Data Representação de um calendário 27/04/2021

Tipos de intercâmbio: conheça os 5 mais requisitados

Qualquer experiência fora do país é sensacional. Mas, quais as preferidas? Separamos os principais tipos de intercâmbio para você escolher o seu!

Estudar ou trabalhar fora do país é uma realidade cada vez mais frequente. Isso porque não há nada melhor que aprender um idioma, por exemplo, e manter contato com a língua 24 horas por dia, não é mesmo? Então, se você pretender ter essa experiência mas não sabe qual programa escolher, confira neste artigo os tipos de intercâmbio mais desejados.

Afinal, há quem sonhe em aprender inglês para alavancar a carreira profissional, mas há também quem sonhe em ganhar em dólar. Por isso, é importante você conhecer os principais tipos de intercâmbio antes de escolher o programa que mais se encaixa com a sua expectativa. 

Primeiramente, os tipos de intercâmbio são todos válidos. Existem alunos que fazem mais de 3 tipos de programas. Sobretudo porque toda experiência fora do país é sempre extraordinária.

Confira, agora, os principais tipos de intercâmbio que você pode fazer. 

Os tipos de intercâmbio mais desejados

Cursos de idiomas

Estudar no exterior um curso de idioma é, sem dúvidas, o tipo de intercâmbio mais procurado. Isso porque é uma oportunidade perfeita para aprender ou aprimorar o conhecimento de uma língua estrangeira “direto da fonte”. 

Durante o intercâmbio, o aprendizado é potencializado através da imersão na cultura local, ou seja, além da sala de aula. O aluno não faz o curso 1 ou 2x por semana e não pratica mais, ele é praticamente obrigado a falar o idioma 24 horas por dia.

Preparação acadêmica

Uma formação internacional, com certeza, dá um up no seu currículo e deixa você preparado para encarar desafios em qualquer empresa, seja no Brasil ou em outros países. 

work-travel-banner

Você pode se preparar para entrar em uma universidade estrangeira, fazer o curso completo, ou se capacitar com um curso pré-universitário, de extensão e/ou pós-graduação.

Educação superior

Existem basicamente 3 tipos de programas de educação superior. São eles:

  • Pré-universitário: Antes de encarar uma universidade no exterior, o estudante precisa se preparar. Os programas pré-universitários Foundation e Pathway são a porta de entrada para garantir uma vaga no sistema de ensino no exterior.
  • Graduação: Fazendo uma graduação no exterior, você recebe mais do que um diploma, ganha a vivência em instituições com ensino de excelente qualidade.
  • Pós-graduação: voltado para os profissionais que já concluíram um curso superior e desejam continuar os estudos.

Work experience USA

Um programa de intercâmbio que oferece ao estudante universitário, a oportunidade de trabalhar nos Estados Unidos e aprimorar o seu inglês. O aluno aproveita as férias da faculdade para trabalhar em uma empresa americana, treinar a língua e ainda conhecer novos lugares.

Os requisitos para esse tipo de intercâmbio são:

  • Ter idade entre 18 e 29 anos, 
  • Nível intermediário de inglês 
  • Estar matriculado em uma graduação, ou pós-graduação no Brasil.
  • Ter flexibilidade e empenho no trabalho.

Au Pair

O programa Au Pair é indicado para quem busca uma experiência de longa duração em outro país, sem ter que comprometer sua situação financeira. Candidatas que possuem experiência com bebês e crianças e um bom conhecimento do idioma local, têm a oportunidade de morar na casa de uma família estrangeira.

A candidata tem que ser mulher, ter de 19 a 26 anos, ensino médio completo e carteira de habilitação.

Agora que você já conhece os principais tipos de intercâmbio, que tal programar o seu agora mesmo com um de nossos especialistas? É só clicar aqui. 

estudar-canada-banner