Data Representação de um calendário 17/05/2021

Trabalhar em outro país: TUDO sobre trabalho no exterior

Trabalhar em outro país não precisa ser tão complicado. Leia o artigo e saiba tudo sobre os programas de intercâmbio para trabalhar em outro país!

Mais do que um sonho, trabalhar em outro país é a realidade de muitos brasileiros que querem colocar o mundo em seu currículo.

No entanto, existem muitas dúvidas sobre como funciona o processo para trabalhar em outro país. Como é a experiência? Existem programas de intercâmbio com trabalho garantido? Como se preparar?

Acima de tudo, trabalhar em outro país é ter a oportunidade de ter uma vivência internacional, receber o salário na moeda local, conviver com pessoas e culturas do mundo todo, aprender outro idioma e dar aquela turbinada em sua carreira.

Então, se você quer viver tudo isso, mas ainda não sabe por onde começar, fique com a gente e saiba tudo sobre como trabalhar no exterior e conhecer o mundo!

Continue a leitura e confira!

Como é trabalhar em outro país?

Como você já deve imaginar, trabalhar em outro país pode ser bem diferente de trabalhar no Brasil.

Afinal, estamos falando de diferenças culturais importantes, às quais você pode levar alguns meses para se adaptar.

Então, é importante estar aberto ao novo: estar disposto a aprender novos hábitos e formas de trabalhar, além de entender as regras e a cultura corporativa do país.

Mesmo que você vá atuar na mesma área em que já trabalha aqui no Brasil, muito provavelmente os processos serão bem diferentes. E esse conhecimento será muito valioso para sua vida e para o seu currículo!

Então, se a gente pudesse resumir a experiência de trabalhar no exterior em poucas palavras, seria como uma excelente oportunidade de aprendizado profissional, cultural e pessoal.

A boa notícia é que existem programas de intercâmbio que oferecem tudo isso e muito mais – com a vantagem de que você já pode sair do Brasil com emprego garantido.

A seguir, falaremos sobre os principais tipos de intercâmbio para trabalhar em solo internacional. Fique com a gente e confira!

Intercâmbio para trabalhar em outro país

Como dissemos, um intercâmbio de trabalho é uma das melhores maneiras de adicionar uma experiência internacional em seu currículo.

Isso porque, na maioria dos programas, o intercambista já sai do Brasil com um emprego em vista e o processo tende a ser bem menos complexo do que buscar um trabalho por conta própria.

Conheça os principais programas que você pode realizar!

Work Experience USA®

O Work Experience USA é um programa que oferece ao estudante universitário a oportunidade de ganhar experiência profissional nos Estados Unidos e aprimorar o seu inglês.

O aluno pode aproveitar as férias da faculdade para trabalhar em uma empresa americana, normalmente em estações de esqui, resorts, hotéis, lojas e restaurantes.

Este tipo de intercâmbio tem duração de até quatro meses e um excelente custo benefício. Além disso, oferece a oportunidade de conhecer pessoas do mundo todo, visitar lugares diferentes e praticar esportes radicais (na maioria das estações de esqui, os funcionários têm passe gratuito para esquiar e praticar snowboard).

Para participar do programa Work Experience USA, os requisitos são:

  • Estar matriculado em um curso universitário de graduação, mestrado ou doutorado, não podendo estar com a matrícula trancada;
  • Ter idade entre 18 e 29 anos;
  • Possui nível intermediário de inglês;
  • Ter flexibilidade e empenho no trabalho.

Au Pair

O Au Pair é um dos tipos mais tradicionais de intercâmbio de trabalho e é indicado para quem busca uma experiência de longa duração em outro país.

No intercâmbio Au Pair, candidatas que possuem experiência com bebês e crianças e um bom conhecimento do idioma local têm a oportunidade de morar na casa de uma família estrangeira e acompanhar as atividades dos pequenos.

Tudo isso sem comprometer a sua situação financeira. Afinal, o salário paga o intercâmbio tranquilamente.

Os requisitos para participar do programa Au Pair são:

  • Ter de 18 a 30 anos (a idade máxima varia de acordo com o país);
  • Ser do gênero feminino;
  • Possuir nível intermediário do idioma local;
  • Ter ensino médio completo;
  • Possuir carteira de habilitação até o término do processo de inscrição.

Camp Counselors USA

Os acampamentos de verão são, sem dúvidas, um grande marco da cultura americana. Afinal, quem nunca sonhou em passar as férias praticando inúmeras atividades esportivas e artísticas, tal qual em filmes como Operação Cupido, Turma da Pesada e Camp Rock?

E se a gente disser que você pode viver tudo isso enquanto trabalha legalmente nos Estados Unidos?

O Camp Counselors USA é um programa de intercâmbio de trabalho temporário em que jovens estrangeiros monitoram atividades nos acampamentos de verão norte-americanos.

Assim, além de ajudar os campers em atividades como esportes, artes, jogos, caminhadas, brincadeiras, você poderá praticar o seu inglês e conhecer pessoas do mundo inteiro.

Isso sem mencionar a oportunidade de receber o salário em dólar e mergulhar na cultura americana!

Para participar do programa Camp Counselors USA, os pré-requisitos são:

  • Ter entre 18 e 35 anos de idade;
  • Possuir pelo menos o nível intermediário de inglês;
  • Gostar de trabalhar com crianças e adolescentes;
  • Possuir experiência com atividades esportivas ou artísticas (não é obrigatório, mas irá ajudar em sua colocação).

Voluntariado

Quer trabalhar no exterior e ainda fazer a diferença no mundo?

Você pode se inscrever em um programa de trabalho voluntário da Argentina, África do Sul, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, Índia, Nepal, Peru, Sri Lanka, Tailândia e Vietnã.

Além disso, também é possível combinar o voluntariado com um curso de idioma. Assim, você pode aplicar o aprendizado adquirido em sala de aula para ajudar quem precisa.

A escolha do tipo de trabalho voluntário no exterior vai depender das suas habilidades, gostos e conhecimentos, mas existem quatro tipos principais de programa de intercâmbio voluntário:

  1. Social;
  2. Área da saúde;
  3. Ambiental;
  4. Animal.

Em alguns casos, a instituição em que você irá trabalhar oferece moradia, refeições e transporte. Assim, você terá que se preocupar somente em fazer a diferença no mundo.

Os requisitos para participar deste tipo de intercâmbio de trabalho dependem muito da área escolhida. Mas, em geral, é preciso ter mais de 16 anos, possuir nível intermediário no idioma do país de destino e gostar de ajudar.

Internship e Trainee

Fazer um estágio é uma oportunidade e tanto para adquirir conhecimentos e experiência na sua área de formação.

Agora, imagine poder viver isso em solo internacional?

O Internship e Trainee é um intercâmbio de trabalho que oferece a possibilidade de estudantes e recém-formados de realizar um estágio remunerado (na maioria das vezes) em uma empresa dos Estados Unidos.

Com duração de 6 a 18 meses, este programa é uma forma de aprimorar o inglês, aprender termos específicos da sua área e ainda iniciar uma carreira no exterior.

Para participar do programa de Internship, os requisitos são:

  • Ter nível avançado de inglês;
  • Possuir entre 18 e 28 anos;
  • Estar cursando um curso universitário na área de estágio pretendida ou ter se formado recentemente (até 12 meses atrás).

Para o programa de Trainee, por outro lado, os requisitos são outros:

  • Possuir nível avançado de inglês;
  • Ter entre 18 e 30 anos;
  • Ter formação universitária e pelo menos um ano de experiência profissional na área ou comprovar pelo menos 5 anos de experiência profissional caso não tenha formação na área pretendida de estágio.

Work and Study

Por fim, quando o assunto é trabalhar em outro país, não poderíamos deixar de citar o programa Work and Study.

Neste intercâmbio, você poderá trabalhar enquanto estuda o idioma, em um contato intenso com a língua e a cultura do país escolhido.

Uma oportunidade e tanto para adicionar uma experiência internacional em seu currículo e dar um up em sua carreira, hein?

Os destinos que a Intercultural pode te levar para estudar e trabalhar no exterior são:

  • Alemanha;
  • Austrália;
  • Canadá;
  • Espanha;
  • Emirados Árabes;
  • Irlanda;
  • Malta;
  • Nova Zelândia.

Cada país tem suas próprias regras para o Work and Study, mas, em geral, é possível frequentar cursos de idiomas com duração a partir de 8 semanas e trabalhar em posições no setor de serviços (garçom, atendente, limpeza, recepcionista).

Diferentemente dos outros programas que citamos anteriormente, neste tipo de intercâmbio você não sai do Brasil com um emprego garantido. Só depois de desembarcar no país de destino é que você deve buscar uma colocação.

Mas não se preocupe: costuma ser tranquilo para estudantes brasileiros encontrarem uma vaga de emprego. As próprias escolas de idiomas podem ajudar nesse processo.

Dicas para quem quer trabalhar no exterior

Está convencido de que trabalhar em outro país é uma boa ideia, mas não sabe por onde começar?

Calma, nós vamos te ajudar a se preparar para esse momento tão importante para a sua carreira – e para a sua vida pessoal!

Então, fique com a gente e confira nossas dicas para dar início à sua carreira internacional!

1. Aprenda o idioma

É bem difícil conseguir um trabalho no exterior se você não souber se comunicar em inglês ou no idioma local.

Por isso, se você tem apenas o nível básico de conhecimento na língua, é importante começar a fazer um curso de idiomas ainda no Brasil – e manter a frequência de estudos mesmo quando chegar no país de destino.

Afinal, como você deve imaginar, quanto maior a sua proficiência no idioma, maiores serão as chances de conseguir uma colocação no mercado de trabalho internacional.

2. Monte um currículo bem estruturado

No início deste artigo, falamos sobre como a cultura de trabalho em outros países pode ser bem diferente daquela que estamos acostumados aqui no Brasil.

E essa diferença, muitas vezes, pode começar pelo próprio currículo.

Então, se você vai buscar um emprego por conta própria, o primeiro passo é descobrir o que é considerado um bom currículo no país de destino, como deve ser a estruturação e quais pontos as empresas mais analisam e valorizam em um CV.

Com tudo isso em mente, é hora de montar o documento e começar a se cadastrar em sites de empregos. O ideal é fazer isso bem antes de desembarcar no país – e ainda levar alguns currículos impressos para distribuir nos estabelecimentos quando chegar.

3. Treine para participar de entrevistas

Quem busca trabalhar no exterior sabe que, eventualmente, será chamado para uma entrevista de emprego. Então, é importante estar preparado para quando esse momento chegar.

Além de conseguir responder às perguntas em inglês ou no idioma local, você deve demonstrar confiança e capacitação para conquistar a tão sonhada vaga.

Por isso, a palavra aqui é: treino! Peça apoio para seus colegas, familiares ou até mesmo um professor particular. Responda a possíveis perguntas no idioma local, sempre com sinceridade e confiança.

Assim, quando chegar a hora de participar de uma entrevista de fato, as chances de você se dar bem serão maiores!

4. Descubra se é necessário validar o seu diploma

Se você tem uma formação universitária e deseja trabalhar em outro país realizando as mesmas atividades profissionais, é importante ficar atento à necessidade de validação do diploma.

Portanto, descubra se no país em que você deseja trabalhar é preciso validar o diploma e como funciona o processo.

Ter todos os documentos em mãos certamente vai te ajudar a não perder boas oportunidades de emprego.

5. Conte com a experiência de uma agência de intercâmbio

Fazer um intercâmbio para trabalhar é uma excelente oportunidade para o seu crescimento pessoal e profissional.

No entanto, não há como negar que existem muitos processos burocráticos a serem cumpridos até o momento do desembarque no país de destino, principalmente para quem decide buscar emprego por conta própria.

Então, por que não contar com a ajuda de quem é especialista no assunto e obter assistência durante todo o processo?

Com uma agência de intercâmbio, você terá orientação em todas as etapas, da escolha do melhor programa até o momento de solicitar o visto e pagar as taxas consulares.

Isso sem mencionar o fato de que, na maioria das vezes, você já sai do Brasil com um emprego garantido. Nada melhor do que viajar sabendo que está tudo certo, sem maiores preocupações, não é?

Trabalhar em outro país é com a Intercultural!

Ainda resta alguma dúvida de que vale muito a pena trabalhar no exterior?

Ter uma experiência internacional é positivo não só para o seu currículo, mas também para a sua vida pessoal. Afinal, a bagagem cultural e emocional que esse tipo de intercâmbio proporciona é incalculável!

Além disso, esta é uma oportunidade de obter mais qualidade de vida e receber salários melhores – e quem sabe até juntar uma graninha para voltar para o Brasil.

E aí, depois de ler este texto super completo, você se sente mais preparado e animado para fazer um intercâmbio e trabalhar em outro país?

Se a resposta for “sim”, entre em contato com a equipe Intercultural para começar planejar a sua viagem agora mesmo! O mundo quer conhecer você e nós te mostramos o caminho!