Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Principais países que falam inglês como língua oficial

Principais países que falam inglês como língua oficial

Você sabe quais são os países que falam inglês no mundo? Só para você ter uma noção de volume, o idioma é falado por mais de 1 bilhão de pessoas!

Como terceiro idioma mais falado do mundo, atrás somente do espanhol (2º) e do mandarim (1º), a língua inglesa é falada em diversas nações. Entretanto, é difícil listar com precisão todos os países que falam inglês.

Oficialmente, os países que falam inglês são: Austrália, Bahamas, Canadá, Escócia, Estados Unidos, Granada, Guiana, Inglaterra, Irlanda, Jamaica, País de Gales, Nova Zelândia, Porto Rico e Trinidad.

Porém, além desses, diversos outros países adotam o inglês como segundo idioma oficial ou grande parcela da população o utiliza em seu dia a dia.

Não é à toa que essa é considerada uma língua global!

Curioso para conhecer a lista completa dos países de língua inglesa? Então, continue a leitura e saiba mais!

Quais são os países que falam inglês?

países que falam a língua inglesa

Certamente, Estados Unidos e Inglaterra foram os primeiros a vir à sua mente ao pensar nos países que falam a língua inglesa, não é?

Porém, como já adiantamos, a lista pode ser muito mais longa. Alguns países que você nem imaginava vão aparecer por aqui.

Entre aquelas que falam inglês de forma nativa, como língua oficial e como segundo idioma, são pelo menos 40 nações. É muita gente!

Sem mais delongas, confira a lista completa.

Países que falam inglês como língua nativa

Entre os países que falam inglês como primeira língua, aquele que tem a maior população de falantes nativos é os Estados Unidos.

Afinal, com 337 milhões de habitantes, esse é o terceiro país mais populoso do mundo.

O curioso é que, ao contrário do que acontece no Brasil com a língua portuguesa, a constituição americana não designa o inglês como idioma oficial do país.

Os 15 países falantes nativos da língua inglesa são:

  1. Estados Unidos;
  2. Canadá;
  3. Inglaterra;
  4. Escócia;
  5. País de Gales;
  6. Irlanda do Norte;
  7. Irlanda;
  8. Austrália;
  9. Nova Zelândia;
  10. Porto Rico;
  11. Bahamas;
  12. Guiana;
  13. Granada;
  14. Jamaica;
  15. Trinidad.

É importante lembrar que, além do inglês, o francês também é um idioma oficial do Canadá.

Por isso, se você pretende fazer um intercâmbio nesse país da América do Norte, poderá aprender duas línguas ao mesmo tempo!

Além disso, mesmo em países onde o inglês é a língua oficial, pode haver outros idiomas bastante utilizados, como é o caso da língua espanhola nos Estados Unidos, falada por mais de 40 milhões de residentes no território americano.

O espanhol é, inclusive, a segunda língua mais falada no mundo.

Países que têm o inglês como língua oficial

Como um reflexo do processo de colonização e de globalização, muitos outros países também falam a língua inglesa – mesmo que não de forma nativa.

Isso acontece porque diversos países do continente africano e da Oceania foram colônias do Império Britânico e, por isso, também adotam o inglês como língua oficial.

É o caso de nações como Gâmbia, Gana, Zâmbia, Uganda, Zimbábue, Serra Leoa, Botsuana, Ilhas Maurício, Nigéria, Libéria e Fiji.

Também existem alguns países que falam a língua inglesa como segundo idioma oficial, dentre muitos outros dialetos.

É o caso da Índia, que tem 1,4 bilhões de habitantes e possui o inglês, o hindi e mais 21 idiomas regionais formais. Uma torre de babel!

Entre os países que falam inglês como segunda língua estão:

  • África do Sul;
  • Malta;
  • Índia;
  • Filipinas;
  • Cingapura;
  • Camarões;
  • Lesoto;
  • Malawi;
  • Namíbia;
  • Suazilândia;
  • Tanzânia;
  • Tonga;
  • Samoa Ocidental.

Para resumir de forma visual, confira a seguir o mapa dos países que consideram o inglês como sua língua oficial:

Quantos países falam inglês no mundo?

Determinar quais são os países que falam a língua inglesa é uma tarefa difícil – para não dizer quase impossível.

Isso porque, mesmo que muitos países do mundo não adotem o inglês como língua materna, com certeza o idioma é utilizado dentro das suas fronteiras, sobretudo se for um destino turístico.

É o que acontece com a cidade de Paris, na França, por exemplo.

Sabemos que o povo parisiense prefere falar francês, mas foi “forçado” a utilizar o inglês para melhor atender os turistas de todo o mundo.

Além disso, o inglês está entre os seis idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas, ao lado do francês, mandarim, espanhol, árabe e russo. Ainda, é a língua mais falada no mundo dos negócios e das viagens.

Por que falar inglês?

países de língua inglesa

Em qualquer lugar do mundo, seja em países que têm o inglês como língua oficial ou não, a fluência neste idioma não pode mais ser encarada como diferencial profissional.

Na verdade, cada vez mais saber falar inglês é uma necessidade fundamental para a comunicação no ambiente globalizado atual.

Além de ser considerada a língua oficial da internet ocidental, o inglês é utilizado amplamente por turistas do mundo inteiro, mesmo em países que falam francês, espanhol ou alemão, por exemplo.

No caso do Brasil, além do português, há dezenas de línguas indígenas utilizadas, como por exemplo, o kayapó, o terena, o xavante, o yanomani e o guarani.

Entretanto, o idioma inglês é, infelizmente, falado de forma fluente por apenas uma parcela mínima da população brasileira. Precisamos melhorar já!

Então, já dá para imaginar quais são os motivos para se tornar fluente em inglês, não é? Alguns dos principais deles são:

  • Viajar: além de te ajudar a não passar aperto, saber se comunicar bem na língua inglesa é fundamental para que você possa aprender muito mais sobre a cultura do país que estiver visitando. Conversar com os nativos, entender o dia a dia deles e ampliar o seu repertório cultural são apenas algumas das vantagens que podemos citar.

  • Trabalhar: como dissemos, o inglês deixou de ser um diferencial para se tornar um pré-requisito para muitas profissões no mundo atual. Além disso, dependendo do nível hierárquico, quem sabe falar inglês pode receber mais do que quem não consegue se comunicar no idioma.

  • Estudar: se você busca uma oportunidade de estudar no exterior, saber falar inglês é um dos primeiros passos para realizar esse sonho. Já imaginou estudar o idioma em uma cidade da Califórnia ou fazer a graduação em uma universidade renomada como a de Oxford?

  • Obter conhecimentos: como língua mais falada no mundo, grande parte dos conteúdos científicos são produzidos em inglês. Entendendo bem o idioma, você poderá participar de cursos e até palestras internacionais.

Faça um intercâmbio em países que falam inglês

língua mais falada do mundo

Seja para aprender ou aprimorar os seus conhecimentos, fazer intercâmbio em algum dos países que falam inglês como primeira língua será uma das melhores experiências de sua vida!

Será uma viagem maravilhosa, em que você pode ficar hospedado na casa de uma família estrangeira e conviver diretamente com a cultura local.

Ou, se preferir, pode ficar num dos animados dormitórios estudantis ou apartamentos compartilhados.

Geralmente, os cursos têm duração a partir de 2 semanas, mas podem ser adaptados de acordo com a sua necessidade e as regras do país de destino.

A carga horária das aulas no curso de idiomas normalmente é de 20 horas por semana, mas também pode ser flexibilizada. Tudo para deixar o intercâmbio com a sua cara!

Ainda há a opção de escolher um destino que permite que os estudantes trabalhem durante a temporada de estudos.

Na Austrália, na Nova Zelândia ou na Irlanda, por exemplo, é possível trabalhar por meio período enquanto você faz aulas de inglês. Dá para aprender bem rápido e ainda ganhar uma grana extra!

Então, que tal começar a conhecer o mundo pelos países que falam inglês?

Entre em contato com a nossa equipe e conheça os principais programas de intercâmbio que a Intercultural oferece em cada um desses destinos!

Resumindo…

Quais são os países que falam inglês no Caribe?

Os países do Caribe anglófono, ou seja, aqueles que falam inglês, são: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Dominica, Granada, Jamaica, São Cristóvão e Nevis e São Vicente e Granadinas, Belize, Santa Lúcia e Trinidad e Tobago.

Quais são os países que falam inglês na Europa?

Na Europa, são poucos os países que têm o inglês como língua oficial: Malta, Irlanda, Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Nos demais países do continente, apesar de não ser o idioma oficial, o inglês é amplamente utilizado nos negócios e no turismo.

Quais são os países da África que falam inglês?

Devido ao processo de colonização, muitos países que falam inglês como primeira língua (ou segunda) estão localizados no continente africano.

Alguns exemplos são: África do Sul, Zimbábue, Nigéria, Libéria, Gâmbia, Serra Leoa, Gana, Camarões, Zâmbia, Namíbia, Uganda, Botswana, Ilhas Maurício, Malawi, Quênia, Ruanda, Seicheles, Suazilândia, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Lesoto.

Quais são os países da Oceania que falam inglês?

Na Oceania, os principais países de língua inglesa são: Austrália, Nova Zelândia, Fiji, Nauru, Papua-Nova Guiné, Tonga e Samoa Ocidental.

Quais são os países que falam inglês como segunda língua?

Alguns dos países que têm o inglês como segundo idioma oficial são: Malta, África do Sul, Índia, Camarões, Lesoto, Namíbia, Filipinas, Cingapura, Nauru, Suazilândia, Tanzânia, Tonga e Samoa Ocidental.

RELACIONADOS
Currency notes of Argentine peso cash.Economic,financial crisis in Argentina, economy, money, bank concept, background
Descubra 7 países onde o real vale mais que a moeda local
Viajar para países onde o real vale mais torna a sua viagem econômica - e ainda mais interessante. Confira alguns destinos onde nossa moeda é valorizada!
Figture traveler with red pushpin and a map travel concept.

Países com mais brasileiros: confira o top 5
Está buscando um país que ofereça mais oportunidades para estrangeiros? Neste artigo, confira a lista dos países com mais brasileiros.
panoramic shot of glasses, calculator and resume templates on wooden table
Como colocar intercâmbio no currículo: veja exemplos
Teve uma experiência internacional e quer alavancar sua vida profissional? Leia o artigo completo e veja como colocar intercâmbio no currículo!
custo-vida-escocia
Custo de vida na Escócia: confira os principais gastos
Saber o custo de vida na Escócia é importante para quem deseja estudar por lá. Neste artigo, confira os principais gastos para morar na Escócia.
museus-madrid
Museus em Madrid: conheça os 5 mais importantes
Para conhecer uma cidade, mergulhe em sua história. Neste artigo, listamos os 5 mais importantes museus de Madrid que merecem a visita. Confira!
clima-barcelona
Clima em Barcelona: qual a melhor época para visitar?
Quer fazer um intercâmbio de espanhol nessa cidade encantadora e litorânea da Espanha? Confira o clima em Barcelona antes de viajar!
Carregando

Faça seu orçamento

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.