Quem já viajou para outro país já sabe que os tipos de tomadas são diferentes dos que temos aqui no Brasil.
E, se você vai viajar para o exterior pela primeira vez, já fique sabendo que é importantíssimo pesquisar quais os tipos de tomadas do seu destino.
Isso porque você pode ter um grande problema se não se planejar bem e não souber que tipos de tomada vai encontrar no outro país. Já pensou não conseguir carregar seu celular ou notebook e precisar trabalhar por lá?
Então, fique muito atento a este pequeno detalhe que pode fazer toda a diferença na sua viagem!
Para te ajudar, separamos alguns padrões de tomadas pelo mundo. Confira a seguir!
Tipos de tomada pelo mundo
Imagina você só descobrir que não vai conseguir carregar seu celular (por causa da tomada) depois que chegar no hotel em outro país?
A tomada americana, por exemplo, é diferente da tomada da Europa, que também é diferente da tomada da Argentina – e por aí vai. Muitos países contam com diferentes tipos de tomada, e no Brasil não era diferente, até padronizarem as tomadas em 2011.
Ao todo, são 15 modelos de tomadas diferentes pelo mundo, cada uma é representada por uma letra. A do Brasil, por exemplo, é do tipo N, com aqueles três buraquinhos redondos, quase um do lado do outro.
Confira abaixo as letras de alguns países:
- Tomadas Estados Unidos: A e B
- Tomada Canadá: A e B
- Tomada Itália: I
- Tomada Portugal: C e F
- Tomada França: E e C
- Tomada Inglaterra e Irlanda: G
- Tomada Chile: L e C
- Tomada Colômbia: A e B
- Tomada Argentina: I
- Tomada Uruguai: L, C e F
Os 15 padrões de tomadas pelo mundo
Agora que você já sabe quais são os tipos de tomada americana, da América do Sul e as principais da Europa, vamos falar um pouco sobre cada padrão.
Veja abaixo como são os 15 padrões de tomadas do mundo, de acordo com a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), instituição que criou um mapa mundial com todas as informações sobre as tomadas e plugues do mundo.
Tomada tipo A
De acordo com a IEC, o plugue do tipo A é usado no Japão, América do Norte e América Central. É um plugue com dois pinos achatados um do lado do outro.
Nos Estados Unidos, um dos lados é mais largo que o outro.
Tomada tipo B
Como mencionamos acima, os Estados Unidos usam os dois tipos de tomada: A e B, assim como o Japão. Esse modelo tem um pino a mais de aterramento, ou seja, de segurança, mais longo.
Tomada tipo C
Esse é um dos tipos de tomada mais usadas no mundo. Para se ter uma ideia, mais de 100 países usam tomadas tipo C.
O plugue de dois pinos redondos também é usado no Brasil.
Tomada tipo D
A tomada tipo D é mais usada nos países da Ásia e da África. Ela é formada por três grandes pinos redondos em um padrão triangular.
Tomada tipo E
O padrão de tomada tipo E é bem diferente dos outros. São dois pinos redondos e uma abertura para o pino de aterramento (segurança) macho da tomada.
Tomada tipo F
Esse também é outro modelo de tomada europeu, que possui dois pinos redondos e dois clipes de aterramento na lateral. Ela também se adapta com a tomada E.
Tomada tipo G
Essa tomada tem três pinos retangulares e grossos. É um plugue muito utilizado no Reino Unido.
Tomada tipo H
Esse modelo de tomada é usado exclusivamente em Israel. Possui três pinos (achatados ou redondos), sendo que um deles é de aterramento.
Tomada tipo I
O tipo I de tomada geralmente tem dois pinos planos em forma de V com um pino de segurança, mas também existe uma versão somente com dois pinos planos. Um exemplo de país que utiliza este padrão é a Argentina.
Tomada tipo J
A tomada desse tipo é bem parecida com o padrão brasileiro, com aqueles três pinos. A única coisa que diferencia é a distância entre eles. No tipo J, o pino de aterramento fica mais distante da linha central.
Tomada tipo K
Esse tipo de tomada possui dois pinos redondos nas pontas e outro de aterramento no meio. O tipo K raramente é utilizado pelo mundo.
Tomada tipo L
O plugue tipo L conta com duas versões: uma com capacidade de 10A e outra com 16A. A espessura e o espaço entre os três pinos também são diferentes.
Tomada tipo M
A tomada tipo M também não é muito utilizada pelo mundo. Somente algumas regiões da Ásia e da África usam esse modelo de tomada.
Ela possui três pinos redondos e é muito parecida com o tipo D, mas os plugues têm os pinos maiores.
Tomada tipo N
Esse é o modelo do nosso Brasil. É interessante citar que o Brasil é um dos poucos países que conta com dois tipos de tensão, de 127 V e 220 V.
Segundo o Inmetro, esse tipo de tomada que usamos atualmente traz mais segurança, evitando situações de risco como choques elétricos e incêndios. Mesmo sendo diferente dos outros países, é possível se adaptar!
Tomada tipo O
Esse tipo de tomada só é utilizado em um único país: a Tailândia.
Voltagem da tomada
É muito importante você também pesquisar antes de viajar, não só os tipos de tomadas do seu destino, mas também a voltagem da tomada.
Isso porque alguns países têm o padrão de 220v~240v, enquanto em outros a tensão mais comum é 110~127v.
E, se você ligar seu aparelho em uma voltagem errada, pode causar danos ao dispositivo, podendo até perdê-lo. Além disso, corre o risco de sofrer acidentes elétricos.
Você pode se informar melhor sobre o tipo de tomada, voltagem e frequência de outros países no site oficial da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC).
Agora que você já conhece os tipos de tomadas que existem pelo mundo, já pode começar a programar a sua viagem com a Intercultural.