Data Representação de um calendário 19/04/2022

Primeira viagem internacional: 5 dicas para se preparar

A primeira viagem internacional tem tudo para ser inesquecível! Leia o artigo e confira nossas dicas para planejar sua primeira viagem internacional!

A primeira viagem internacional é sempre cheia de expectativas. Afinal, estamos falando da oportunidade de mergulhar em outras culturas e conhecer pessoas do mundo inteiro.

Mas, para que tudo aconteça da melhor maneira possível, é preciso contar com um bom planejamento. Afinal, você espera que a sua primeira viagem internacional seja inesquecível de um jeito positivo, não é?

Neste artigo, vamos falar sobre como planejar sua primeira viagem internacional é um processo que vai muito além de arrumar as malas e comprar as passagens.

Então, se você está ansioso para decolar rumo aos seus sonhos, continue a leitura e confira nossas x dicas para se preparar para esse momento!

5 dicas para planejar sua primeira viagem internacional

Sabemos que a primeira viagem para o exterior pode causar um friozinho na barriga e uma animação sem tamanho – sim, nós entendemos!

Mas, por outro lado, é preciso garantir que tudo esteja bem planejado, para evitar problemas em solo estrangeiro.

Por isso, confira a seguir os 5 itens que você deve levar em consideração na hora de se organizar para conhecer o mundo:

  1. Passaporte, documentos e visto;
  2. Seguro viagem internacional;
  3. Câmbio;
  4. Clima;
  5. Roteiro turístico.

1. Passaporte, documentos e visto

Antes de mais nada, é preciso ter em mãos o seu passaporte para que você possa embarcar para a maioria dos destinos internacionais (com exceção dos países da América do Sul).

Se você não tem passaporte, solicite o seu o quanto antes, para evitar que eventuais problemas ou atrasos com a documentação atrapalhem sua viagem.

Também é importante verificar se o país para onde você está indo exige outros documentos, tais como cartão de vacinação ou mesmo permissão internacional para dirigir.

Outro ponto super importante é a necessidade de visto.

Grande parte dos países permitem que brasileiros permaneçam em seu território por até 90 dias. Mas, se o seu plano for permanecer por um período maior, é preciso solicitar o visto de acordo com o seu objetivo de viagem.

Ainda, é importante destacar que há outros países que requerem o visto, independentemente do tempo de permanência.

Então fique atento às regras de cada país, bem como aos prazos de solicitação da autorização.

banner-diplomas-exterior

2. Seguro viagem internacional

Quando falamos de viajar para o exterior, o seguro viagem pode ser sua grande salvação em um momento de emergência.

Afinal, imprevistos acontecem. Imagine o transtorno de lidar com um problema de saúde ou um acidente grave durante a sua estadia?

Com um seguro, você agiliza o seu atendimento e ainda paga um valor muito mais acessível (isso quando é necessário pagar!).

Em muitos países da Europa, os turistas não podem nem desembarcar se não tiverem um seguro saúde em mãos. Então, fique atento!

3. Câmbio

Ao planejar sua viagem, descubra qual é a moeda utilizada no país de destino, confira a taxa de câmbio e troque a moeda.

Se você possui um cartão de crédito ou débito internacional, poderá utilizá-lo em algum momento. Mas lembre-se que é sempre bom ter dinheiro em espécie, pois nem todos os lugares aceitam cartão.

4. Clima

É claro que a previsão do tempo pode mudar de um dia para outro, mas é preciso entender de forma geral como funciona o clima do lugar para onde você está indo.

Nesta época do ano, costuma fazer frio? Tem neve? Ou os termômetros marcam altas temperaturas?

Tenha tudo isso em mente para poder arrumar a sua mala!

5. Roteiro turístico

Procure montar um roteiro com as principais atrações turísticas que você quer conhecer.

Isso porque, ao chegar no país, pode ser complicado pedir informações e se localizar – principalmente se você não for fluente no idioma local.

Então, monte um mapa com todos os lugares que você pretende visitar, priorizando conhecer no mesmo dia os pontos turísticos que ficam próximos entre si.

É importante também definir um orçamento médio para cada dia, evitando problemas financeiros no fim da viagem.

Planeje sua primeira viagem internacional com a Intercultural!

E aí, gostou das nossas dicas para planejar sua primeira viagem internacional?

A Intercultural é especialista em viagens e intercâmbio e está preparada para te ajudar a descobrir o mundo. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos programas!