Data Representação de um calendário 01/07/2021

Quanto tempo dura um intercâmbio? Tire suas dúvidas!

Antes de começar a se programar, você sabe quanto tempo dura um intercâmbio? Vem conferir e tirar todas suas dúvidas sobre o assunto.

Saber quanto tempo dura um intercâmbio é essencial para conseguir planejar e aproveitar da melhor maneira possível sua viagem, afinal tempo também é um investimento importante para ser levado em consideração.

Dizer quanto tempo dura um intercâmbio sem considerar as condições específicas de algumas modalidades e países não é a coisa mais viável do mundo. Fazer o Mini High School nos Estados Unidos pode levar bem menos tempo do que fazer uma graduação no Canadá, por exemplo.

Por isso, preparamos esse post especificando quanto tempo dura um intercâmbio, avaliando as diferentes modalidades de cursos disponíveis.  

Fazer um intercâmbio, mesmo que curto, traz resultados? 

Claro que sim! Fazer um intercâmbio, mesmo que curtinho, pode trazer muitos benefícios. 

Isso porque ter uma imersão completa na língua é bem diferente de só fazer aulas e exercícios algumas vezes por semana.

No intercâmbio, você vai acordar, conversar, ouvir, estudar e muito mais, 100% em inglês. 

Quanto mais tempo se pratica, melhor e mais seguro será o seu inglês. Mas passar algumas semanas em outro país, aperfeiçoando o idioma, pode fazer muita diferença no seu desempenho.

Além disso, um certificado internacional, que muitos cursos disponibilizam, é um diferencial de peso no seu currículo e abre muitas portas no mundo dos negócios. 

Quanto tempo dura um intercâmbio? 

Em suma, um curso de idiomas no exterior costuma levar, no mínimo, 2 semanas. Essa é a exigência mínima de permanência.

work-travel-banner

Mas, o que vai influenciar a duração do seu intercâmbio são dois fatores principais:

  • A disponibilidade do tempo de curso;
  • Sua vontade e disponibilidade de estender a data.

Por exemplo, vamos supor que o plano inicial era passar somente um semestre no High School. Mas você gostou tanto da experiência e sente que pode melhorar ainda mais e ficar um tempinho a mais… É possível renovar seu visto  e passar mais tempo estudando no país. 

Se o país, assim como a sua modalidade, permitir, você consegue estender sua estadia. 

Qual o tempo de permanência de cada modalidade de intercâmbio?

Como dito, o tempo mínimo da maioria dos cursos de idioma no exterior equivale a 2 semanas. Mas, devido à metodologia, aos objetivos e às necessidades de cada estudante, esse período pode ser maior. 

  • Férias Teen – 3 semanas.
  • Mini High School – 1 a 3 meses. 
  • High School – a partir de 1 semestre. 

Para outros cursos como graduação, pós-graduação ou cursos profissionalizantes, o tempo de estadia é bem mais flexível e pode ser ajustado de acordo com as necessidades e os objetivos de cada aluno.

E é importante sempre lembrar que o aprendizado é uma constante e que cada pessoa tem seu tempo e seus métodos para se aperfeiçoar em algo. Cada vez que você tenta um pouco mais, está evoluindo. 

Fique atento às exigências e documentação

Em qualquer modalidade que você escolha ingressar, é preciso ficar atento às exigências que o governo do seu país de destino faz para admitir intercambistas. Também é preciso manter sua documentação atualizada. 

Mas não precisa se preocupar. A Intercultural te guia e ajuda você em todo o processo do seu intercâmbio, para garantir a melhor experiência para você. 


Se você quer saber mais sobre quanto tempo dura um intercâmbio ou encontrar o intercâmbio com a duração ideal para você, fale com um de nossos especialistas.

estudar-canada-banner