Data Representação de um calendário 14/02/2022

Winnipeg: conheça mais sobre esta cidade canadense

Winnipeg é uma cidade cheia de atrativos para quem quer fazer um intercâmbio no Canadá. Leia o artigo e conheça mais sobre Winnipeg!

Entre os melhores destinos para fazer intercâmbio no Canadá está Winnipeg, a capital da província de Manitoba. Além de ser um importante centro econômico, comercial e educacional do país, a cidade é conhecida por sua veia histórica e cultural.

Localizada bem no centro do território canadense, Winnipeg é um grande pólo ferroviário e recebeu o apelido de “Gateway to the West”, Passagem para o Oeste, em português.

Então, já dá para entender que não faltam motivos para conhecer a cidade, não é? Neste artigo, vamos mostrar porque Winnipeg é um excelente lugar para você estudar, trabalhar e morar no Canadá.

Continue a leitura e confira!

Como é viver em Winnipeg

Winnipeg é a capital e a maior cidade da província de Manitoba, localizada a cerca de 100 quilômetros da fronteira com os Estados Unidos.

Rica em cultura, conta com diversos museus e galerias de arte, além de festivais durante o ano todo.

O Museu Canadense de Direitos Humanos é uma das principais atrações da cidade, mas também é possível visitar parques e outros pontos turísticos por lá.

A seguir, confira mais detalhes sobre como é viver em Winnipeg!

Clima

Winnipeg já foi considerada uma das cidades mais frias do mundo, rendendo até o termo “Winterpeg”. No inverno, as temperaturas ficam negativas, com médias de -13ºC e chegando a até -35ºC!

Então, se você quer um cenário repleto de neve, esse é um excelente destino para morar! Os flocos brancos cobrem as superfícies desde o mês de outubro até abril, por isso é preciso estar bem equipado com roupas adequadas.

banner-diplomas-exterior

No verão, por outro lado, as temperaturas são mais agradáveis: cerca de 26ºC no auge da estação. É nessa época do ano que acontecem a maioria dos festivais e eventos culturais, atraindo moradores e turistas para as ruas.

Custo de vida

O custo de vida em Manitoba e, mais especificamente, em Winnipeg, depende de diversos fatores.

A região da cidade escolhida para morar, o tipo de acomodação (se é mobiliado ou não), o seu estilo de alimentação. Tudo isso influencia em seus custos mensais.

No entanto, é possível ter uma ideia do valor mensal necessário para viver na cidade. Confira a seguir:

  • Apartamento de 1 quarto no centro da cidade: C$1.042,38 (dólares canadenses);
  • Apartamento de 1 quarto fora do centro da cidade: C$991,50;
  • Básicos (eletricidade, água, aquecimento): C$205,18;
  • Alimentação por pessoa: C$300;
  • Transporte público por pessoa: C$102,05;

Estudar em Winnipeg

Como dissemos, a capital de Manitoba é um excelente destino para fazer intercâmbio no Canadá.

Com uma excelente infraestrutura e qualidade de vida, a cidade é ainda uma referência no sistema educacional. Prova disso é que excelentes high schools públicas do país estão localizadas em Winnipeg.

No Canadá, o ensino é dividido em distritos escolares. Assim, as instituições são selecionadas de acordo com as características e demandas dos estudantes. Então, se você gosta de artes ou de um esporte específico, será alocado para uma escola onde essa disciplina tem destaque.

A boa notícia é que para esse tipo de intercâmbio, a acomodação acontece nas host families: você fica em casas de família e tem uma imersão cultural ainda mais intensa.

Se você já concluiu o ensino médio, também existem oportunidades de estudo em escolas de idiomas e instituições de ensino superior que vão agregar muito na sua carreira acadêmica.

Então, vamos começar a planejar sua viagem de intercâmbio para Winnipeg?

Entre em contato com a equipe Intercultural e saiba como podemos te ajudar nesse processo!