Data Representação de um calendário 25/01/2021

Conheça a certificação TOEFL: teste o seu nível inglês.

Do you speak English? Conheça o TOEFL, o exame de proficiência da língua inglesa mais solicitado por universidades no exterior.

Nós já falamos aqui sobre os principais exames de proficiência: IELTS, TOEFL, TOEIC e Cambridge. Eles são aplicados para inúmeras finalidades diferentes, como por exemplo: para ingressar em uma universidade no exterior, para conseguir uma bolsa de estudos, para aplicar para vistos de residência ou para conseguir uma oportunidade de emprego no exterior.

O TOEFL é particularmente procurado para uma finalidade específica. Sua metodologia, preço, sistema de pontuação de notas e validade também é diferente quando comparado aos outros exames de proficiência. 

Quer saber como funciona e por que fazer o TOEFL? Nós listamos a seguir. 

O que é e para que serve o TOEFL?

O TOEFL ou Test of English as a Foreign Language, é um exame realizado para testar sua proficiência na língua inglesa em um ambiente acadêmico. Ele é solicitado não somente como requisito para ingressar em universidades, mas também por recrutadores de empregos.

Ele é reconhecido por mais de nove mil instituições de ensino superior, universidades e agências em mais de 130 países. Portanto, se você pretende fazer um ensino superior fora do país, seja uma graduação, mestrado ou doutorado, chances são de que você vai precisar apresentar a sua certificação TOEFL.

O TOEFL possui dois principais tipos de aplicação de prova: TOEFL iBT e o TOEFL ITP.

TOEFL iBT

IBT é a sigla para Internet based test. Ou seja, realizado em plataforma online. Ele é o mais solicitado por instituições internacionais e, em razão disso, é a escolha de cerca de 96% das pessoas que se inscrevem para uma avaliação do TOEFL.  Mesmo sendo um exame online, o candidato precisa dirigir-se a um centro aplicador para fazê-lo.

O TOEFL iBT é dividido em 4 seções:

work-travel-banner
  • Listening (interpretação oral);
  • Reading (interpretação de texto); 
  • Writing (redação) e; 
  • Speaking (fluência e dicção).

Cada uma dessas seções tem uma pontuação que vai de 0 a 30, e que, quando somadas, podem atingir o máximo de 120 pontos.  

O exame de proficiência do TOEFL tem duração de até 4 horas. O resultado da prova é liberado no site oficial, de 10 a 13 dias após a realização. 

TOEFL ITP

O TOEFL ITP (Institutional Testing Program), por outro lado, você deve deixar de lado se estiver em busca de uma experiência internacional. Essa modalidade é adequada apenas para quem quiser medir seu nível de inglês, seja por motivos pessoais ou dentro de um contexto acadêmico. 

De modo geral, ele não é aceito por instituições de nível superior. Esse exame costuma ser aplicado por escolas de idiomas como exame de conclusão.

A principal diferença entre os dois é que o ITP é dividido em três seções: compreensão auditiva (35 minutos), compreensão de leitura (55 minutos) e “estrutura da língua” (25 minutos). Ou seja, as habilidades de fala e pronúncia em inglês não são analisadas. 

A pontuação deste exame de proficiência pode variar: entre 200 e 500 pontos o candidato é  considerado um nível iniciante/intermediário, enquanto entre 310 e 677 corresponde a uma escala de nível intermediário/avançado.

Para ambos, a validade do teste é de 2 anos a partir da data da prova. A boa notícia é que você pode fazer a prova quantas vezes quiser, respeitando o intervalo de 12 dias. 

E então, gostou de conhecer mais sobre este exame de proficiência? Ter inglês fluente ou avançado abre muitas portas de oportunidades profissionais, acadêmicas, de viagens e de lazer.  Se esse for o seu objetivo, conte com a Intercultural. Somos especialistas em intercâmbio.

Fale com um de nossos especialistas.

estudar-canada-banner