Data Representação de um calendário 21/06/2021

Morar no Chile: como é viver na terra do gelo e do vinho

Um país cheio de encantos que tem o idioma espanhol como oficial. Já pensou morar no Chile, ter acesso a neve, natureza e aprender espanhol?

Muitas pessoas que desejam estudar espanhol escolhem esse lindo país da América do Sul para viver. Isso porque além de ser mais próximo do Brasil, tem toda a facilidade de entrada por fazer parte do Mercosul. Mas como será morar no Chile? 

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Quem decide morar no Chile tem à sua disposição natureza pura. São 175 km de largura que alcançam desde o deserto mais seco do mundo até os vastos campos glaciais do sul. 

Morar no Chile é ter ao seu alcance diversas paisagens como: dunas ressecadas, vales férteis, vulcões, florestas antigas, enormes geleiras e fiordes.

Mas nem só de natureza dá pra se viver, né? Por isso, abaixo, vamos te contar todos os detalhes sobre esse país que encanta os brasileiros pelo turismo.

Cultura chilena

As raízes culturais do Chile são bem diversas, mas possuem uma identidade exclusivamente chilena. Não é como no Brasil, que tem influências de vários lugares do mundo. 

O Chile tem muita influência dos povos indígenas e dá para experimentar suas tradições, descobrir relíquias arqueológicas e explorar a história do país em seus inúmeros museus.

Antes do vinho chileno começar a ser exportado, todas as mesas chilenas tinham barris humildes de vinhos e os avós cuidavam dos pomares do quintal. 

Mas, hoje, o Chile se tornou um produtor mundial, atendendo a paladares sofisticados. Os vinhos do Chile estão entre os melhores do mundo, e os passeios pelas vinícolas são muito famosos entre os turistas.

Atrações turísticas

Como falamos acima, coisas para fazer no Chile não faltam. E os atrativos são bem diversificados e agradam a qualquer tipo de viajante. É possível curtir praia e também curtir neve.

A Patagônia Chilena, que fica no Sul do Chile, é um local que não pode faltar no seu roteiro. Lá, é possível esquiar, explorar montanhas cobertas de neve, visitar lagos de água pura e cristalina, apreciar uma gastronomia surpreendente e, ainda, conhecer uma cultura riquíssima.

Já no Norte do Chile, você vai encontrar o famoso deserto do Atacama, local considerado um dos mais belos do mundo.

Além disso, perto da capital, Santiago, é possível esquiar também nas estações de esqui, como Valle Nevado e Portillo.

E, se quer conhecer as praias, perto de Santiago tem a famosa Viña del Mar e as lindas praias de Algarrobo e Iquique. 

work-travel-banner

Gastronomia Chilena

As comidas do Chile costumam agradar a todos os tipos de paladar. Mas, assim como a cultura chilena tem sua própria identidade, a gastronomia também.

O que chama atenção de nós, brasileiros, é que os chilenos costumam usar abacate em diversos pratos. Inclusive no cachorro quente, que lá é chamado de “completo” ou “italiano”.

As deliciosas empanadas fazem parte do cardápio de todo chileno. Você encontra as iguarias em qualquer esquina e com vários tipos de recheios. No Chile, a empanada mais típica é a de “pino”. Um recheio que conta com uma mistura de carne de vaca moída e guisada, ovo cozido em pedaços, azeitonas e algumas pessoas colocam uvas passas. 

Outros pratos típicos do Chile:

  • Ceviche
  • Lomo a lo pobre
  • Pastel de Choclo
  • Cazuela
  • Choripan 
  • Charquican
  • Sopaipilla

Saúde e segurança na hora de morar no Chile

O país possui um bom sistema público de saúde e os serviços de emergência estão sempre disponíveis.

O sistema de saúde pública é o Fundo Nacional de Saúde (FONASA). Os expatriados que vivem no Chile geralmente só terão acesso aos cuidados de saúde gratuitos se forem residentes ou pagarem impostos no país. 

Você também pode contar com a rede particular de saúde. Os preços variam muito de acordo com a região.

Sobre a segurança no país: de acordo com o estudo InSight Crime, a taxa de homicídios no Brasil é de 29,7, enquanto a do Chile é de apenas 3,3. Isso coloca o Chile na posição de país mais seguro da América Latina.

Clima no Chile

A temperatura no Chile varia de acordo com a região. Em Santiago, por exemplo, no verão, a cidade fica bem quente. As temperaturas costumam chegar a 35 graus. Já no inverno elas podem ficar abaixo de zero.

E é neste momento que você pode aproveitar para curtir a neve: de junho a setembro.

Moeda e custo de vida no Chile

A moeda em vigência por lá desde 1975 é o peso chileno (CLP). A cotação da moeda chilena atualmente é assim: R$1 equivale a 170,65 pesos chilenos.

Em média, o custo de vida na maioria das cidades chilenas gira em torno de 620 mil CLP ou R$ 3.387. Isso contando com gastos básicos: alimentação básica, aluguel e transporte, mas dependendo da cidade escolhida e do seu estilo de vida o custo pode ser bem mais caro.

Apesar de ser um país caro, em relação ao Brasil, ainda é mais econômico fazer um intercâmbio no Chile para aprender o idioma do que na Europa.
Se você deseja morar no Chile para aprender o espanhol, língua oficial do país, entre em contato com os nossos especialistas e saiba como.

estudar-canada-banner