Data Representação de um calendário 26/01/2021

Intercâmbio Para Aprender Inglês | GUIA COMPLETO

Conheça tudo: tipos de intercâmbio para aprender inglês, duração, requisitos, acomodação, destinos, custo, vantagens, visto e onde reservar.

Você deseja falar outro idioma? Mas ainda não sabe qual escolher ou onde estudar? Então se liga que nosso post de hoje é perfeito para você! Vamos te mostrar tudo sobre o intercâmbio para aprender inglês!

Estudar no exterior, conhecer outros países e culturas, vivenciar realidades totalmente diferentes das que estamos acostumados, se relacionar com pessoas de todas as partes do mundo, enfim, tudo isto é possível no intercâmbio para aprender inglês.

Neste sentido, o intercâmbio para aprender inglês é uma viagem cuidadosamente preparada para você estudar inglês no exterior e aprender a falar a língua com toda a segurança, tranquilidade e eficiência. 

Durante o intercâmbio para aprender inglês, você terá acesso às melhores escolas e infraestrutura, assim como a professores de idiomas especializados no ensino de línguas para estudantes estrangeiros.

Assim, você poderá aprender a falar inglês corretamente, de forma eficiente e duradoura, que você vai lembrar para o resto da vida.

Poderá praticar o idioma dentro e fora da sala de aula e, ainda, aprender muito mais interagindo com os moradores do país onde está estudando, o que facilita muito a aprender a falar inglês mais rapidamente.

Logo, neste artigo, falaremos sobre os seguintes tópicos do intercâmbio para aprender inglês:

  • Quais as modalidades, a duração e os requisitos do intercâmbio em inglês?
  • Onde ficar hospedado durante o intercâmbio para aprender inglês?
  • Quais as principais despesas para estudar inglês fora do Brasil?
  • Quais os principais destinos para aprender a falar inglês de vez?
  • Preciso de visto para estudar inglês em uma escola de idiomas no exterior?
  • Quais as vantagens do intercâmbio para aprender inglês?
  • Onde reservar meu programa de intercâmbio para aprender inglês?

Quais as modalidades, duração e requisitos do intercâmbio em inglês?

Modalidades de intercâmbio para aprender a falar inglês

De modo geral, se o seu nível de inglês ainda é básico, o mais indicado é começar por um curso de inglês geral. Sob o mesmo ponto de vista, se você possui um inglês mais avançado ou possui objetivos específicos, há outras opções disponíveis.  

Há, também, os cursos de intercâmbio para aprender inglês que combinam estudo e trabalho, onde, de acordo com as regras do país de destino, o aluno estrangeiro pode trabalhar legalmente no período das aulas.

Este é um dos tipos de intercâmbio de inglês mais procurados por estudantes brasileiros que desejam estudar inglês no exterior e está disponível nos seguintes países:

  • Austrália
  • Emirados Árabes Unidos (Dubai)
  • Irlanda
  • Malta
  • Nova Zelândia

Duração do curso

A duração dos programas de intercâmbio para aprender inglês é bastante flexível, podendo iniciar em pelo menos duas semanas e a carga horária de aulas também pode variar de 15 a 40 horas semanais. 

Dependendo do seu nível de conhecimento prévio do idioma, o curso pode ser mais longo ou mais curto. Assim, se você não sabe nada e ainda está no estágio iniciante, vai precisar de mais tempo para aprender a falar inglês do que alguém que já tem algum conhecimento.

Por isso, o intercâmbio pode se encaixar perfeitamente às suas necessidades. Geralmente, as aulas para aprender a falar inglês têm início às segundas-feiras.

E a parte boa é que, a partir do momento em que você adquire proficiência na língua, você pode se matricular em cursos profissionalizantes ou de nível superior. Assim, os programas podem levar até 4 anos, dependendo da instituição de ensino. 

Entretanto, nos tipos de intercâmbio que incluem estudo e trabalho, aplicam-se as regras de cada país com relação à estadia mínima. Em geral, o estudante precisa fazer um curso de, pelo menos, 14 semanas, mas, para ter certeza, convém consultar nosso time de especialistas.

O importante é, em todos os casos, respeitar as regras aplicáveis de cada país e de cada instituição de ensino.

Principais requisitos do intercâmbio para aprender inglês

Além de apresentar a documentação exigida e conseguir o visto, a idade é um dos pré-requisitos para o intercâmbio para aprender a falar inglês. E pode variar, de acordo com o programa e o destino escolhido. 

Há opções somente para adultos, porém também existem tipos de intercâmbio em inglês especializados para o público mais jovem.

Por exemplo, para os programas com cursos regulares, a idade mínima é de 16 anos. Para estudar e trabalhar é necessário ter 18 anos. E o programa de Férias Teen na cidade de Cambridge, na Inglaterra, por exemplo, recebe jovens entre 13 e 17 anos. 

Sem dúvida, seja qual for a modalidade, o intercâmbio para aprender inglês é uma rica e única oportunidade de fazer novas amizades estrangeiras, conhecer novos lugares e vivenciar novas culturas, participar de atividades extraclasse, aprender o idioma e muito mais!

Onde ficar hospedado durante o intercâmbio para aprender inglês?

As opções mais tradicionais de hospedagem são as casas de família e as residências estudantis. 

A casa de família, também chamada de Homestay ou Host Family, é normalmente a única opção disponível para quem é menor de idade. 

Entretanto, pode ser também uma ótima escolha para adultos que tenham interesse em fazer uma imersão ainda maior na cultural local, pois promove o intenso relacionamento do estudante com os membros da família e da comunidade local.

work-travel-banner

Por fim, algumas escolas oferecem residência estudantis e opções em apartamentos – compartilhados ou individuais – no campus da escola, hotéis ou studios.

Quais as principais despesas para estudar inglês fora do Brasil?

Os principais gastos para estudar inglês no exterior podem variar de acordo com o tipo de intercâmbio e o destino escolhido.  

De uma forma geral, incluem as despesas do programa de intercâmbio em inglês, das passagens, da acomodação, do processo da documentação e os custos para o estudante viver no país escolhido.

Os custos do programa de intercâmbio incluem: passagens aéreas, taxa de matrícula, o valor do curso de idiomas e o valor da acomodação escolhida, que pode ser uma casa de família, uma residência estudantil, dentre outras disponíveis.

As despesas com o processo de documentação incluem as taxas para o visto (depende de cada país) e para o passaporte dentro da validade (pelo menos seis meses até o vencimento), vacinas requisitadas, exames médicos e seguro-saúde (obrigatório em alguns destinos).

No destino, durante o curso, o estudante vai precisar gastar com alimentação, transporte e atividades extras, como viagens curtas, visitas a museus, baladas noturnas, dentre outras.

Ah, e precisa ter uma graninha extra para compras também porque afinal, ninguém é de ferro!

Quais os principais destinos para aprender a falar inglês de vez?

Neste caso, é sempre recomendável aprender um idioma no país onde o mesmo é oficialmente adotado e falado por toda a população. Assim, ampliam-se as oportunidades de aprendizado prático para o estudante.

Então, com certeza, os melhores programas de intercâmbio para aprender inglês ficam nos seguintes destinos:

  • África do Sul
  • Austrália
  • Canadá
  • Estados Unidos
  • Irlanda
  • Malta
  • Nova Zelândia
  • Reino Unido

Preciso de visto para estudar inglês em uma escola de idiomas no exterior?

Sobre a necessidade do visto, recomendamos que você verifique as regras junto aos consulados ou embaixadas de cada país, pois as condições de cada país podem mudar. 

Contudo, nosso consultor também pode te dar uma informação mais atualizada sobre a necessidade e o tipo certo de visto, de acordo com seu programa.

No caso da exigência do visto, você vai precisar seguir algumas etapas, que incluem a apresentação de documentos, passaporte válido e demais comprovantes do pagamento de taxas, seguros etc.

Quais as vantagens do intercâmbio para aprender inglês?

Durante o intercâmbio para aprender inglês, você vai descobrir todo o seu potencial e desenvolver preciosos recursos pessoais e profissionais. 

Ao interagir com pessoas de diversas culturas, passará a enxergar o mundo de uma forma diferente, com maior tolerância e com a cabeça mais aberta às diferenças. 

E não somente porque aprende uma nova língua, mas, principalmente, porque desenvolve a habilidade de se adaptar, sobrepor desafios, entender e aceitar as pessoas e o mundo à sua volta como eles são. 

Confira abaixo as principais 7 super vantagens do intercâmbio para aprender inglês no exterior:

  1. Possibilitar conhecer outro país e ampliar o networking
  2. Viabilizar uma experiência de vida internacional  
  3. Possibilitar o entendimento do idioma pela vivência de uma nova cultura
  4. Aumentar o repertório cultural e enriquecer o currículo profissional
  5. Facilitar a assimilação da nova língua através da interação com os residentes do país
  6. Consolidar o aprendizado com a prática constante da língua
  7. Desenvolver a maturidade, a autonomia, a autoconfiança e o crescimento pessoal

Onde reservar meu programa de intercâmbio para aprender inglês?

A viagem de intercâmbio deve ser planejada com antecedência, de maneira séria e responsável, para cobrir todos os aspectos legais e de conforto para o estudante, de acordo com as suas necessidades e expectativas.

A Intercultural Intercâmbio tem mais de 26 anos de experiência neste mercado, já elaborou milhares de programas bem sucedidos para estudantes brasileiros estudarem mundo afora e tem um atendimento rápido e muito acolhedor!

Converse com nosso consultor de programas de intercâmbio para aprender inglês e descubra um mundo novo esperando por você, cheio de emoções, aprendizado e muitas oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Entre em contato agora mesmo!

Referências

https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/study-canada.html

https://www.usa.gov/study-in-US

estudar-canada-banner