Data Representação de um calendário 26/01/2021

Qual a melhor Cidade do Canadá para fazer intercâmbio?

Vancouver, Toronto, Montreal, Victoria, Calgary ou Winnipeg? Entenda qual cidade do Canadá é “a sua cara”, quando o tema é intercâmbio.

Está morrendo de vontade de estudar fora do Brasil e ainda não decidiu qual cidade do Canadá é mais adequada para o seu programa de intercâmbio no Canadá? Não sabe se vai morar em Toronto, Montreal, Calgary, Winnipeg, Ottawa, Victoria ou Vancouver? 

Fica preocupado não! Na verdade, esta é uma dúvida bem comum entre os intercambistas brasileiros! Então, vem com a gente e descubra a sua cidade no Canadá preferida para morar e estudar, e olha que a concorrência é bem grande hein?! 

Sem dúvida, após conhecer tudo o que vamos apresentar para você, ficará muito mais fácil escolher! Isto porque você vai entender que, para definir a sua melhor cidade do Canadá, é preciso se conhecer primeiro, identificar o seu perfil de viajante, suas preferências e objetivos.

Dessa forma, você também será capaz de escolher a melhor modalidade do intercâmbio no Canadá e experimentar uma vivência internacional única e imensamente enriquecedora! Que você vai recordar pelo resto da vida!

Nesse sentido, entenda melhor as características e o que cada cidade do Canadá tem a oferecer, dentre os destinos mais populares entre estudantes brasileiros, para programas de intercâmbio.

Melhor cidade do Canadá para fazer intercâmbio: escolha a sua preferida!

Antes de tudo é preciso comentar que falar da melhor cidade para se morar no Canadá é uma tarefa difícil e quase impossível. Afinal, o país está repleto de excelentes opções para fazer intercâmbio. Dentre as mais populares, destacamos 7:

  • Vancouver
  • Toronto
  • Montreal
  • Ottawa
  • Victoria
  • Calgary
  • Winnipeg

Vancouver é conhecida pela abundância de espaços verdes

O clima mais ameno de Vancouver é uma das causas desta cidade do Canadá ser a escolha número 1 de muitos brasileiros. Com temperaturas não muito quentes no verão, sua temperatura média no inverno é a segunda maior do país, não indo aquém dos 0°C. 

Não há como negar: a cidade impressiona pela beleza natural. Ela é cercada de natureza e é famosa pelas opções de lazer ao ar livre. 

Em Vancouver, você pode escalar, fazer caminhadas, andar de bicicleta, jogar tênis nos mais diversos parques e alpes que circundam a cidade.

Além disso, no inverno, a cidade conta com uma estação de esqui disputadíssima entre os moradores da cidade que também procuram praticar esportes na neve. 

Algumas opções são: escalada, ski, snowboard, hóquei e a patinação no gelo.

Toronto é a maior de todas as cidades do Canadá

Toronto fica na província de Ontário e tem cerca de 3 milhões de habitantes. É uma capital cosmopolita e dinâmica, que tem uma das maiores diversidades étnicas do mundo. 

Muita gente pensa que Toronto é a capital do Canadá mas, na verdade, a capital do país é Ottawa, outra cidade do Canadá muito desenvolvida e com excelente qualidade de vida.

Morar em Toronto e passear pelos bairros grego, italiano, chinês, japonês, dentre outros, é poder experimentar uma imensa diversidade cultural, com aromas, sabores, tradições e idiomas diversos!

Na verdade, o multiculturalismo é uma característica de todo o país, que tem um dos maiores programas imigratórios do mundo. Assim, não poderia ser diferente na maior capital do país, não é mesmo?!

A maior cidade do Canadá conta com muito verde, água, parques e locais para a prática de várias atividades de lazer ao ar livre. Além de muitos pontos turísticos que valem a pena serem visitados.

E, ainda, morar em Toronto é uma opção perfeita para quem procura uma vida noturna realmente agitada. 

Isto porque ela possui completa infraestrutura de lazer, com muitas opções de bares, restaurantes e baladas e, diferente de Vancouver, não tem restrição de horário. 

Outro diferencial desta cidade do Canadá é a sua localização: Toronto fica próximo a Ottawa (capital do Canadá), Montreal, Quebec, Nova York e Chicago.

Montreal é a segunda maior cidade do Canadá

Esta cidade do Canadá lembra uma metrópole europeia, só que na América do Norte! 

Aliás, depois de Paris, Montreal é o maior território de língua francesa do mundo! Isso tudo porque a cidade foi colonizada pelos franceses e mantém, até hoje, as mais fortes tradições francesas e todo charme, requinte e beleza da cultura francesa.

Além de toda a arquitetura da cidade ter essa atmosfera e aparência colonial europeia, a língua oficial por lá também é o francês, junto com o inglês. Mas pode ficar tranquilo(a) que a maior parte da população domina muito bem o inglês. 

Então, você pode escolher qual das línguas deseja aprender durante o seu programa de intercâmbio no Canadá. E, quem sabe, até fazer um intercâmbio para estudar os dois idiomas. Não seria incrível?!

Em relação ao clima, prepare-se para temperaturas próximas a -40°C durante o inverno. Mas não se preocupe, porque esta cidade do Canadá está bem preparada. 

Montreal conta até com uma verdadeira cidade subterrânea, onde é possível fazer tudo debaixo da terra. Parece até coisa de filme de ficção científica! O maior barato!

Ottawa é a capital do Canadá

A capital do Canadá é uma das cidades com maior qualidade de vida do país e menor nível de desemprego. Possui o maior nível educacional do Canadá e abriga várias instituições de ensino superior, inclusive dedicadas à pesquisa, arte e cultura.

Como, por exemplo, a Galeria Nacional, mais de 14 museus e o Centro Nacional de Artes. Então, se você se interessa por arte, Ottawa é perfeita para você!

Tradicionalmente, como em outras capitais nacionais pelo mundo, a arquitetura dos prédios públicos de Ottawa chama atenção, com destaque para o prédio do Parlamento. 

Além disso, variadas atrações e parques complementam a paisagem, que pode ser bem fria durante o inverno. Então, prepare-se para o frio!

Victoria possui todo o charme britânico até no nome

A charmosa cidade é pequena, tem 330 mil habitantes contando com a região metropolitana. A belíssima arquitetura de seus edifícios no estilo vitoriano conferem um toque a mais na paisagem urbana! 

Ela fica bem próxima de Vancouver, na província de British Columbia e tem até um barco que liga as duas cidades. O trajeto, que dura 1h30min, tem uma paisagem lindíssima, com muitos pontos turísticos de tirar o fôlego. 

Entretanto, se você busca agito, Victoria pode não ser a melhor opção para você. A cidade tem poucas opções de bares e baladas. Agora, para os admiradores de jazz, aí é outra história. Inclusive, há alguns festivais de jazz que agitam a cidade e atraem turistas do mundo todo!

Um diferencial positivo é que, apesar da excelente qualidade de vida e da proximidade com Vancouver, o custo de vida é menor, quando comparado a Vancouver.

Calgary é a cidade dos rodeios

Calgary fica na província de Alberta e é a típica cidade grande com ar interiorano. Lá, você vai encontrar arranha-céus enormes, como o Calgary Tower, várias opções de bares, restaurantes, baladas, muitos parques e as belíssimas montanhas rochosas que emolduram a cidade.

A atmosfera do campo é tão presente nesta cidade do Canadá que recebeu o carinhoso apelido de “Cowtown”. Todo ano, em julho, milagres de “cowboys” visitam Calgary para participar do Calgary Stampede, uma das maiores competições de rodeio do mundo! 

Localizada no sudoeste da província de Alberta, Calgary é conhecida como a cidade do Canadá mais ensolarada. Porém, mesmo com sol o clima ainda pode ficar bastante frio e bem rapidamente.

Por exemplo, durante a manhã a temperatura pode estar em -20°C e à tarde pode fazer 10°C. Essa enorme oscilação térmica de mais de 30ºC em poucas horas é causada pela movimentação das massas polares que se chocam com a cadeia de montanhas. 

Em Winnipeg você vai curtir muita arte e cultura

Winnipeg é conhecida como um polo cultural e artístico. Possui excelentes museus, óperas, companhias de teatro, ballet, galerias de arte e grandes festivais temáticos. Todavia, não é considerada uma cidade de muito agitação.

Além da cidade ser multicultural e acolhedora, esta cidade do Canadá é perfeita para quem gosta de esportes como: tênis, golfe, beisebol e hóquei. E, durante o inverno, é claro que esportes como ski e snowboard fazem a diversão da galera!

Em conclusão, estas foram nossas 7 sugestões para você escolher entre a melhor cidade do Canadá para morar e estudar durante o seu programa de intercâmbio.

E, como comentamos lá no início do texto, a escolha da melhor cidade do Canadá para fazer intercâmbio é muito pessoal, depende muito do perfil do viajante e do estilo de vida, dos objetivos de desenvolvimento pessoal e profissional, além do momento na vida de cada um.

Assim, você precisa definir uma cidade do Canadá que seja de acordo com as suas preferências, como por exemplo: 

  • Frio ou calor
  • Montanha ou praia
  • Viajar acompanhado ou sozinho
  • Ambientes requintados ou mais rústicos
  • Natureza ou agito 
  • Badalação ou tranquilidade
  • Cidade urbana ou rural, dentre outras

E então, com qual cidade do Canadá você mais se identifica? Qual tem mais a ver com o seu perfil e estilo de vida? Deixe seu comentário abaixo e pode contar com nossa equipe de especialistas para te orientar na escolha do melhor destino para você!

Referências

https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/study-canada.html

https://www.immigration.ca/