Data Representação de um calendário 22/04/2022

Multiculturalismo no Canadá: entenda a cultura canadense

O multiculturalismo no Canadá é um grande atrativo para pessoas do mundo todo. Leia o artigo e entenda mais sobre o multiculturalismo no Canadá!

Entre tantos outros motivos, o multiculturalismo no Canadá é um dos principais atrativos para milhares de estudantes estrangeiros escolherem o país para fazer intercâmbio.

Com habitantes de centenas nacionalidades, raças e etnias diferentes, não é difícil entender que o multiculturalismo no Canadá contribui grandemente para que o país seja considerado um dos melhores destinos do mundo para se conhecer – e viver!

Acima de tudo, o multiculturalismo no Canadá é reconhecido globalmente, fazendo com que o país seja procurado por sua receptividade e oportunidades para todos igualmente.

Então, se você pretende estudar no Canadá, que tal conhecer esse aspecto tão importante do destino? Continue a leitura e saiba mais!

Características do multiculturalismo no Canadá

Primeiramente, é preciso definir o que significa multiculturalismo.

Esse é um termo utilizado para descrever a coexistência de pessoas de diversas origens étnicas e culturais em um mesmo território.

No Canadá, mais do que conviver territorialmente, todos os povos são acolhidos e incluídos. Desde 1971, o multiculturalismo foi estabelecido como política oficial do país, garantindo que todas as formas de manifestações culturais sejam toleradas e respeitadas.

Quando falamos em diversidade étnica, o Canadá realmente se destaca. De acordo com o censo de 2016, as minorias étnicas visíveis são:

  • Chineses;
  • Negros;
  • Filipinos;
  • Latino-americanos;
  • Árabes;
  • Asiáticos (sul, sudeste e oeste);
  • Coreanos;
  • Japoneses.

Além disso, o Canadá tem a maior taxa de imigração do mundo e conta com políticas econômicas e migratórias que podem tornar os números ainda maiores ao longo dos anos.

banner-diplomas-exterior

Para 2023, por exemplo, o plano do governo canadense é receber entre 330 mil e 430 mil novos imigrantes no país. Um valor expressivo e que demonstra que o país acolhe e oferece oportunidades para pessoas do mundo inteiro.

Outros aspectos da cultura canadense

O Canadá tem dois idiomas oficiais: o inglês e o francês. Isso significa que essas duas línguas possuem o mesmo estatuto e que os cidadãos têm direito de receber serviços do governo federal em inglês ou francês.

Apesar de ser considerado um país bilíngue, não são todos os habitantes que falam os dois idiomas oficiais (cerca de 17,7% da população).

Além disso, mais de 6 milhões de pessoas indicam uma língua não oficial como sua língua materna – o que já era de se esperar, com uma parcela tão grande de imigrantes compondo o mosaico cultural.

Com tudo isso, já dá para imaginar que a cultura canadense é super aberta, com uma gastronomia riquíssima, pluralismo religioso e, claro, ampla diversidade artística.

Por lá não faltam oportunidades, receptividade e acolhimento.

Intercâmbio no Canadá é com a Intercultural!

Cada vez mais brasileiros têm buscado o intercâmbio para o Canadá como uma forma de viver novas experiências culturais e educacionais – e de, futuramente, imigrar para o país.

Certamente, o multiculturalismo no Canadá é um dos fatores que ajudam a tornar o país tão atrativo para estudantes estrangeiros. Afinal, nada como ter a certeza de que seremos bem recebidos, não é?

Então, que tal começar a planejar seu intercâmbio para o maior país da América do Norte? Entre em contato com a equipe Intercultural e descubra como o mundo quer conhecer você!