Data Representação de um calendário 18/02/2021

Work and travel: GUIA COMPLETO sobre Work Experience USA

Neste guia, explicamos tudo sobre o Work Experience USA, nome exclusivo da Intercultural para o programa Work and Travel. Leia e saiba mais!

Trabalhar, ser remunerado, viajar, turbinar o inglês, conhecer novas pessoas e culturas. Tudo isso é possível através do programa de intercâmbio Work and Travel (Work Experience USA).

Como funciona o Work and Travel? Como o próprio nome sugere, estamos falando de um programa de Trabalho e Viagem. Neste sentido, você trabalha por até 4 meses e pode permanecer no país por mais 30 dias. Uma excelente oportunidade para desbravar a terra do tio Sam!

O programa Work and Travel é pensado para estudantes universitários que desejam aproveitar as férias para trabalhar em uma empresa americana – e viver todas as vantagens que esse tipo de experiência oferece.

Quer entender mais dessa modalidade de intercâmbio? Continue a leitura e confira o nosso guia completo sobre como trabalhar nos Estados Unidos!

O que é intercâmbio Work and Travel?

O Work and Travel é um programa regulamentado pelo governo americano que permite que estudantes tenham uma experiência de trabalho internacional durante as férias da faculdade.

Além de garantir um diferencial para o seu currículo, esse tipo de intercâmbio possibilita a vivência do idioma inglês e a imersão na cultura americana. Acima de tudo, uma experiência inesquecível!

A seguir, entenda mais sobre o programa WEUSA (Work Experience USA)!

Como funciona o Work Experience USA?

O Work Experience USA é o nome exclusivo da Intercultural para o programa Work and Travel dos Estados Unidos.

A Intercultural é líder de mercado nesta categoria de intercâmbio. Além disso, temos um contrato de exclusividade com a CCUSA, que representa os melhores empregadores dos Estados Unidos.

O programa envolve a aplicação do visto J-1, que tem uma permanência de até 4 meses de trabalho, mais 30 dias de grace period, totalizando até 5 meses de intercâmbio.

Ao ser aceito por um empregador, o viajante será cadastrado no Sistema de Informações de Vistos de Estudante e Intercâmbio (SEVIS). Em seguida, o empregador fornecerá ao viajante o formulário DS-2019 para apresentar na hora da entrevista com o consulado.

Esta é uma oportunidade sem igual!

Enquanto na maioria dos intercâmbios de trabalho para outros países você precisa estudar para ganhar a permissão de trabalho apenas de meio período, no Work Experience USA você só trabalha, sem necessidade de estudar – e pode trabalhar full time!

Pré-requisitos e perfil do participante

Para participar do programa Work and Travel, você precisa cumprir os seguintes requisitos:

  • Estar matriculado em um curso universitário de graduação, de mestrado ou doutorado, não podendo estar com a matrícula trancada;
  • Ter idade entre 18 e 29 anos;
  • Possuir pelo menos nível intermediário de inglês;
  • Ter flexibilidade e empenho no trabalho.

Mais do que isso, é preciso entender se você se adequa ao perfil de participantes desse tipo de intercâmbio.

Afinal, você está preparado para se adaptar a uma nova cultura e trabalhar sob regras rígidas? É capaz de preparar sua alimentação e cuidar da própria saúde? Está pronto para morar sozinho em outro país?

Se a resposta for “sim” para as questões acima, existem grandes chances de essa ser uma experiência de sucesso!

Tudo sobre o programa Work and Travel

Duração

A duração do Work Experience USA é de 3 a 4 meses, dependendo do contrato com o empregador.

Além disso, após o período de trabalho, você tem direito ao “grace period”, em que pode permanecer mais 30 dias nos Estados Unidos, para curtir e viajar pelo país.

Funções

A regra do governo americano é de que as vagas oferecidas nos programas de Work and Travel sejam básicas e operacionais. Isso significa que nem sempre as funções estarão relacionadas à sua área de formação, mas são muito válidas para o seu crescimento pessoal.

As principais funções oferecidas são:

  • Instrutor de esqui;
  • Instrutor de snowboard;
  • Camareira;
  • Recepcionista;
  • Garçom;
  • Caixa;
  • Manobrista;
  • Operador de teleférico (lift);
  • Atendente de loja;
  • Ajudante de chef de cozinha.

Tipos de contratação

Na Intercultural, existem três modalidades de contratação para o programa Work Experience USA: Job Fair, Independent e Placement.

Vamos explicar cada uma delas a seguir!

Job Fair

São feiras de contratação promovidas pela Intercultural e a CCUSA, em que os candidatos participam de entrevistas e têm a chance de garantir sua vaga no mesmo dia. Também é possível participar de feiras virtuais com empregadores norte-americanos.

Nessa modalidade, você pode conhecer um pouco sobre seu futuro chefe, local de trabalho e acomodação. Uma vantagem e tanto!

Independent

Essa modalidade oferece liberdade e flexibilidade para encontrar um emprego por conta própria – e é ideal para quem quer viver em uma região específica dos EUA.

Para isso, é preciso ter tempo e dedicação. Afinal, é você quem deve entrar em contato direto com os empregadores, enviar seu currículo e agendar a entrevista. Lembre-se que é obrigatório sair do Brasil já empregado.

A vantagem da modalidade Independent é que você pode conseguir uma vaga por indicação de alguém que já vive nos Estados Unidos, além de poder escolher o local exato para morar e trabalhar.

Placement

Por fim, na categoria Placement, a Intercultural avalia o seu nível de inglês e suas habilidades para encontrar a vaga que mais se encaixa em seu perfil.

É a opção ideal para quem tem um bom nível de inglês, mas não tem tempo para ir atrás de uma oferta de trabalho.

Jornada de trabalho e remuneração

O Work Experience USA é um programa de trabalho remunerado, com carga horária que pode variar de acordo com as necessidades do empregador.

Normalmente, as semanas têm de 20 a 40 horas de trabalho, com possibilidade de fazer horas extras. Isso tudo é combinado previamente, no job offer (oferta de trabalho). O mais comum é que sejam oferecidas um mínimo de 35 horas semanais, em média.

Quanto à remuneração, a média salarial varia entre 6 e 17 dólares por hora, dependendo da função. Nos casos em que há pagamento de gorjeta, a remuneração fixa pode ser menor, pois as gratificações complementam o salário.

Acomodação

No programa Work and Travel, é de responsabilidade do participante providenciar o local onde irá se hospedar. Em alguns casos, os empregadores podem indicar acomodações convenientes, mas os custos devem ser pagos pelo intercambista.

Os locais mais comuns são albergues e hotéis da região, além de alojamentos para funcionários.

Vantagens do Work Experience USA

Saia do Brasil empregado

Como dissemos, a Intercultural tem uma parceria exclusiva com a CCUSA, empresa líder em recrutamento internacional.

Por isso, nós trabalhamos com os melhores empregadores dos Estados Unidos e facilitamos a sua contratação, que pode acontecer por meio de uma Job Fair ou uma entrevista por Skype.

As opções mais comuns são estações de esqui, resorts, hotéis, lojas e restaurantes, mas o visto permite que você trabalhe em qualquer empresa norte-americana, em qualquer região dos Estados Unidos, desde que dentro das regras do Departamento de Estado Americano.

Algumas das empresas do programa Work Experience USA são:

  • Eldora Mountain Resort, no Colorado;
  • Beech Mountain, em North Carolina;
  • Boyne Highlands, em Michigan;
  • Silver Creek Lodge, em West Virginia;
  • Breckenridge Ski Resort, no Colorado;
  • Park City Mountain Resort, em Utah;
  • Heavenly Ski Resort, na Califórnia;
  • Kirkwood Mountain Resort, na Califórnia;
  • Northstar California Resort, na Califórnia;
  • Palisades Tahoe (antigo Squaw Valley), na Califórnia;
  • Mount Snow, em Vermont;
  • Stowe, em Vermont;
  • Winter Park Resort, no Colorado;
  • Stevens Pass, em Washington;
  • Snowshoe Mountain, em West Virginia;
  • Park Hyatt Beaver Creek, no Colorado;
  • Vail Resorts, no Colorado;
  • China Peak Mountain Resort, em Lakeshore;
  • Crystal Mountain, em Washington;
  • Deer Valley Resort, Utah.

Ganhe em dólares americanos

Não precisamos te lembrar que, ao trabalhar nos Estados Unidos, você ganha em dólares americanos, não é mesmo?

Como dissemos, os salários variam de US$6 a US$17 por hora, com uma jornada de trabalho de 6h a 8h por dia.

Além disso, os empregadores podem ainda oferecer benefícios aos seus funcionários, como passe de esqui grátis, descontos em alimentação, gorjetas, transporte, acomodação, entre outros.

Melhore o seu currículo

Todos nós sabemos a importância do inglês nos dias de hoje. Mas se o aprendizado vier acompanhado de uma experiência internacional, melhor ainda!

Além disso, o participante do Work Experience USA desenvolve competências comportamentais, como: adaptabilidade, relacionamento interpessoal, inteligência emocional, trabalho em equipe, entre outros.

Aproveite o grace period

Eis uma grande vantagem de participar de um programa Work and Travel!

Conforme dissemos, após o término do período de trabalho, você tem direito de permanecer por mais 30 dias em solo americano, apenas para passear (desde que isso não comprometa o seu retorno às aulas). Assim, você poderá viajar pelo país e curtir ainda mais a oportunidade de viver nos Estados Unidos.

Participe do Work and Travel com a Intercultural

A Intercultural é líder de mercado com o programa Work Experience USA.

Fomos os primeiros a oferecer o programa Work and Travel no Brasil, em 1998, e, desde então, já enviamos milhares de participantes para esta experiência maravilhosa.

O nosso pacote ainda inclui seguro-saúde, orientação pré-embarque e suporte remoto enquanto você estiver nos Estados Unidos.

Quer saber mais sobre o passo a passo para garantir sua vaga e entender os principais custos dessa modalidade de intercâmbio?

Então, entre em contato com a Intercultural! Nossa equipe de consultores especializados está preparada para te ajudar a embarcar para o programa Work and Travel!

E aí, está esperando o quê? Invista no seu futuro e viva esse momento mágico durante as suas férias da faculdade!