Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

5 tipos de intercâmbio para você escolher o melhor!

5 tipos de intercâmbio para você escolher o melhor!

Estudar ou trabalhar fora do país é uma realidade cada vez mais frequente. Se você pretende viver essa experiência, mas não sabe qual programa escolher, confira neste artigo os tipos de intercâmbio mais desejados.

Há quem sonhe em aprender inglês para alavancar a carreira profissional, mas há também quem sonhe em ganhar em dólar.

Por isso, é importante você conhecer os principais tipos de intercâmbio antes de escolher o programa que mais se encaixa com a sua expectativa.

Seja qual for a sua escolha, todos os tipos de intercâmbio são oportunidades únicas de aprimorar o seu conhecimento em outro idioma e ainda aumentar a sua bagagem cultural.

Isso porque, acima de tudo, uma experiência internacional é sempre bem-vinda!

Para te ajudar a entender melhor quais são os principais programas de intercâmbio, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Então, continue a leitura e descubra diversas formas de conhecer o mundo!

Os tipos de intercâmbio mais desejados

programas intercambio

Primeiramente, antes de mostrar quais são as possibilidades de intercâmbio, é preciso desmistificar alguns pontos sobre o assunto.

Ainda hoje, muita gente acredita que existe idade certa para viver essa experiência, que é necessário ser fluente no idioma ou que o valor de um intercâmbio é inacessível.

Mas a verdade é que qualquer pessoa, de qualquer idade, pode se beneficiar de um intercâmbio, seja para estudar ou trabalhar em solo internacional.

Além disso, existem programas para todos os níveis de fluência, desde o básico até o avançado.

Aliás, um intercâmbio é uma das melhores maneiras de aprimorar seu conhecimento em uma outra língua!

Quanto aos valores, existem muitas variáveis a considerar: o país de destino, o tipo e a duração do programa, a acomodação, se você pretende viajar durante o período…

Assim, dos mais baratos aos mais caros, certamente existem diversas possibilidades que cabem no seu bolso!

Dito isso, confira agora os principais tipos de intercâmbio que você pode fazer:

  • Cursos de idiomas
  • High School
  • Educação superior
  • Work Experience USA
  • Au Pair
  • Work and study
  • Internship e trainee

Cursos de idiomas

estudar

Os cursos de idiomas são, sem dúvidas, os intercâmbios mais buscados por quem deseja estudar em outro país.

Isso porque é uma oportunidade perfeita para aprender ou aprimorar o conhecimento de uma língua estrangeira “direto da fonte”.

Ao longo do curso, você terá aulas de gramática, vocabulário e muita conversação, além de aprender expressões idiomáticas e gírias de forma muito espontânea.

Além disso, durante o intercâmbio, o aprendizado é potencializado através da imersão na cultura local, ou seja, vai além da sala de aula.

Afinal, você será obrigado a falar a língua nativa 24 horas por dia, com seus professores e colegas.

Ainda, esse é um dos tipos de intercâmbio com maior flexibilidade, quanto à duração do programa e a idade dos participantes. Se você tem a partir de 13 anos, pode estudar de duas semanas até um ano em uma escola do tipo.

Cursos combinados com hobbies

Além dos cursos tradicionais, existem outras formas de aprender um novo idioma!

Os cursos combinados com hobbies são bons exemplos de que é possível aliar os conhecimentos teóricos com a prática de uma atividade do seu interesse.

Funciona da seguinte forma: no período da manhã, você participa das aulas teóricas de gramática na escola e, na parte da tarde, pratica atividades como dança, fotografia, surfe, aulas de gastronomia, esportes radicais e muito mais!

Assim, além de viver experiências inesquecíveis, você ainda amplia o seu vocabulário específico sobre a área escolhida.

Cursos técnicos e profissionais

Essa modalidade é feita para quem já tem algum conhecimento em outro idioma e deseja ampliar o vocabulário específico, voltado para sua atuação profissional.

O foco desse tipo de curso é justamente ensinar termos técnicos de diversas áreas do mercado de trabalho.

Portanto, pode ser um diferencial e tanto para você se destacar!

Durante as aulas, todo o conteúdo é direcionado para o tema, que pode ser de Vendas e Marketing, Administração, Comércio Exterior, Direito ou até na área de Saúde, Educação e Engenharia.

Muitos executivos optam por fazer esses cursos técnicos, pois geralmente têm menor duração e podem ser feitos durante o período de férias, por exemplo.

High School

high school

Sem dúvidas, o high school é um dos programas de intercâmbio mais populares entre os brasileiros.

Afinal, quem nunca sonhou em fazer o ensino médio em uma escola americana?

Nessa modalidade, é possível cursar um semestre ou um ano letivo, tempo em que o aluno estuda diversas disciplinas e ainda coloca o seu inglês em prática.

Além disso, como a acomodação é feita em casas de família, as chamadas hosts families, você poderá viver uma imersão cultural ainda maior.

Educação superior

higher education

Outra possibilidade para quem deseja estudar fora do Brasil, mas já concluiu o ensino médio, é realizar a graduação fora do país.

Para ser aceito em uma universidade, você precisará comprovar que tem conhecimento no idioma falado no destino escolhido.

Testes de proficiência como IELTS, TOEFL ou Cambridge são os mais comuns, mas vale conferir qual é o exame solicitado pela sua instituição de ensino.

Basicamente, existem basicamente 3 tipos de programas de educação superior. São eles:

  • Pré-universitário: Antes de encarar uma universidade no exterior, o estudante precisa se preparar. Os programas pré-universitários Foundation e Pathway são a porta de entrada para garantir uma vaga no sistema de ensino no exterior.
  • Graduação: Fazendo uma graduação no exterior, você recebe mais do que um diploma, ganha a vivência em instituições com ensino de excelente qualidade.
  • Pós-graduação, mestrado ou doutorado: voltado para os profissionais que já concluíram um curso superior e desejam continuar os estudos.

Work Experience USA – intercâmbio nos Estados Unidos

intercambio nos estados unidos

Já imaginou aproveitar as férias da faculdade para trabalhar em uma empresa americana, treinar a língua e ainda conhecer novos lugares?

Com o programa Work Experience USA, isso é possível!

Em geral, as vagas são para funções operacionais em estações de esqui, resorts, hotéis, lojas e restaurantes, mas o visto permite que você trabalhe em qualquer empresa.

Essa é uma das modalidades de intercâmbio nos Estados Unidos com melhor custo benefício: além de aprimorar o seu aprendizado no inglês, você ainda vive uma experiência de trabalho internacional – e ganha em dólar!

Os requisitos para o Work Experience USA são:

  1. Ter idade entre 18 e 29 anos;
  2. Nível intermediário de inglês;
  3. Estar matriculado em uma graduação, ou mestrado ou doutorado no Brasil;
  4. Ter flexibilidade e empenho no trabalho.

Au Pair

au pair

O programa Au Pair é indicado para quem busca uma experiência de longa duração em outro país.

Nessa modalidade, candidatas que possuem experiência com bebês e crianças e um bom conhecimento do idioma local têm a oportunidade de morar na casa de uma família estrangeira.

Esse também é um intercâmbio com excelente custo benefício.

Isso porque você não terá gastos com moradia ou alimentação, além de receber uma graninha para estudar inglês ou viajar durante os períodos de folga.

Para se tornar au pair, a candidata deve ser mulher, ter de 19 a 26 anos, ensino médio completo e carteira de habilitação.

Programas de Intercâmbio Work and Study

work and study

Se para você o intercâmbio perfeito é aquele que te permite estudar no exterior e ainda trabalhar durante o período de curso, o Work and Study é para você!

Nessa modalidade, você pode se matricular em uma escola de idiomas e conquistar a autorização de trabalho por meio período.

Mas atenção: não são todos os países que aceitam esse tipo de intercâmbio!

Austrália, Irlanda e Nova Zelândia são alguns dos exemplos de destinos com possibilidade de Work and Study. O Canadá também é uma opção, mas você deve fazer um curso técnico, de graduação ou pós-graduação no país.

Você poderá trabalhar em cafés, restaurantes e hotéis, aprimorar o seu conhecimento em inglês e ainda ganhar seu salário na moeda local.

Um sonho perfeitamente possível!

Internship e trainee

internship trainee

Eis aqui mais uma modalidade de intercâmbio para quem deseja adquirir uma experiência profissional no exterior!

Nesse caso, os alunos que estiverem cursando o ensino superior têm a oportunidade de fazer um programa de estágio ou trainee em uma empresa norte-americana.

A duração do contrato depende do tipo da vaga e também das necessidades de cada empregador, mas geralmente dura de 6 meses a 1 ano e meio.

De qualquer forma, o fato é que as vantagens para o intercambista são enormes.

Além dos aprendizados técnicos, relacionados à sua área de formação, o aluno ainda dá um upgrade no currículo e cria uma rede de contatos internacional.

Isso sem falar na possibilidade de contratação efetiva pela empresa!

Por que estudar no exterior?

por que estudar

Conforme mostramos ao longo deste artigo, existem diversos tipos de intercâmbio, cada um deles pensado para necessidades específicas.

Seja para estudar no exterior ou obter uma experiência profissional, não faltam motivos para que você embarque em uma aventura como essa:

  • Alavancar seus conhecimentos no idioma, podendo chegar à fluência;
  • Realizar uma verdadeira imersão cultural, a partir do convívio com pessoas nativas e de outros países;
  • Desenvolver um forte senso de responsabilidade e maturidade emocional, especialmente nos programas de longa duração;
  • Adquirir uma experiência profissional internacional, melhorando seu currículo e aumentando as chances de ser contratado efetivamente;
  • Abrir as portas para imigrar, uma vez que, estando dentro do país, você tem mais possibilidades de conseguir o visto permanente.

A Intercultural oferece todos esses e outros tipos de intercâmbio

intercambio intercultural

Depois de entender quais são as possibilidades para você se aventurar em solo internacional, é hora de começar a se planejar.

Fazer um intercâmbio possui muitas etapas, que podem ser bastante complexas e burocráticas.

A boa notícia é que a Intercultural te ajuda do início ao fim do processo: da escolha dos melhores programas de intercâmbio para os seus objetivos, passando pelo auxílio na obtenção do visto até o desembarque no país de destino.

Acima de tudo, contar com a ajuda de uma equipe especializada pode ser um fator decisivo para garantir o sucesso dessa jornada de muito conhecimento!

Então, que tal começar agora mesmo a tirar esse plano do papel?

A Intercultural conta com todos esses tipos de intercâmbio que citamos ao longo do artigo – e muitos outros!

Entre em contato com a gente e descubra como o mundo quer conhecer você!

RELACIONADOS
Woman traveling in Barcelona
Curiosidades sobre Barcelona: veja 6 fatos interessantes
As curiosidades de Barcelona são bem inusitadas. Tem até um boneco “cagão” entre elas. Confira alguns costumes e tradições da cidade espanhola!
Portrait of a girl in London smiling in a telephone box
Curiosidades sobre Londres: confira as mais interessantes
Keep Calm, você vai para Londres! Sabia que essa frase icônica foi criada lá? Veja essa e outras curiosidades sobre Londres!
Australia flag with heart shaped papers on clothesline over blue background with copy space. independence day, love and patriotism.
Australia Day: descubra como é esse feriado australiano
O Australia Day é quase como o nosso carnaval no Brasil e os australianos levam muito a sério esse feriado! Saiba mais sobre essa data!
Closeup touristic map and toy airplane on Colosseum background. Italian european vacation in Rome. Concept of imagination.
5 curiosidades sobre Roma que vão te surpreender
Já pensou ter a mão decepada por uma escultura quando você falar alguma mentira? Essa é uma das curiosidades sobre Roma! Leia o artigo e confira!
onde-fica-hollywood
Onde fica Hollywood e o que fazer na cidade do cinema
Você sabe onde fica Hollywood e o que fazer na capital mundial do cinema? Leia o artigo e confira nossas dicas para aproveitar tudo o que o destino oferece!
Panoramic aerial view of Munich with Old Town Hall (Altes Rathau
O que fazer em Munique: confira 5 principais atrações
Se você é fã de cervejas, vai adorar tudo o que fazer em Munique. Se não gosta, também vai! Confira nossas dicas de Munique, na Alemanha.
Carregando

Faça seu orçamento

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.