Data Representação de um calendário 04/08/2021

É possível viver bem com o salário mínimo na Alemanha?

Quer ter a oportunidade de trabalhar e estudar no exterior? Descubra se é possível viver bem com o salário mínimo na Alemanha e quais as vantagens.

A Alemanha é um dos melhores países para quem quer trabalhar e estudar no exterior e conquistar ótimas oportunidades no mercado de trabalho. Mas, quando se trata de estudantes estrangeiros, será que é possível ter qualidade de vida com o salário mínimo na Alemanha? 

Segundo o Governo Alemão, o salário mínimo na Alemanha é de 9,50 € por hora. Mas a previsão é de que, até julho de 2022, o valor seja reajustado para 10,45 €  por hora. Claro que, para quem vai fazer intercâmbio na Europa, há algumas regras diferentes sobre o que pode e o que não pode ser feito. 

Nesse post, vamos listar as principais regras para quem quer garantir as vantagens de viver em um país de primeiro mundo e se o salário mínimo na Alemanha vale a pena para os estudantes estrangeiros. 

Quais as vantagens de trabalhar e estudar no exterior? 

Os alunos que optam pelo programa Work and Study podem desfrutar de muitas vantagens no exterior, sendo as principais delas:

  1. Trabalhar no exterior e ganhar em Euro ajuda nos custos da viagem.
  2. Praticar o idioma durante o seu trabalho.
  3. Ter a oportunidade de ganhar uma experiência profissional de peso. 

Quero trabalhar e estudar na Alemanha, mas não falo alemão

Essa é uma dúvida muito comum entre os estudantes interessados em conquistar novas oportunidades no país. Mas, para quem fala ou quer aprimorar o inglês, temos uma boa notícia. 

work-travel-banner

Algumas das maiores cidades alemãs, como Berlim, são muito diversificadas e atraem moradores, estudantes e trabalhadores de todas as partes do mundo. Por isso, o inglês acaba sendo um idioma amplamente falado no país. 

Quais os requisitos para conseguir uma permissão de trabalho na Alemanha? 

Antes de mais nada, é importante saber que estudantes brasileiros não precisam de nenhuma autorização ou visto diferencial. Mas para garantir a permissão de trabalho na Alemanha o aluno precisa: 

  • Estar matriculado em um curso de graduação ou pós-graduação no país. 
  • Solicitar e conseguir uma permissão de residência de estudante universitário no país ainda nos seus primeiros 90 dias.
  • Renovar a permissão de residência estudantil a cada 2 anos. 

Caso o estudante tenha interesse em manter seu emprego na Alemanha após o fim da sua graduação, é possível. Mas ele precisa solicitar uma nova autorização de residência. Se for aprovado, ele pode exercer seu trabalho no país pelos próximos 18 meses. 

Legal, né? Por último, mas não menos importante, você precisa saber que:

  • Alunos estrangeiros têm permissão para trabalhar por meio período, desde que isso não atrapalhe o rendimento de seus estudos. 
  • Segundo o site Numbeo, o poder de compra na Alemanha é 167% maior que o do Brasil. O que permite aproveitar uma ótima qualidade de vida, mesmo trabalhando só por meio período. 

Conquiste as melhores oportunidades com a Intercultural

A gente sabe como garantir a chance de trabalhar e estudar no exterior é um grande passo, e que também pode gerar muitas dúvidas. Por isso, estamos à disposição.


Fale com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre o salário mínimo na Alemanha e todos os programas de intercâmbio que a Intercultural tem a oferecer.

estudar-canada-banner