Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Proficiência em espanhol: o que é e como consegui-la?

Proficiência em espanhol: o que é e como consegui-la?

Ao redor do mundo, cerca de 22 países falam o idioma como língua oficial, o que a torna uma das línguas mais faladas do mundo e uma das mais requisitadas no mercado de trabalho. 

Para constatar a sua proficiência em espanhol, é preciso garantir o Diploma do Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), que mensura o quanto o candidato é capaz de ler, entender, interpretar, escrever e se comunicar claramente com o idioma. 

E existem muitas formas de alcançar a proficiência em espanhol e garantir seu certificado de fluência. 

Níveis de proficiência em Espanhol.

Os testes do DELE são todos preparados e avaliados, levando em consideração o Quadro Comum Europeu de referência (QCE) do Conselho da Europa.

  • Nível de proficiência A1 – Iniciante;
  • Nível de proficiência A2 – Básico;
  • Nível de proficiência B1 – Intermediário;
  • Nível de proficiência B2 – Usuário Independente;
  • Nível de proficiência C1 – Proficiência operativa eficaz;
  • Nível de proficiência C2 – Domínio Pleno. 

Nível de proficiência A1 – Iniciante.

Nesse nível, o teste constata que o estudante tem competência suficiente para compreender e usar expressões mais simples e cotidianas no idioma, como pedir informações na rua ou manter uma conversa.

Nível de proficiência A2 – Básico.

Neste nível, o estudante está apto para ter diálogos mais elaborados e conversas sobre seus assuntos de interesses, sobre planos para o futuro, profissões, mas ainda se mantendo em diálogos mais básicos. 

Nível de proficiência B1 – Intermediário.

Este é um nível onde, teoricamente, o candidato está começando a ganhar confiança e aptidão entre o nível básico e intermediário, mas não está completamente garantido para diálogos mais complexos. 

Nível de proficiência B2 – Usuário Independente.

Este considera que o candidato está em um nível maior de capacitação para situações diárias que exigem mais conhecimentos da língua e um maior conhecimento de vocabulário. Algo entre o intermediário-avançado. 

Nível de proficiência C1 – Proficiência operativa eficaz.

Este nível de conhecimento demonstra que o candidato já tem a competência necessária para utilizar o idioma de forma mais avançada. Geralmente, é esse nível de proficiência cobrado de quem pretende fazer graduação ou um curso profissionalizante no exterior. 

Nível de proficiência C2 – Domínio Pleno.

Este é o nível de proficiência mais alto, onde o candidato está apto para se comunicar em qualquer situação em espanhol e já pode ser considerado fluente em espanhol.

Como garantir uma boa classificação no DELE?

Quanto maior for seu conhecimento e sua habilidade em compreender e manter uma comunicação clara, maiores serão seus resultados no DELE. E você pode adquirir esse conhecimento de algumas formas pelas quais você pode optar.

Você pode fazer um curso de idiomas e aprender da maneira mais tradicional sobre o espanhol ou até mesmo um curso preparatório especificamente para realizar a prova do DELE e aumentar a sua confiança nas suas habilidades. 

Mas, se você quer optar por algo que vá além do curso de idiomas e viver algo que te desafie um pouco mais, por que não optar por fazer intercâmbio para um país que fale espanhol

Intercâmbio para garantir sua fluência em espanhol?

Viver a experiência de um intercâmbio é, além de inesquecível, a oportunidade de aprender espanhol na prática e adquirir toda a confiança necessária no idioma. E acredite, é sim possível adquirir a proficiência fazendo intercâmbio.

Você pode optar por fazer intercâmbio na Espanha, e conhecer alguns dos mais importantes patrimônios históricos-culturais da humanidade. Ou então, você pode se aventurar em um dos nossos vizinhos sul-americanos que falam espanhol, como a Argentina, ou o Chile. 

Acredite, existem muitas opções para quem deseja fazer intercâmbio e ficar um passo mais perto de se tornar fluente em espanhol. E só tem vantagens:

  • Conheça um novo país;
  • Se apaixone por uma nova cultura;
  • Crie memórias para a vida toda;
  • Conheça pessoas do mundo inteiro;
  • Adquira confiança e independência.

Se você está se preparando, ou quer uma ajudinha para garantir os melhores resultados no seu  teste de proficiência em espanhol, entre em contato com um de nossos consultores.

RELACIONADOS
Currency notes of Argentine peso cash.Economic,financial crisis in Argentina, economy, money, bank concept, background
Descubra 7 países onde o real vale mais que a moeda local
Viajar para países onde o real vale mais torna a sua viagem econômica - e ainda mais interessante. Confira alguns destinos onde nossa moeda é valorizada!
Figture traveler with red pushpin and a map travel concept.

Países com mais brasileiros: confira o top 5
Está buscando um país que ofereça mais oportunidades para estrangeiros? Neste artigo, confira a lista dos países com mais brasileiros.
panoramic shot of glasses, calculator and resume templates on wooden table
Como colocar intercâmbio no currículo: veja exemplos
Teve uma experiência internacional e quer alavancar sua vida profissional? Leia o artigo completo e veja como colocar intercâmbio no currículo!
Carregando

Faça seu orçamento

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.