Data Representação de um calendário 13/09/2021

8 curiosidades sobre a Alemanha para se impressionar

Além de um idioma completamente diferente e alguns hábitos nada comuns, há muitas curiosidades sobre a Alemanha para conhecer antes de viajar.

A Alemanha é uma daquelas nações que parecem que todo mundo conhece, pelo menos um pouquinho. Mas existem algumas curiosidades sobre a Alemanha que podem mudar a forma como você enxerga o país. 

Para quem está pensando em estudar e trabalhar no exterior, é importante estar ciente da maioria das curiosidades sobre a Alemanha para não passar nenhum sufoco.

Separamos 8 curiosidades sobre a Alemanha para você expandir um pouco mais seus conhecimentos sobre o país e se impressionar com alguns fatos que você, com certeza, nunca imaginou. 

8 curiosidades sobre a Alemanha para se impressionar

A população da Alemanha, com mais de 83 milhões de habitantes, é muito orgulhosa de sua nação e de suas origens. 

Os belos cenários e as imponentes construções, que antes foram palco de momentos históricos, hoje servem como fonte de lembrança e tem como compromisso preparar uma população mais consciente do hoje e do amanhã. 

Conheça alguns dos fatos mais impressionantes:

  1. Maiores consumidores de cerveja? Não exatamente.
  2. Nem os cães escapam dos impostos.
  3. Pioneiros no horário de verão.
  4. A Alemanha é o berço de grandes gênios. 
  5. O trânsito é seguro porque as leis valem para todos os veículos. 
  6. São os mestres da reciclagem e do consumo.
  7. Os comércios não funcionam todos os dias.
  8. Alemão: uma língua de substantivos. 

1. Maiores consumidores de cerveja? Não exatamente

A gente sabe que os alemães levam a fama de serem exímios consumidores de cerveja, não é? Mas a nossa primeira curiosidade sobre a Alemanha é que o país não é o que consome mais cerveja no mundo. 

A verdadeira campeã é na verdade a República Tcheca, onde cada habitante consome, em média, 157 litros de cerveja por ano. Na Alemanha, esse número ainda é impressionantemente alto (115 litros anuais por habitante), mas nem se compara à campeã. 

Mesmo assim, os alemães são muito fãs de cerveja e estima-se que existam mais de 5.500 marcas de cerveja para escolher no país. 

2. Nem os cães escapam dos impostos

Parece engraçado pensar assim, mas é verdade. 

Em algumas das belas cidades alemãs, dependendo da raça e do porte do animal, seus donos precisam pagar um tipo de imposto todos os anos chamado Hundesteuer. E, caso os donos queiram fazer uma viagem com o animal, mesmo que dentro da União Europeia, precisam garantir um passaporte para o amigo canino. 

3. Pioneiros no horário de verão

A ideia de adiantar os relógios para poupar energia já tinha sido sugerida em 1895 pelo neozelandês George Hudson. Mas foi só em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, que a Alemanha decidiu adotar a prática para poupar o estoque de carvão da região. 

4. A Alemanha é o berço de grandes gênios

Não é por sorte, nem por acaso que o país é o berço de inúmeros gênios que revolucionaram o mundo no campo das ciências e do estudo humano. 

work-travel-banner

A qualidade e o investimento em educação na Alemanha é algo que já é tradição ao longo dos séculos. 

  • Kant;
  • Martinho Lutero;
  • Schopenhauer;
  • Beethoven;
  • Nietzsche;
  • Albert Einstein. 

Além disso, muitos outros cientistas e estudiosos podem não ter nascido na Alemanha, mas tiveram no país grande apoio e ótimas oportunidades para investir em suas teses e reflexões. 

Ainda hoje, a Alemanha é terra de ótimas vantagens para os jovens que querem estudar e trabalhar no exterior, para garantir um futuro de sucesso. 

5. O trânsito é seguro porque as leis valem para todos

Quando pensamos em multas de trânsito, sempre relacionamos aos carros ou outros automóveis. Mas, na Alemanha, ciclistas e condutores de patinete, mesmo que não motorizados, podem sofrer penalidades caso quebrem as leis de trânsito. 

Eles podem ser multados e até levar pontos na carteira de motorista.  

6. São os mestres da reciclagem e do consumo

A Alemanha é o país do mundo que mais recicla. Infelizmente, ela também é um dos países que mais consome plástico. Ao longo dos anos, o governo vem adotando medidas para reduzir o consumo e se tornar mais sustentável em todos os âmbitos, mas ainda não é uma completa realidade. 

7. Os comércios não funcionam todos os dias

Se você está pensando em fazer intercâmbio na Alemanha, você precisa se organizar e ficar ciente: os comércios não abrem aos domingos em praticamente todo o país. Mercados, shoppings, bares, mercearias, praticamente nada abre durante os domingos, com exceção daqueles domingos que caem em datas importantes ou feriados.

Mas não precisa se desesperar. 

As estações de trem mantêm suas lojas de conveniências abertas e você pode recorrer a elas em uma emergência. 

8. Alemão: uma língua de substantivos

Outra curiosidade sobre a Alemanha está no seu idioma, e não é só a sonoridade das palavras da língua alemã que assusta os novos estudantes. A maneira como as frases e as palavras são construídas também pode parecer um pouco complicado. 

Em alemão, é como se você sempre pudesse juntar substantivos infinitamente para uma única expressão. 

Por exemplo, a palavra Rindfleischetikettirungsüberwachungsaufgabenübertragunsgesetz (sim, ela existe!) e significa: “lei sobre transmissão da tarefa de supervisionar o etiquetar da carne de boi”. 

Mas, acredite, nem sempre é tão complicado. E se você quer fazer intercâmbio na Alemanha, mas a língua nativa deles não é seu forte, saiba que boa parte da população fala inglês e é possível até ter aulas no idioma. 

Ficou curioso e quer saber mais das curiosidades sobre a Alemanha bem de perto? Fale com um de nossos especialistas e garanta a chance de estudar nesse país de primeiro mundo. 

estudar-canada-banner