estudar na Irlanda
Como já comentado acima, a educação na Irlanda também tem uma qualidade incrível e suas universidades oferecem excelência no ensino e infraestrutura.
Milhares de programas de estudo em mais de duas dezenas de instituições de ensino superior atraem alunos de todas as partes do mundo.
Estudar na Irlanda oferece a maior qualidade de vida e satisfação para estudantes internacionais dentre 19 países de toda a União Européia (2016).
Intercâmbio na Irlanda
O intercâmbio na Irlanda é um dos programas mais populares entre os intercambistas brasileiros. Por tudo o que foi comentado acima e, principalmente, pela viabilidade de estudar na Irlanda e trabalhar legalmente, durante os estudos.
Aí, além de aprender o idioma, dá para ganhar uma grana extra em Euro e ajudar a financiar o curso e até economizar para fazer aquela viagem irada de mochilão com a galera pela Europa!
Então, para estudar na Irlanda e ter permissão para trabalhar legalmente, você deve aplicar para o visto de estudante, chamado de Stamp 2. Neste caso, o estudante deve se matricular para um curso de inglês acima de 25 semanas, ou seja, aproximadamente 6 meses.
Durante o período dos estudos, o aluno pode trabalhar até 20 horas por semana. Após 6 meses, o estudante pode usufruir de 2 meses extras, onde a permissão de trabalho é de até 40 horas por semana!
A carga horária de aulas é de meio período e inclui conteúdo completo, com leitura, escrita, interpretação de textos e muita conversação.
Além disso, as escolas e professores propõem uma série de atividades extras para facilitar a integração dos alunos e potencializar o aprendizado do idioma.
E, quando você estuda e trabalha, fica muito mais fácil perder a inibição e aprender a falar o idioma. Com a prática cotidiana do idioma, inclusive com pessoas estranhas, você vai entender como a língua é utilizada e se soltar rapidinho!
E para fazer um intercâmbio na Irlanda com permissão para trabalhar, você pode ter inglês nível básico ou avançado e precisa ser maior de 18 anos de idade.
Quando você chegar, será aplicada uma prova de nivelamento, para que você seja acomodado no nível certo. E, falando nisso, a Intercultural oferece diversas opções de escolas com ensino de qualidade diferenciada. Converse com nosso consultor!
Por que morar na Irlanda: principais vantagens
Agora que você já conhece tudo sobre a Irlanda, acredito que já está convencido a morar na Irlanda. Porém, confira abaixo as principais vantagens de fazer um intercâmbio na Irlanda.
- Conta com completa rede de transportes e facilidade de deslocamentos
- Facilidade para viajar pela Europa com baixo custo
- Você pode conseguir trabalho formal em empresas internacionais
- Possui um dos salários mínimos mais altos da Europa
- Disponibiliza escolas de idiomas reconhecidas mundialmente
- Você pode trabalhar enquanto estuda
- Exige pouca burocracia para concessão do visto
- Elevada qualidade de vida com custo de vida mais baixo do que outros países europeus
- Oferece serviços públicos de primeira qualidade
- Reconhecida internacionalmente pela liberdade de expressão
Gostou? Então, arrume as malas agora e entre em contato com nossos especialistas para ver as melhores oportunidades de intercâmbio para estudar, trabalhar e morar na Irlanda! Boa viagem!