Data Representação de um calendário 15/01/2021

Cidades da Austrália: veja as 9 melhores para estudar

Em dúvida sobre qual cidade escolher para realizar seu próximo intercâmbio? Confira quais as principais cidades da Austrália e suas características.

Ahh, a Austrália!! O país das praias paradisíacas, natureza marinha exuberante e dos simpáticos coalas e cangurus. As cidades da Austrália possuem adjetivos demais para caber em um texto só!

Nesse sentido, listamos abaixo as cidades da Austrália mais procuradas e que atraem milhares de estudantes todos os anos. 

Está curioso para saber quais são as mais populares? Antes de mais nada, saiba que a nossa lista das principais cidades da Austrália é composta por nove destinos incríveis na Terra dos cangurus! Confira nossa relação abaixo.

Lista das 9 maiores e melhores cidades da Austrália para fazer intercâmbio

1. Gold Coast (QLD)

Gold Coast é uma verdadeira costa dourada. Sabe aquele sonho australiano? Sol, praia, calor, surf, galera jovem. Tudo isso você encontra lá. Não é à toa que a cidade reúne uma grande concentração de turistas e estudantes internacionais. 

É em Gold Coast que acontece uma das etapas do Campeonato Mundial de Surf (WSL) e também onde estão concentrados cinco parques temáticos, entre eles o Wet’n’Wild e o DreamWorld. 

A costa dourada faz juz ao apelido: o sol aparece por lá 245 dias ao ano. Esses motivos explicam porque grande parte da economia de Gold Coast gira em torno do turismo. 

Portanto, é bem comum que intercambistas em Gold Coast encontrem emprego no ramo de 

hospitalidade, ou seja, hotéis, resorts, bares e restaurantes. Além de curtir muito as altas ondas e as praias paradisíacas!

Outras atrações imperdíveis para quem visita Gold Coast são:

  • Andar de jet ski pelos canais da cidade.
  • Visitar o zoológico local e tirar foto com coala.
  • Visitar a torre Q1 de 322 metros de altura e ter uma visão panorâmica da cidade.

2. Brisbane (QLD)

Assim como Gold Coast, Brisbane também está localizada no estado de Queensland. Não é uma cidade costeira, porém tem o rio Brisbane que corta a cidade e também a praia artificial que garante a diversão da família.

Apesar de não estar localizada na costa, ela está a 1h de carro de Gold Coast. Tem até uma linha de trem que une as duas cidades. O trajeto leva apenas 50 minutos. 

A cidade é o maior centro financeiro do estado de Queensland. Portanto, como os australianos curtem a qualidade de vida, é comum pessoas optarem por trabalhar em Brisbane e se deslocar para Gold Coast diariamente. 

3. Sydney (NSW)

A maior cidade da Austrália é dona do principal cartão postal da cidade: Sydney Opera House. E, ao contrário do que muita gente pensa, estudar em Sydney não é estudar na capital da Austrália!

O cartão postal vira um mero coadjuvante quando comparado às mais de 100 praias que banham a cidade de norte a sul. Não deixe de visitar as maravilhosas:

  • Bondi 
  • Coogee
  • Manly
  • Watsons Bay

Estudar em Sydney é estar no centro financeiro de New South Wales (NSW), que possui inúmeros eventos e atrações ao longo do ano, resultando em muitas oportunidades para os estudantes internacionais, que têm permissão de trabalho de meio período.

O transporte público funciona muito bem com ônibus, trem e ferry, fazendo parte de um sistema único de transporte, bastante eficiente e valioso para quem vai estudar em Sydney, seja um intercâmbio para aprender inglês, trabalhar ou cursar uma graduação.

Assim, é possível fazer baldeação sem pagar mais por isso. Aplicativos de celulares e telas nas estações indicam o cronograma e atrasos, raros de ocorrer. 

4. Melbourne (VIC)

Melbourne está sempre ranqueada entre as melhores cidades para se morar no mundo. Uma cidade em constante crescimento, você pode esperar abundância de oportunidades! 

O transporte do centro da cidade é gratuito e tudo funciona. A cidade respira arte, seja na forma de gastronomia, grafite, artistas de rua, festivais, shows e peças de teatro. A cidade possui um ar meio hipster e chama atenção pela enorme diversidade de cafeterias. 

Melbourne hospeda com eficiência e requinte grandes eventos de esportes bastante elitizados, como por exemplo:

  • Australian Open de Tênis
  • Grande Prêmio de Fórmula 1 
  • Melbourne Cup (tradicional corrida de cavalos)

É uma cidade costeira, com inúmeras opções de praia. Por estar localizada ao sul do país, no estado de Victoria, as temperaturas são mais baixas e as praias são mais frequentadas de dezembro a março. Porém, a paisagem é exuberante o ano todo.  

5. Perth (WA)

Perth está localizada em Western Australia, na costa oposta das outras cidades da Austrália citadas acima. É a maior cidade do oeste do país e é banhada pelo oceano Índico. Para efeito de comparação, Perth está mais perto de Bali, na Indonésia, do que de Sydney. 

As paisagens são de cair o queixo. Por ser uma escolha menos óbvia, guarda muito o estilo de vida “laid back”, ou seja, mais descontraído. 

Tem uma economia em expansão fomentada pelo setor de mineração e temperaturas bem agradáveis, que variam entre 7° C e 30°C. 

6. Adelaide (SA)

A capital do estado da Austrália Meridional está localizada na costa sul do país, entre o mar e as montanhas.

work-travel-banner

Possui clima mediterrâneo, com invernos frios e relativamente úmidos e verões bem quentes e secos em janeiro e fevereiro, e mais dias frios e chuvosos em Junho e Julho. As temperaturas médias variam entre 10ºC e 30ºC.

Bastante desenvolvida e com excelente qualidade de vida, Adelaide foi eleita pelo Global Liveability Index da revista The Economist, como a cidade mais habitável da Austrália.

Sua infraestrutura completa e eficiente proporciona alto padrão de qualidade de vida para seus residentes e visitantes, com muitas opções de parques, áreas ao ar livre, bares, restaurantes, comércio e entretenimento em geral.

7. Camberra (ACT)

A cidade de Camberra é a capital da Austrália e está situada no extremo norte do Território da Capital Australiana (ACT), cerca de 300 km de distância de Sydney e 650 km de Melbourne.

Uma curiosidade sobre a capital é que, durante o início do século XX, o local foi definido como capital da Austrália para dar fim a uma longa disputa entre as duas cidades rivais: Sydney e Melbourne.

Como Brasília, no Brasil, a cidade de Camberra foi planejada e, dessa forma, priorizou a preservação de muitas áreas verdes, o que lhe renderam o apelido de bush capital, ou capital-arbusto!

Além de inúmeros parques e jardins, a capital da Austrália oferece grande quantidade de atrações culturais, como monumentos, museus, teatros e edifícios públicos. Dentre eles, destacam-se na cidade de Camberra:

  • Memorial de Guerra Australiano
  • Galeria Nacional da Austrália
  • Galeria Nacional de Retratos
  • Biblioteca Nacional
  • Academia de Ciências da Austrália
  • Museu Nacional
  • Casa do Parlamento, na cidade de Camberra
  • Suprema Corte 
  • Casa da Moeda Real da Austrália

8. Darwin (NT)

A cidade de Darwin  é a capital do Território do Norte (NT) e fica no litoral extremo norte da Austrália, próximo ao continente asiático. Por este motivo, é uma cidade bastante diversificada culturalmente, com grande influência asiática.

Como o Território do Norte é pouquíssimo habitado, a natureza se encontra exuberante e em seu estado mais selvagem nas proximidades de Darwin. 

Lá estão localizados os impressionantes Parques Nacionais de Watarrka e Kakadu, além do famoso monumento natural chamado Uluru (Ayers Rock).

As praias são belíssimas, porém traiçoeiras, pois há muitas águas-vivas! O clima de Darwin é tropical e possui temperaturas bem agradáveis ao longo do ano. Entretanto, as tempestades são comuns na região. 

9. Noosa Heads (QLD)

Esta cidade com nome engraçado fica no litoral nordeste do país, no estado de Queensland, numa região chamada de Sunshine Coast, que abrange cerca de 50 km de costa.

Com clima subtropical, é quente durante todo o ano. A temperatura vai de 20°C a 29°C no auge do verão e de 9°C a 20°C no inverno, ou seja, é perfeito para desfrutar das praias e da vida ao ar livre. 

Com parques e praias com boas ondas, a cidade é um destino bem descolado, muito procurado por surfistas, jovens e artistas internacionais. 

O Noosa National Park é uma das reservas naturais mais espetaculares do país e conta com grande diversidade de espécies de animais, incluindo o urso coala.

Uma das ruas mais chiques da Austrália está em Noosa. A Hasting Street sedia boutiques de marcas famosas, cafés, bares e excelentes restaurantes, em um ambiente muito muito frequentado por artistas internacionais. 

Por fim, gostaríamos de apresentar uma das atrações mais significativas da Austrália, que você precisa conhecer durante o seu intercâmbio para lá!

A grande barreira de corais

A Grande Barreira de Corais é uma faixa de corais com mais de 2.200 km de comprimento, que tem mais de 30.000 anos. É formada por quase 3000 recifes, mais de 800 ilhas e 300 atóis de coral e fica numa área mais quente, com predominância de dias ensolarados em todo o ano.

Sua largura varia entre 30 km a 740 km. Gigante! É tão grande que é considerada a maior estrutura composta unicamente por organismos vivos no mundo – ainda maior do que a Muralha da China!, que é uma estrutura inanimada.

Além disso, pode ser vista do espaço e foi eleita, em 1981, como um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade, pela UNESCO. Sem dúvida, uma das principais atrações da Austrália, é imperdível!

Com certeza, o país conta com destinos perfeitos para intercâmbio, seja para aprender idiomas, fazer um curso profissionalizante, ingressar em uma universidade ou até mesmo trabalhar durante os estudos.

Gostou de saber mais sobre as 9 principais cidades da Austrália? Se ficou alguma dúvida, conte com nosso time de consultores para definir o destino e o tipo de intercâmbio mais adequado para o seu perfil. Será um prazer lhe ajudar nesta decisão tão importante!

Referências

https://www.studyinaustralia.gov.au/portuguese

https://www.australia.gov.au

estudar-canada-banner