Data Representação de um calendário 13/07/2021

Proficiência em espanhol: o que é e como consegui-la?

Segundo o DELE, existem 6 níveis de proficiência em espanhol. Confira tudo o que precisa saber para conquistar seu diploma de fluência.

Ao redor do mundo, cerca de 22 países falam o idioma como língua oficial, o que a torna uma das línguas mais faladas do mundo e uma das mais requisitadas no mercado de trabalho. 

Para constatar a sua proficiência em espanhol, é preciso garantir o Diploma do Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), que mensura o quanto o candidato é capaz de ler, entender, interpretar, escrever e se comunicar claramente com o idioma. 

E existem muitas formas de alcançar a proficiência em espanhol e garantir seu certificado de fluência. 

Níveis de proficiência em Espanhol.

Os testes do DELE são todos preparados e avaliados, levando em consideração o Quadro Comum Europeu de referência (QCE) do Conselho da Europa.

  • Nível de proficiência A1 – Iniciante;
  • Nível de proficiência A2 – Básico;
  • Nível de proficiência B1 – Intermediário;
  • Nível de proficiência B2 – Usuário Independente;
  • Nível de proficiência C1 – Proficiência operativa eficaz;
  • Nível de proficiência C2 – Domínio Pleno. 

Nível de proficiência A1 – Iniciante.

Nesse nível, o teste constata que o estudante tem competência suficiente para compreender e usar expressões mais simples e cotidianas no idioma, como pedir informações na rua ou manter uma conversa.

Nível de proficiência A2 – Básico.

Neste nível, o estudante está apto para ter diálogos mais elaborados e conversas sobre seus assuntos de interesses, sobre planos para o futuro, profissões, mas ainda se mantendo em diálogos mais básicos. 

Nível de proficiência B1 – Intermediário.

Este é um nível onde, teoricamente, o candidato está começando a ganhar confiança e aptidão entre o nível básico e intermediário, mas não está completamente garantido para diálogos mais complexos. 

Nível de proficiência B2 – Usuário Independente.

Este considera que o candidato está em um nível maior de capacitação para situações diárias que exigem mais conhecimentos da língua e um maior conhecimento de vocabulário. Algo entre o intermediário-avançado. 

work-travel-banner

Nível de proficiência C1 – Proficiência operativa eficaz.

Este nível de conhecimento demonstra que o candidato já tem a competência necessária para utilizar o idioma de forma mais avançada. Geralmente, é esse nível de proficiência cobrado de quem pretende fazer graduação ou um curso profissionalizante no exterior. 

Nível de proficiência C2 – Domínio Pleno.

Este é o nível de proficiência mais alto, onde o candidato está apto para se comunicar em qualquer situação em espanhol e já pode ser considerado fluente em espanhol.

Como garantir uma boa classificação no DELE?

Quanto maior for seu conhecimento e sua habilidade em compreender e manter uma comunicação clara, maiores serão seus resultados no DELE. E você pode adquirir esse conhecimento de algumas formas pelas quais você pode optar.

Você pode fazer um curso de idiomas e aprender da maneira mais tradicional sobre o espanhol ou até mesmo um curso preparatório especificamente para realizar a prova do DELE e aumentar a sua confiança nas suas habilidades. 

Mas, se você quer optar por algo que vá além do curso de idiomas e viver algo que te desafie um pouco mais, por que não optar por fazer intercâmbio para um país que fale espanhol

Intercâmbio para garantir sua fluência em espanhol?

Viver a experiência de um intercâmbio é, além de inesquecível, a oportunidade de aprender espanhol na prática e adquirir toda a confiança necessária no idioma. E acredite, é sim possível adquirir a proficiência fazendo intercâmbio.

Você pode optar por fazer intercâmbio na Espanha, e conhecer alguns dos mais importantes patrimônios históricos-culturais da humanidade. Ou então, você pode se aventurar em um dos nossos vizinhos sul-americanos que falam espanhol, como a Argentina, ou o Chile. 

Acredite, existem muitas opções para quem deseja fazer intercâmbio e ficar um passo mais perto de se tornar fluente em espanhol. E só tem vantagens:

  • Conheça um novo país;
  • Se apaixone por uma nova cultura;
  • Crie memórias para a vida toda;
  • Conheça pessoas do mundo inteiro;
  • Adquira confiança e independência.

Se você está se preparando, ou quer uma ajudinha para garantir os melhores resultados no seu  teste de proficiência em espanhol, entre em contato com um de nossos consultores.

estudar-canada-banner