Data Representação de um calendário 12/01/2021

Host Family – Seja Recebido por uma Família no Exterior!

Conheça tudo sobre a host family para intercâmbio no exterior. Veja como funciona, vantagens, quem pode usar e mais. Confira dicas imperdíveis!

Um dos maiores desafios para os intercambistas é, sem dúvida, decidir onde ficar hospedado durante o período do curso no exterior. Afinal, são muitas as opções de acomodação, como hotel, albergue, apartamento, dormitório ou residência estudantil e a popular host family.

Cada uma tem as suas vantagens e desvantagens, de acordo com o perfil e os objetivos de cada estudante. Neste artigo, vamos falar tudo sobre a forma de acomodação mais procurada e, com certeza, a mais eficaz para o seu aprendizado de idiomas: a host family.

Porém, antes de continuarmos, deixe-nos explicar para você que host family é uma tradução para “família hospedeira”, e também é chamada de homestay.

Ou seja, é uma casa de família, que recebe alunos estrangeiros de diversas modalidades de intercâmbio em seu ambiente familiar, compartilha a vivência do cotidiano daquele lugar e oferece um quarto e alimentação em troca de uma ajuda financeira.

Dessa forma, a homestay trata-se de uma opção de acomodação para os intercambistas que buscam uma maior imersão na cultura local, assim como, a interação pessoal, o aconchego, a segurança e a informalidade da hospedagem em um ambiente familiar. 

Neste aspecto, a acomodação em uma host family também pode diminuir a saudade da família que ficou no Brasil e proporcionar muitos bons momentos de aprendizado e experiências incríveis, tanto para o intercambista, quanto para a família hospedeira!

Assim, para você saber de tudo sobre a acomodação no ambiente familiar, vamos apresentar mais detalhes sobre a host family e abordaremos os seguintes temas neste artigo:

  1. Como funciona a host family?
  2. Como são as famílias da host family?
  3. Vale a pena optar pela host family?
  4. Eu posso ficar em uma host family?
  5. Preciso falar bem o idioma para ficar em uma host family?
  6. Dicas para aproveitar a sua estadia na host family

1. Como funciona o host family?

Como citado acima, a host family hospeda alunos estrangeiros em programas de intercâmbio e é paga para isso. Dependendo dos programas, podem receber mais de um estudante ao mesmo tempo, em quartos individuais ou compartilhados.

Geralmente, o banheiro é compartilhado e as refeições, como o café da manhã e o jantar, estão incluídos no custo da acomodação. O estudante também pode circular pela casa de família e usufruir da sua estrutura, sempre obedecendo às orientações dos anfitriões.

Normalmente, a escolha da família pelo estudante é feita com antecedência, antes do embarque para o destino. Inclusive, é comum entrevistas online entre o estudante e a família hospedeira para se apresentar e estreitar o relacionamento.

E este é o momento certo para o estudante fazer todas as perguntas e tirar todas as dúvidas sobre o programa de acomodação na casa de família.

2. Como são as famílias da host family?

Se você está se perguntando como são as famílias hospedeiras, saiba que, para receber intercambistas, a família hospedeira passa em primeiro lugar por um processo de seleção com uma entrevista pessoal, inclusive.

Nesta entrevista, são avaliados tanto os quesitos de infraestrutura da casa, quanto os hábitos e costumes da família. Afinal, é muito importante que o intercambista seja recebido em um ambiente limpo, saudável, respeitoso, seguro e acolhedor. 

Da mesma forma, é fundamental que o intercambista conheça e respeite os costumes da família hospedeira também. Assim como siga as regras impostas para o bom convívio comum em um ambiente familiar. Como, por exemplo:

  • Tempo limite para tomar banho
  • Utilização do wi-fi, ar condicionado, da televisão etc.
  • Horários da casa: refeições, acordar, dormir, chegar em casa
  • Possibilidade de usar a máquina de lavar roupa
  • Acesso a geladeira quando sentir fome
  • Dentre outras

3. Vale a pena optar pela host family?

Olha, a vivência em uma casa de família estrangeira durante um programa de intercâmbio é sensacional não somente para o aprendizado do idioma, mas também é garantia de aprender algo novo todos os dias!

E quando a gente aprende a cultura vivenciando os hábitos locais, fica muito mais fácil assimilar a forma de falar e utilizar a língua estrangeira nas diversas situações corriqueiras. 

Ainda por cima no ambiente familiar, onde o aprendizado do inglês, por exemplo, voa alto e a gente nunca mais esquece!

Sem contar que o estudante vai provar novidades todos os dias e vai poder fazer novas escolhas, desenvolver novos hábitos e crescer pessoalmente. A gastronomia é uma área onde o intercambista poderá experimentar novos sabores constantemente.

Por exemplo, você sabia que o café da manhã tradicional na Austrália é composto por torrada com abacate? Temperado com sal, pimenta e de preferência com ovo de gema mole por cima. Estranho? Hum, é uma delícia!

work-travel-banner

Da mesma forma, o nosso popular feijão é vendido nos Estados Unidos em latas e com sabor doce. Imagine que na Inglaterra um dos pratos mais populares é peixe frito com batata frita, o chamado fish and chips! 

Assim como, em diversos países, a água da torneira é potável e não é necessário filtrar ou beber água mineral!

Além disso, os horários das refeições e de várias outras atividades podem variar bastante de acordo com o clima do destino. Nos países onde o inverno é mais rigoroso, por exemplo, costuma-se jantar bem cedo, por volta das cinco da tarde!

Estes são exemplos de costumes locais que você aprende em uma casa de família. Portanto, a sua imersão cultural é bastante acelerada, além do grande desenvolvimento da capacidade de adaptação.

4. Eu posso ficar em uma host family?

Normalmente, o homestay é a única opção de acomodação para estudantes de intercâmbio com idade entre 16 e 18 anos, entretanto, intercambistas adultos são bem-vindos também.

Assim, praticamente qualquer pessoa pode ficar no host family e, para isso, é importante entender as especificidades de cada um: do estudante e da host family. 

Questões como alergias diversas, restrições médicas e alimentares, fumo, dentre outras, são muito importantes e devem ser identificadas e esclarecidas no início do processo de escolha da host family. 

Da mesma forma, aspectos religiosos podem interferir no cotidiano da família e do intercambista.

Então, saiba que é nosso papel entender essas especificidades e orientá-lo no processo de escolha e confirmação da sua hospedagem.

Por isso, o nosso sistema de inscrição do estudante prevê todas essas dúvidas comuns!  E a host family passa pelo mesmo filtro até encontrarmos o “match” perfeito!

5. Preciso falar bem o idioma para ficar em uma host family?

Outra dúvida que permeia a cabeça do estudante candidato a hóspede na host family e gera muita insegurança é o desconhecimento do idioma local. Contudo, não tenha medo de falar errado. Afinal, você está lá para aprender!

Embora para você tudo seja uma grande novidade, saiba que, para as famílias hospedeiras, receber intercambistas é uma atividade corriqueira e eles já esperam que você tenha algumas dificuldades com a adaptação e, principalmente, com o idioma.  

Por isso, não tenha medo de manter uma comunicação aberta, mesmo se o seu inglês for básico. Acredite: eles serão bastante compreensivos, te darão a maior força e vão adorar sentir o seu esforço para falar corretamente! 

A rotina com a sua host family te ensinará muito sobre a cultura e as tradições do país em que você está morando. 

Você vai poder viver como um habitante daquele país, fazendo as mesmas coisas, indo nos mesmos lugares, comendo a mesma comida, celebrando os mesmos feriados, por exemplo.

Isto vai fazer você se sentir parte de uma comunidade e a vivência no ambiente familiar em uma host family também te ensinará a negociar, ter limites saudáveis, explicar, ser tolerante e abraçar as diferenças culturais. 

Logo você perceberá que, apesar das diferenças de idiomas e culturas, vocês têm mais em comum do que pensavam. 

Você não voltará apenas com novas habilidades linguísticas, mas esperamos que, também, com uma segunda família no exterior; um verdadeiro lar longe de casa.

Na verdade, é bem comum que os estudantes e as famílias hospedeiras mantenham um relacionamento mais próximo e íntimo por muitos anos após o intercâmbio.

5 dicas para aproveitar a sua estadia na host family

We Are Family Road Trip GIF - We Are Family Road Trip Vacation GIFs 
  1. A primeira grande dica é: incorpore a cultura local. Abrace a diversidade e procure entender os aspectos do cotidiano daquela comunidade. Isto vai te ajudar muito a assimilar e desenvolver o idioma.
  2. Abra a cabeça para o desconhecido e não tenha medo de experimentar novas experiências.
  3. Seja honesto consigo mesmo e com os outros. Não tenha medo de expor, de forma educada, o que não gosta ou não concorda. A sinceridade é o melhor caminho para o aprendizado e para a convivência.
  4. Comunique-se com as pessoas. Mesmo sem dominar o idioma, procure expressar os seus sentimentos de forma clara e polida.
  5. A quinta e última dica para fazer com que a sua estadia na host family seja um sucesso é: ficou em dúvida, pergunte! Como citado acima, a família hospedeira sabe que os estudantes podem ter muitas dúvidas e, por isso, estão prontas para responder qualquer dúvida!

Viaje com a Intercultural e seja recebido por uma família local!


Em conclusão, agora que você já conhece tudo sobre esta sensacional opção de acomodação, que tal viver uma experiência internacional e ficar hospedado em uma host family? Sonhe com o mundo. A Intercultural te leva lá! Entre em contato agora mesmo!

estudar-canada-banner