Semana Santa: os 6 principais destinos para turismo cristão
Data Representação de um calendário 09/04/2020

Semana Santa: os 6 principais destinos para turismo cristão

Separamos 6 destinos para você fazer turismo cristão e conhecer mais da história de Jesus, na Semana Santa ou nos outros dias do ano. Confira todos!

Estamos na Semana Santa, um período em que os cristãos vivenciam diversos passos de Jesus e seus apóstolos, antes de sua morte e ressurreição: o discurso no Monte das Oliveiras, a Santa Ceia, as Estações da Via Sacra, a crucificação de Jesus e a sua Ressurreição (no domingo de Páscoa), são alguns deles. Se você é cristão, certamente já participou de algumas das celebrações que remontam esses eventos, certo?

A Semana Santa

A maior parte dos eventos da Semana Santa aconteceu em Israel, um pequeno país do Oriente Médio que, apesar dos inúmeros conflitos ao seu redor, costuma receber um grande número de turistas que buscam o turismo cristão.

Separamos alguns destinos obrigatórios para quem é cristão e busca uma experiência mais próxima de Jesus. Aliás… Se você não é cristão, esses destinos também são quase que obrigatórios, afinal, contêm muita história por trás de cada um de seus pontos turísticos.

Na situação que nos encontramos, não conseguimos fazer turismo. Então, aproveite e anote cada uma de nossas dicas na sua agenda ou naquele One notes do seu celular, e coloque em prática essas viagens não apenas na Semana Santa, mas também em todos os outros dias do ano. 

1 – Nazaré (Israel)

Imagem da Basílica de Assunção, na cidade de Nazaré, um dos destinos selecionados para turismo cristão.

A bíblia descreve que Jesus passou sua infância em Nazaré. Ou seja, se você quer saber como poderiam ter sido os passos de Jesus, há mais de 2020 anos, caminhar pelas ruas de Nazaré é uma boa opção. 

Além disso, Nazaré é o famoso local onde aconteceu a Anunciação, ou seja, o “sim” de Maria e o também nascimento de Jesus. 

A Basílica da Anunciação é o ponto mais visitado da cidade, que promete enriquecer as experiências cristãs de todos aqueles que têm fé. A Igreja, que é o maior santuário cristão do Oriente Médio, promete levar os fiéis a um verdadeiro encontro com Jesus.

O local possui ainda a Gruta da Anunciação e outras construções antigas que remontam a devoção de outras eras cristãs.

2– Rio Jordão (Israel/Jordânia)

Foi no Rio Jordão que aconteceu o batizado de Jesus Cristo e por isso ele é considerado um dos principais destinos para turismo, durante a semana santa

O Rio Jordão atrai turistas, fiéis e peregrinos de todo o mundo, pois foi lá que aconteceu o batizado de Jesus. O Rio divide Israel e Jordânia e era nas suas redondezas que João Batista, quem batizou Jesus, pregava. 

Quem visita o lugar tem a oportunidade de mergulhar nas águas do rio. Claro que não se trata de um mergulho qualquer, como se você estivesse em uma praia. É necessário alugar uma túnica e seguir as orientações de quem trabalha na redondeza. Você gostaria de mergulhar no mesmo lugar em que Jesus foi batizado?

3 – Caná da Galileia (Israel)

Igreja de São Bartolomeu, em Caná

Foi em Caná, uma cidade da Galileia que fica a cerca de 10 quilômetros de Nazaré, que Jesus realizou seu primeiro milagre. Por isso, Caná é considerada uma das maiores cidades cristãs do mundo. 

O milagre aconteceu quando Jesus e seus discípulos foram convidados a um casamento em Caná – as bodas de Caná – e durante o casamento, Jesus transformou a água em vinho. 

Foi também em Caná que aconteceu o segundo milagre de Jesus, quando ele curou o filho de um funcionário do governo.

Caná, hoje denominada Kafr Kanna, é uma cidade pequena, com cerca de 8 mil habitantes, e um dos principais destinos para quem procura conhecer os lugares por onde Jesus passou. Apesar da maior parte da população de hoje ser muçulmana, cerca de 200.000 mil turistas cristãos passam todos os anos por lá. O ponto mais visitado é a Igreja de São Bartolomeu, onde Jesus teria transformado água em vinho.

4 – Vaticano (Vaticano/Roma)

Vaticano recebe turistas não só na semana santa, mas no ano inteiro

O Vaticano é o menor país do mundo, com menos de 1000 habitantes, e atrai todos os anos cerca de 6 milhões de turistas do mundo inteiro. Isso porque ele é sede da Igreja Católica no mundo. Lá é possível visitar a Capela Sistina, a Basílica e a Praça de São Pedro e também o Museu do Vaticano.

Além disso, se você tiver sorte, pode ser que você encontre o Papa em Roma e consiga participar de uma das missas papais celebradas por ele. 

5 – Santuário de Nossa Senhora de Lourdes (França)

Imagem do Santuário de Lourdes, um bom destino para ser visitado na Semana Santa

Lourdes também recebe muitos cristãos! Isso porque, em 1958, Bernadete, uma jovem de 14 anos, disse ter visto Maria em uma gruta rochosa da cidade. Na época, Bernadete escavou o solo para retirar água dali e hoje esta fonte de água é considerada milagrosa. 

Sobre a gruta, está a Basílica da Imaculada Conceição de Lourdes , que foi construída em homenagem à visão de Bernadete. Existe também a Basilique de Saint Pie X, uma igreja subterrânea que foi consagrada 100 anos após a visão de Bernadete. Compondo o santuário que faz da cidade de Lourdes um dos principais destinos cristãos, está também a Basílica de Notre-Dame. 

Muitos fiéis visitam as basílicas em busca de curas para doenças e deficiências.

6 – Santuário de Fátima (Portugal)

Imagem do Santuário de Fátima, que fica em Portugal.

Nossa senhora de Fátima é padroeira de Portugal. Isso porque, em 1917, a santa apareceu para 3 pastorinhos. O local da aparição foi em uma árvore, que infelizmente foi destruída por turistas, que visitavam o local e arrancavam seus galhos. Hoje, neste mesmo local, fica uma imagem de Nossa Senhora. 

No Santuário de Fátima acontecem diversas missas em idiomas diferentes e existe uma área reservada para que os fiéis possam acender suas velas e fazerem seus pedidos. Um lugar incrível para você que busca saber mais sobre turismo cristão.

E aí… Gostou das nossas dicas? Conhece mais algum lugar para fazer turismo cristão, que nós não citamos? Conta pra gente nos comentários! E se precisar de auxílio para realizar sua viagem para qualquer um desses destinos, na Semana Santa ou em outros dias do ano, conte sempre com a nossa equipe de especialistas!