Data Representação de um calendário 27/07/2021

População da Alemanha: conheça o país multicultural

A população da Alemanha é uma das mais tradicionais e modernas do mundo. E há muito que podemos aprender com esse país acolhedor e multicultural.

A população da Alemanha é privilegiada por viver em um país repleto de belas cidades históricas e ter uma cultura que é valorizada e incentivada até os dias de hoje.

O país, que antes fora palco das Grandes Guerras Mundiais, hoje é reconhecido como uma das maiores potências e que trabalha para garantir os melhores investimentos, principalmente na área da tecnologia. Desde cedo, a  população da Alemanha é incentivada e encorajada a ter orgulho de suas raízes e de suas tradições.

Mas nem por isso a população da Alemanha deixa de ser receptiva e aberta a novos conhecimentos, culturas e pessoas. Então, que tal conhecer um pouco mais sobre esse país, seus costumes e tradições? 

Fatos sobre a população da Alemanha

Atrás somente da Rússia, a terra da cerveja ocupa o posto de país mais populoso da Europa, com mais de 84 milhões de habitantes (2021), dos quais cerca de 60 mil são brasileiros, e é um voto de muito peso em organizações importantes como a ONU, o Fundo Monetário Internacional e claro, a União Europeia. 

Mas a Alemanha nem sempre foi um país mega populoso. Há alguns anos a baixa natalidade era algo que preocupava o governo que precisou recorrer a algumas táticas para driblar o problema como: 

  • Direitos de licença maternidade e paternidade.
  • Incentivos para intercâmbio estudantil.
  • Incentivos para trabalhadores estrangeiros.

E mesmo tendo muitos imigrantes brasileiros no país, talvez o que causa maior estranheza é que, diferentemente dos brasileiros, os alemães não são conhecidos por serem o povo mais caloroso do mundo. Mas isso não significa que eles não sejam divertidos e receptivos, só demoram um pouco mais para fazer amizades. 

Para quem quer se divertir e conhecer bastante gente, é em Berlim a cidade mais visitada do país, que a diversão costuma acontecer Ela atrai milhões de turistas interessados em conhecer mais sobre a sua história, mas também em aproveitar os bares e eventos que dão vida à cidade durante a noite. 

E, apesar de ter o alemão como idioma oficial, boa parte da população é fluente em inglês ou consegue se comunicar muito bem no idioma. Então, se você quer fazer intercâmbio na Alemanha para estudar inglês, saiba que é possível e uma prática bastante comum.

Cada vez mais pessoas optam por realizar um intercâmbio estudantil para aperfeiçoar o inglês em países europeus, tendo em vista que o custo-benefício pode ser mais atrativo para algumas pessoas e os sistemas de educação são renomados em mais de uma área.

Na Alemanha, por exemplo, educação é sinônimo de orgulho e até de festa. Quando uma criança ingressa no primeiro ano do fundamental, toda a família entra em felicidade e é muito comum darem presentes ou celebrarem, mesmo que com uma comemoração pequena, esse novo ciclo que se inicia. 

Alemão e inglês são mais parecidos do que você pensa

Ok, a gente sabe que se formos comparar uma língua com a outra, principalmente as pronúncias e entonações, não é possível ver muita semelhança, não é?

Mas você sabia que, assim como o alemão, o inglês é uma língua germânica, que sofreu influência pelo que conhecemos como “anglo-saxão” e foi se moldando até chegar no inglês que conhecemos hoje. 

work-travel-banner

Quem sabe, enquanto você estudar inglês na Alemanha, você não encontre mais algumas semelhanças. 

5 eventos importantes que acontecem na Alemanha

Os alemães são bastante conhecidos por serem bastante fechados, mas isso não quer dizer que eles não gostem de uma boa festa. 

  • Oktoberfest;
  • Frankfurt Book Fair;
  • Feira Livre de Bremen;
  • Aniversário de Porto Hamburgo;
  • Semana de Kiel.

Oktoberfest

Você já deve ter ouvido falar desse festival que tem até uma variação aqui no Brasil, em Santa Catarina, onde muitos imigrantes alemães fincaram raízes. 

A festa consiste em dias de celebração com roupas, comidas, bebidas e danças inspiradas nos ancestrais. E, como você já deve imaginar, as principais atrações da festa são as cervejas e as linguiças. 

Frankfurt Book Fair

Frankfurt foi palco de muitos eventos importantes no passado e hoje é considerada o centro de negociações da Alemanha. Por isso, ela atrai centenas de empresários e pessoas ligadas ao mundo dos negócios, o que pode ser uma grande vantagem para quem quer fazer intercâmbio na Alemanha e melhorar o networking. 

É na cidade que acontece a maior feira de livros do mundo inteiro que, a cada ano, escolhe um país estrangeiro para basear a temática da festa, e a literatura desse país se torna o tema principal da feira. 

Feira Livre de Bremen

Dos eventos alemães, esse é um dos mais antigos e mais longos. Ela acontece desde 1035 e hoje, séculos depois, a festividade acontece por 17 dias em outubro.

Os moradores e demais participantes se juntam para criar uma série de procissões, passeatas, desfiles e deliciosos pratos para comemorar. 

Aniversário de Porto Hamburgo

Quem não gosta de celebrar uma festa de aniversário? E Hamburgo sabe celebrar como ninguém.

O evento é a maior festa portuária do mundo e seus eventos incluem atrações terrestres, marítimas e até aéreas, sem contar o lindo show de fogos de artifício.  

Semana de Kiel

Para os amantes do mundo marítimo, a Alemanha apresenta a Semana de Kiel, onde o foco da celebração são barcos a vela históricos que envolvem mais de 100 navios e participantes do mundo inteiro. 


Quer conhecer e viver a melhor experiência com a população da Alemanha? Fale com um de nossos especialistas em intercâmbio.

estudar-canada-banner