O certificado de proficiência em inglês é uma maneira oficial de comprovar sua fluência no idioma. Com ele, você aumenta suas chances no mercado de trabalho no Brasil e no exterior.
Como você já sabe, além de ser o idioma mais falado no mundo, o inglês, hoje, é considerado um requisito fundamental para conseguir boas colocações no mercado. Por isso, o certificado de proficiência em inglês é extremamente importante.
Ou seja, ter fluência comprovada oficialmente no idioma com o certificado de proficiência em inglês é a sua porta de entrada para uma carreira de sucesso!
Assim, se você pretende estudar ou trabalhar no exterior, precisa entender melhor como funciona a proficiência em inglês.
Veja abaixo o artigo que preparamos com vários detalhes sobre o tema.
O que é o certificado de proficiência em inglês?
Primeiramente, você precisa saber que o certificado de proficiência em inglês não serve somente para aumentar suas chances de conseguir um bom trabalho.
Se você pretende estudar no exterior, é bem provável que também precise apresentar esse certificado.
Qualquer pessoa pode fazer o teste de proficiência, tanto para estudar no exterior, como para conseguir mais oportunidades no Brasil.
Nesse sentido, mesmo que não seja obrigatório, realizar esse exame é extremamente válido e importante.
Muitas universidades no exterior pedem obrigatoriamente a proficiência em inglês para saber se o aluno realmente está apto para acompanhar as aulas.
Existem diferentes opções de testes de proficiência em inglês e eles sempre são oferecidos por alguma instituição especializada. As duas certificações mais conhecidas são o TOEFL e o IELTS.
O Test of English as a Foreign Language é muito comum nas universidades dos Estados Unidos.
Ao finalizar o teste, você recebe a pontuação que define sua fluência em inglês. E, se vai realizar o teste para entrar em alguma universidade, a própria instituição vai determinar se sua nota é satisfatória ou não.
Já o International English Language Testing System é mais solicitado por instituições de ensino no Reino Unido. Além disso, conta com mais questões dissertativas.
Como tirar o certificado de proficiência em inglês?
Os testes são realizados em centros autorizados de instituições que oferecem o certificado de proficiência em inglês.
É preciso se atentar às datas específicas para fazer a inscrição. O valor para fazer o exame geralmente é de aproximadamente 200 dólares.
Contudo, dependendo do valor do câmbio, essa taxa pode sofrer alterações. Por isso, o ideal é estar sempre de olho na variação da moeda para ter certeza do valor.
O teste avalia suas habilidades em leitura, conversação, compreensão auditiva, escrita e redação.
Todas as sessões são realizadas em um único dia e têm um prazo determinado para ser cumprido.
O IELTS oferece 40 minutos para compreensão auditiva, 1 hora para compreensão de texto, 1 hora para redação e 14 minutos para conversação.
Já o TOEFL disponibiliza um pouco mais de tempo para a realização de todo o texto: de 1h a 1h20min para leitura, de 1h a 1h30min para compreensão auditiva, 20 minutos para conversação e 50 minutos para redação.
A pontuação vai depender de cada exame.
Embora o TOEFL seja o exame mais aceito e o IELTS o mais exigido como requisito acadêmico, existem outros certificados de proficiência em inglês. São eles:
- Test of English for International Communication —TOEIC
- Cambridge
- Examination for the Certificate of Proficiency in English — ECPE
- Cambridge Business English Certificate — BEC
- Graduate Management Admission Test — GMAT
- BULATS
- Standard English Test — EF SET
Faça um intercâmbio com foco na proficiência em inglês
Agora que você já sabe o que é o certificado de proficiência em inglês, fale com um de nossos consultores e veja como conseguir o seu para fazer seu intercâmbio.
A Intercultural conta com cursos específicos para quem quer obter as certificações de fluência no idioma.