Com aproximadamente 4,7 milhões de habitantes, a população da Irlanda é, com certeza, um dos maiores atrativos para quem quer conhecer o país, aliado aos grandes índices de desenvolvimento.
Além de muito receptiva, a população da Irlanda é uma das mais animadas, calorosas e tolerantes do mundo. O que torna o intercâmbio na Irlanda muito mais divertido. Tanto é que uma das maiores festas do mundo acontece lá e atrai milhões de visitantes todos os anos.
Vem conhecer um pouco mais sobre as características gerais da população da Irlanda e algumas curiosidades incríveis sobre esse país tão mágico.
Dados gerais sobre a população da Irlanda
Membro do Reino Unido e da União Europeia, a Irlanda é uma ilha com cerca de 70 284 km² e grande destaque pelo seus níveis de desenvolvimento socioeconômico. O país ocupa o segundo lugar no ranking de maior IDH do mundo, empatado com a Suíça.
Sua população é constituída por mais de 4,7 milhões de habitantes, dos quais mais de 13 mil são brasileiros, segundo o censo realizado em 2016. Grande parte desses brasileiros se mudaram para o país em busca da oportunidade de poder estudar e trabalhar no exterior, prática que é permitida aos brasileiros.
Como idioma oficial, os irlandeses têm 3: o inglês, o irlandês e o celta nativo que, em comparação aos outros dois, não é tão utilizado pela população geral. Ainda assim, é uma forma de manter viva a tradição dos seus ancestrais.
Falando nisso, um ponto importante a se destacar é que os irlandeses são um povo muito supersticioso e muito ligado a suas tradições. Então, aprender alguns costumes e tradições da região é importante para não cometer nenhuma gafe.
Apesar de haver uma maioria católica no país, os Irlandeses são um povo muito receptivo e aberto para todos, independentemente de etnia, credo, sexo ou orientação sexual.
Exemplo disso podemos ver claramente em sua bandeira. O laranja representa os católicos, o verde os protestantes e o branco a paz que reina sobre todos.
Além disso, o país conta com uma das maiores taxas de alfabetização do mundo e qualidade de ensino. Para os irlandeses, a educação, assim como o respeito às leis e ao próximo, são alguns dos pilares indispensáveis para se garantir uma boa nação.
E se você está sentindo falta de um pouco de agito, não se preocupe, os irlandeses sabem como se divertir. Afinal, não é à toa que seus bares e pubs são mega famosos em todo o mundo. Música, cerveja e diversão são as suas especialidades.
Se optar por visitar o país, você não pode deixar de conhecer os distritos onde a vida noturna acontece e nem ficar de fora da tão famosa festa de St. Patrick’s Day.
Quem foi São Patrício e por que ele é tão importante para os irlandeses?
São Patrício é o santo padroeiro da Irlanda, e figura homenageada em uma das maiores festas do mundo, o St. Patrick’s Day.
Há muito na história dessa figura que mistura a realidade com lendas e crenças do povo antigo, mas o que se pode afirmar é que ele era um ex-escravo que havia se tornado missionário, incubido de levar o catolicismo até os povos celtas que habitavam a região.
Muitos acreditam que ele era apenas um homem bom e muito paciente, levando a palavra do seu senhor aos nativos e obteve muito êxito em sua missão, afinal, hoje em dia mais de 80% da população da Irlanda é católica.
Outros, como contam as lendas irlandesas, dizem que São Patrício era mais do que um simples homem e fora presenteado com dons sobrenaturais que o ajudavam em sua missão.
Independentemente do que for verdade ou mentira, em sua homenagem, foi instituído o St. Patrick’s Day (o Dia de São Patrício), para celebrar e reviver a memória dessa figura tão emblemática para os irlandeses.
No dia da celebração, as cidades da Irlanda ficam tomadas pelo laranja, verde e branco, muita cerveja e o forte espírito de orgulho do seu povo. É, com certeza, uma celebração que você não pode perder.
Vantagens de fazer intercâmbio na Irlanda
A Irlanda é o destino mais procurado pelos brasileiros no programa Work and Study e oferece ótimas vantagens para os alunos estrangeiros.
- Pratique seu inglês em um ambiente jovem e descontraído.
- Tenha a oportunidade de estudar e trabalhar no exterior e ainda ganhar em Euro.
- Coloque seu inglês em prática da melhor forma possível.
- Adquira experiência profissional internacional.
- Conheça paisagens históricas que parecem ter saído direto de um conto de fadas.
- Faça amizades do mundo inteiro.
- Seja bem recebido e sinta-se em casa.
7 curiosidades sobre a Irlanda
- O Guinness Book foi criado na Irlanda.
- No país, não existem cobras, e existe uma lenda muito legal sobre isso. Dizem que São Patrício expulsou e jogou todas as cobras no mar, pois elas atrapalhavam seu jejum. Mas, na realidade, acredita-se que não existem cobras por lá devido às baixas temperaturas.
- No país, existe um anel típico muito utilizado em pedidos de casamentos chamado Claddagh. As figuras no anel representam a amizade, o amor e a lealdade do casal.
- Geralmente, os policiais da Irlanda não usam armas. Assim como a lei e outras figuras de poder, eles são muito respeitados no país.
- Se você decidir fazer intercâmbio na Irlanda, saiba que não terá custos com o fornecimento de água. Só empresas precisam pagar pelo seu consumo.
- Praticamente nenhum medicamento é vendido sem receita. As farmácias até contam com médicos de plantão para auxiliar em casos de emergência.
- Com os irlandeses é sempre fartura, principalmente no café da manhã. Se já não estamos acostumados com os ovos e bacon dos americanos, imagine o Irish Breakfast: ovos (fritos ou mexidos), torrada, tomate, bacon, feijão com molho especial, linguiça e, em alguns lugares, até uma tortinha de batata.
Conheça a Irlanda de pertinho com a Intercultural
A Intercultural te leva para viver momentos inesquecíveis e se apaixonar ainda mais pela população da Irlanda. Fale com um de nossos consultores e tire suas dúvidas.