Data Representação de um calendário 10/08/2021

População da Irlanda: conheça hábitos e crenças

Conheça um pouco mais sobre fatos da população da Irlanda, suas lendas e algumas curiosidades marcantes sobre o país europeu.

Com aproximadamente 4,7 milhões de habitantes, a população da Irlanda é, com certeza, um dos maiores atrativos para quem quer conhecer o país, aliado aos grandes índices de desenvolvimento. 

Além de muito receptiva, a população da Irlanda é uma das mais animadas, calorosas e tolerantes do mundo. O que torna o intercâmbio na Irlanda muito mais divertido. Tanto é que uma das maiores festas do mundo acontece lá e atrai milhões de visitantes todos os anos. 

Vem conhecer um pouco mais sobre as características gerais da população da Irlanda e algumas curiosidades incríveis sobre esse país tão mágico. 

Dados gerais sobre a população da Irlanda

Membro do Reino Unido e da União Europeia, a Irlanda é uma ilha com cerca de 70 284 km² e grande destaque pelo seus níveis de desenvolvimento socioeconômico. O país ocupa o segundo lugar no ranking de maior IDH do mundo, empatado com a Suíça.

Sua população é constituída por mais de 4,7 milhões de habitantes, dos quais mais de 13 mil são brasileiros, segundo o censo realizado em 2016. Grande parte desses brasileiros se mudaram para o país em busca da oportunidade de poder estudar e trabalhar no exterior, prática que é permitida aos brasileiros. 

Como idioma oficial, os irlandeses têm 3: o inglês, o irlandês e o celta nativo que, em comparação aos outros dois, não é tão utilizado pela população geral. Ainda assim, é uma forma de manter viva a tradição dos seus ancestrais.

Falando nisso, um ponto importante a se destacar é que os irlandeses são um povo muito supersticioso e muito ligado a suas tradições. Então, aprender alguns costumes e tradições da região é importante para não cometer nenhuma gafe. 

Apesar de haver uma maioria católica no país, os Irlandeses são um povo muito receptivo e aberto para todos, independentemente de etnia, credo, sexo ou orientação sexual. 

Exemplo disso podemos ver claramente em sua bandeira. O laranja representa os católicos, o verde os protestantes e o branco a paz que reina sobre todos. 

Além disso, o país conta com uma das maiores taxas de alfabetização do mundo e qualidade de ensino. Para os irlandeses, a educação, assim como o respeito às leis e ao próximo, são alguns dos pilares indispensáveis para se garantir uma boa nação. 

work-travel-banner

E se você está sentindo falta de um pouco de agito, não se preocupe, os irlandeses sabem como se divertir. Afinal, não é à toa que seus bares e pubs são mega famosos em todo o mundo. Música, cerveja e diversão são as suas especialidades.

Se optar por visitar o país, você não pode deixar de conhecer os distritos onde a vida noturna acontece e nem ficar de fora da tão famosa festa de St. Patrick’s Day.

Quem foi São Patrício e por que ele é tão importante para os irlandeses? 

São Patrício é o santo padroeiro da Irlanda, e figura homenageada em uma das maiores festas do mundo, o St. Patrick’s Day.

Há muito na história dessa figura que mistura a realidade com lendas e crenças do povo antigo, mas o que se pode afirmar é que ele era um ex-escravo que havia se tornado missionário, incubido de levar o catolicismo até os povos celtas que habitavam a região.

Muitos acreditam que ele era apenas um homem bom e muito paciente, levando a palavra do seu senhor aos nativos e obteve muito êxito em sua missão, afinal, hoje em dia mais de 80% da população da Irlanda é católica. 

Outros, como contam as lendas irlandesas, dizem que São Patrício era mais do que um simples homem e fora presenteado com dons sobrenaturais que o ajudavam em sua missão. 

Independentemente do que for verdade ou mentira, em sua homenagem, foi instituído o St. Patrick’s Day (o Dia de São Patrício), para celebrar e reviver a memória dessa figura tão emblemática para os irlandeses. 

No dia da celebração, as cidades da Irlanda ficam tomadas pelo laranja, verde e branco, muita cerveja e o forte espírito de orgulho do seu povo. É, com certeza, uma celebração que você não pode perder. 

Vantagens de fazer intercâmbio na Irlanda

A Irlanda é o destino mais procurado pelos brasileiros no programa Work and Study e oferece ótimas vantagens para os alunos estrangeiros.  

  • Pratique seu inglês em um ambiente jovem e descontraído. 
  • Tenha a oportunidade de estudar e trabalhar no exterior e ainda ganhar em Euro.
  • Coloque seu inglês em prática da melhor forma possível. 
  • Adquira experiência profissional internacional.
  • Conheça paisagens históricas que parecem ter saído direto de um conto de fadas. 
  • Faça amizades do mundo inteiro.
  • Seja bem recebido e sinta-se em casa. 

7 curiosidades sobre a Irlanda

  1. O Guinness Book foi criado na Irlanda. 
  2. No país, não existem cobras, e existe uma lenda muito legal sobre isso. Dizem que São Patrício expulsou e jogou todas as cobras no mar, pois elas atrapalhavam seu jejum. Mas, na realidade, acredita-se que não existem cobras por lá devido às baixas temperaturas.
  3. No país, existe um anel típico muito utilizado em pedidos de casamentos chamado Claddagh. As figuras no anel representam a amizade, o amor e a lealdade do casal.
  4. Geralmente,  os policiais da Irlanda não usam armas. Assim como a lei e outras figuras de poder, eles são muito respeitados no país. 
  5. Se você decidir fazer intercâmbio na Irlanda, saiba que não terá custos com o fornecimento de água. Só empresas precisam pagar pelo seu consumo.
  6. Praticamente nenhum medicamento é vendido sem receita. As farmácias até contam com médicos de plantão para auxiliar em casos de emergência.
  7. Com os irlandeses é sempre fartura, principalmente no café da manhã. Se já não estamos acostumados com os ovos e bacon dos americanos, imagine o Irish Breakfast: ovos (fritos ou mexidos), torrada, tomate, bacon, feijão com molho especial, linguiça e, em alguns lugares, até uma tortinha de batata.  

Conheça a Irlanda de pertinho com a Intercultural


A Intercultural te leva para viver momentos inesquecíveis e se apaixonar ainda mais pela população da Irlanda. Fale com um de nossos consultores e tire suas dúvidas.

estudar-canada-banner