Data Representação de um calendário 08/02/2021

Visto americano: veja os principais vistos de intercâmbio

Planejando umas férias nos Estados Unidos? Ou um intercâmbio a trabalho? Entenda qual visto americano tirar e como aplicar.

Está planejando uma viagem para os Estados Unidos, mas não sabe qual visto americano aplicar? 

Em primeiro lugar, existem inúmeros vistos americanos, cada um com uma finalidade diferente. Tudo depende dos objetivos e tempo de duração. Do mesmo modo, cada visto americano cumpre com regras específicas.

Os vistos americanos mais comuns para brasileiros são:

  • B1/B2: Visto de Turismo, Negócio ou Tratamento médico
  • F1: Visto de Estudos nos EUA 
  • J1: Visto de intercâmbio cultural nos EUA 

Visto americano: principais vistos para brasileiros

Então, bora aprender mais sobre cada um deles? Entenda abaixo.

Visto B1/B2: Visto de Turismo, Negócio ou Tratamento médico

Trata-se de um visto temporário sem autorização de trabalho. O visto B é o tipo de visto mais solicitado para a entrada nos Estados Unidos. Ele é subdividido em duas categorias:

Ambas categorias têm validade de até 10 anos, porém a permanência do país é determinada pela imigração. Geralmente, fica em 6 meses.

Estes vistos permitem ao titular entrar e sair dos EUA todas as vezes que pretenderem durante o período de validade. 

Este visto americano não dá nenhum direito a trabalhar para empresas americanas, mesmo que o funcionário receba no país de residência.


Cursos de inglês, de até 6 meses de duração, com carga horária inferior a 18h por semana, também podem ser solicitados neste tipo de visto.

work-travel-banner

Anteriormente, os vistos B1 e B2 eram solicitados separadamente. Hoje, o mais comum é que sejam solicitados e concedidos juntos. Assim, se você tem um visto de turista americano B1/B2, aproveite suas férias para fazer um curso de inglês nos EUA.

F1: Visto americano de Estudos 

O intercambista com finalidade acadêmica deve solicitar o visto de estudante F1.

Neste sentido, a instituição dos EUA deve ser reconhecida e deve emitir um documento que se chama I-20. Com o I-20, o estudante pode solicitar o visto de estudante F1 através do Consulado Americano no Brasil.

O visto F1 é geralmente válido pelo tempo do programa de estudos. Alguns Colleges e Universidades incluem um estágio chamado OPT – Optional Practical Training. O OPT é válido para estudantes com o visto F1 e em alguns cursos somente.

Assim como o visto de turismo, no visto de estudante também não é permitido trabalhar. Ele é somente para estudos.

J1: Visto de intercâmbio cultural nos EUA

Os jovens intercambistas à procura de um trabalho temporário para os Estados Unidos aplicam para o visto J1. 

Eles são aplicados especialmente para o programa de babá (Au Pair) e também para o programa de trabalho remunerado durante as férias da faculdade (Work Experience USA, do tipo Summer Work and Travel). O Camp Counselors USA, programa de trabalho remunerado em acampamentos de férias, também usa o visto J1.

Na hora da entrevista com o consulado, você precisa estar com o documento DS-2019 e a carta de oferta de trabalho (job offer) ou de estudo (letter of offer) original em mãos. 

Nesse sentido, o tempo de permanência do participante no país depende das condições do programa em que ele está inserido.

Aplique seu visto com a Intercultural

E então, gostou de saber mais sobre os principais tipos de vistos para os EUA?

Programa a sua próxima viagem para os Estados Unidos com a Intercultural. Entre em contato agora mesmo

estudar-canada-banner