Data Representação de um calendário 11/03/2021

Saiba como aprender espanhol, porque e onde estudar

Conheça diversas formas de como aprender espanhol. Entenda a importância de estudar o idioma. Saiba onde fazer um curso de espanhol no exterior.

Se você já fala inglês e está querendo aprender um segundo idioma mas ainda não decidiu qual escolher, que tal optar pelo espanhol? No post de hoje, vamos te mostrar como aprender espanhol da forma mais eficiente e para a vida toda!

Então, além de entender como aprender espanhol, você também vai saber onde e porque estudar uma das línguas mais faladas no mundo.

Nesse sentido, entender como aprender espanhol é uma oportunidade de falar uma terceira língua, enriquecer o currículo profissional e ganhar um diferencial a mais no mercado de trabalho. 

Imagine só: durante uma entrevista de trabalho, você pode dizer ao entrevistador que é fluente em dois idiomas, além do português. Com certeza, te coloca numa posição de destaque frente aos demais candidatos, não é mesmo?!

Logo, vem com a gente e descubra tudo sobre porque, onde e como aprender espanhol para ampliar as suas possibilidades de sucesso profissional!

Portanto, antes de mais nada, vamos contar para você um pouco mais sobre o idioma espanhol, que é uma das línguas mais faladas no mundo, e por que você deve aprendê-la.

Por que aprender espanhol?

Em primeiro lugar, saiba que o espanhol é falado por cerca de 543 milhões de pessoas no mundo todo, sendo a quarta língua mais utilizada. 

Nesse sentido, as três línguas mais faladas no mundo são o inglês (1°/1,35 bilhões), o mandarim (2°/1,12 bilhões) e o hindi (3°/600 milhões).

Entretanto, se considerarmos somente o número de usuários nativos do idioma, que o utilizam como primeira língua, o espanhol pode ser considerado como a segunda maior língua, com aproximadamente 471 milhões de falantes, atrás apenas do mandarim, com 921 milhões.

Falado como primeira língua em mais de 22 países, está presente em grande parte dos países do mundo situados na América do Norte, na Europa, na América do Sul, na África e na Ásia.

É também um dos idiomas oficiais da Comunidade Europeia, da Organização das Nações Unidas (ONU), do Mercosul e de outras entidades internacionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos.

Por último, outra motivação para aprender a falar espanhol é que ela é uma língua mais fácil de ser assimilada por falantes nativos do português.

Isto porque ela apresenta algumas similaridades com o nosso idioma, na sua estrutura e pronúncia, que facilitam o seu aprendizado pelos falantes de português. A maior vantagem para nós, não é mesmo?!

Como aprender espanhol?

Existem diversas maneiras para você aprender espanhol. Você pode estudar por conta própria, com professores, em um curso de espanhol, no Brasil ou no exterior, através de um intercâmbio de idiomas.

Como aprender espanhol sozinho

Estudar sozinho pode ser mais difícil para manter a disciplina necessária para o aprendizado, contudo, algumas pessoas são autodidatas, têm maior facilidade para estudar por conta própria e realmente conseguem aprender. É possível! Veja algumas sugestões:

  • Ler livros didáticos e revistas
  • Consumir conteúdo digital na web: artigos, jogos, aplicativos, vídeos
  • Ouvir músicas
  • Assistir programas na televisão (com idioma original e legendas em espanhol)
  • Participar de redes sociais e se conectando com nativos e outros estudantes do idioma
  • Conversar com outras pessoas falantes do idioma

E uma dica importante para o seu aprendizado solo é: tenha um dicionário sempre por perto. Aí, toda vez que você se deparar com alguma palavra desconhecida, procure o seu significado imediatamente e copie numa folha de papel, pelo menos umas três vezes. 

Além disso, leia em voz alta e repita algumas vezes para memorizar a pronúncia e o som dos fonemas. 

Fazendo isso, você enriquece o vocabulário e treina o seu cérebro a assimilar de forma mais eficiente!

Agora, se você não tem o perfil para estudar sozinho, então o caminho é buscar a orientação de professores particulares ou em um curso de espanhol.

Como aprender espanhol com professores

Atualmente, é possível ter aulas particulares com professores nativos do idioma em casa, em algum curso de espanhol presencial ou no ambiente online.

Neste aspecto, além de prover a orientação necessária para o aprendizado, ensinando e corrigindo os seus erros imediatamente, a presença do professor vai te ajudar a manter a disciplina e o comprometimento com o aprendizado da língua.

Por fim, aprender espanhol com professores viabiliza o exercício da comunicação e expressão da língua, na medida em que promove a interação do mestre com os seus alunos, e destes com os demais estudantes.

E o curso de espanhol pode ser no lugar onde você mora, que não adota o espanhol como idioma oficial, ou em outro país.

Onde aprender espanhol?

A nossa recomendação sobre onde aprender um idioma é que você escolha um país em que a língua pretendida, ou seja, o espanhol, seja utilizada como idioma oficial, falada por toda a população.

Fazendo isso, o estudante não somente facilita o aprendizado pela interação constante com os habitantes nativos do idioma, mas também tem uma vivência internacional única, com profunda imersão na cultura estrangeira.

Dessa forma, é possível aprender espanhol sem morar na Espanha, em qualquer um dos mais de 22 países que o utilizam como primeira língua, como por exemplo, Espanha, Argentina, Chile, México, Panamá, Costa Rica, dentre outros.

Entretanto, saiba que morar na Espanha, aprender o idioma no seu berço e, de quebra, ainda poder viajar facilmente por toda a Europa, são atrativos inigualáveis do intercâmbio na Espanha.

E onde morar na Espanha para estudar espanhol? 

As cidades mais interessantes, com total infraestrutura, condições e atrações incríveis para você estudar a língua espanhola no continente europeu são:

  • Barcelona
  • Madrid (capital do país)
  • Málaga
  • Sevilha
  • Valência

Como aprender espanhol no intercâmbio

Sem dúvida, o intercâmbio é uma das melhores formas de aprender espanhol, pois possibilita uma imersão completa na cultura e na língua. Desta forma, morar no exterior é a melhor maneira para aprender espanhol. 

Sendo assim, além da oportunidade de conhecer um novo país, você tem aulas com professores nativos no idioma, extremamente dedicados e qualificados. 

Você também tem a oportunidade de expandir o seu networking e fazer novas amizades, conhecer colegas com o mesmo objetivo de aprendizagem que o seu, provenientes das mais diversas nacionalidades: americanos, alemães, coreanos, chineses, japoneses, por aí vai!

O mais legal do intercâmbio no exterior, e sua principal vantagem para o aprendizado de um idioma, é que, mesmo fora da sala de aula, o aprendizado continua.

Isto porque, a vivência do dia a dia e a interação com a população local, na rua, nas lojas, na balada, na praia e em qualquer outro lugar, faz com que você pense e fale outra língua o tempo todo. 

Assim, possibilita um domínio tão completo do idioma que chega ao ponto de você sonhar que está falando em outra língua. Não é incrível?

Confira agora, os principais detalhes sobre o programa de intercâmbio para aprender espanhol.

Intercâmbio de espanhol

Antes de mais nada, a idade mínima para participar do intercâmbio de idiomas é de 16 anos. A duração do programa é bem flexível, podendo iniciar com duas semanas até 12 meses. 

Na verdade, a duração do curso vai depender do nível de conhecimento prévio da língua, dos objetivos de aprendizagem e da disponibilidade de tempo e recursos do estudante, além das regras aplicadas no país destino.

A carga horária do curso também pode ser ajustada, a partir de 15 horas semanais (part time), até 40 horas por semana (full time). Incluem aulas ministradas por professores nativos em espanhol, especializados no ensino da língua para estrangeiros.

Os conteúdos são teóricos e práticos e abrangem estrutura gramatical, leitura, escrita, pronúncia, interpretação e compreensão da linguagem. 

Além de atividades para promover a interação entre alunos, professores e a comunidade local.

Dentre as várias modalidades de cursos de idiomas disponíveis para intercâmbio, a Intercultural oferece:

  • Idioma geral
  • Idioma técnico
  • Idioma voltado para faixa-etárias específicas (teen, adultos)
  • Cursos em família/grupos
  • Cursos combinados com atividades, passeios, habilidades, hobbies
  • Cursos que incluem projetos de voluntariado
  • Cursos preparatórios para testes de proficiência 
  • Cursos preparatórios e certificados para professores de língua estrangeira 
  • Aulas particulares voltadas a vocabulários e habilidades específicas

Acomodação no intercâmbio de espanhol

A acomodação dos alunos estrangeiros é realizada de acordo com o perfil de cada estudante.

As casas de família (host family) proporcionam profunda imersão cultural e no idioma. A convivência com os membros da família estrangeira e a participação do aluno nas atividades cotidianas da casa possibilitam que ele potencialize o seu aprendizado.

As residências estudantis são destinadas a participantes do programa maiores de 18 anos, com perfil mais independente e que não se importam em compartilhar o espaço (quarto/banheiro) com outros alunos. 

Nesse sentido, a experiência de morar em uma residência estudantil ajuda a desenvolver a responsabilidade e a autonomia do participante, além de igualmente proporcionar bastantes oportunidades de interação e ampliação da rede de relacionamentos internacionais.

Algumas escolas ainda disponibilizam ótimas opções em apartamentos, hotéis, albergues ou studios, capazes de atender famílias ou grupos que precisam de maior privacidade.

Em conclusão, no post de hoje você aprendeu tudo sobre onde, porque e como aprender espanhol, uma importante língua no contexto mundial e uma excelente opção de segundo idioma, se você já fala outra língua, como o inglês.

E, para fechar com chave de ouro este assunto tão interessante, vamos lembrar de três regrinhas de ouro que você deve seguir à finco: disciplina, constância e imersão total.

Descubra muito mais sobre os melhores destinos e as diversas maneiras de como aprender espanhol. Mande uma mensagem para nosso consultor em intercâmbio de espanhol e confira as super condições que preparamos para você. Hasta la vista!

Referências