Em junho, as ruas do mundo inteiro ficam coloridas e celebram o Mês do Orgulho. Uma das formas mais marcantes dessa celebração é a parada LGBTQ+, uma grande festa que acontece geralmente entre o dia 28 de junho para trazer visibilidade e cobrar direitos da comunidade.
Diversos países celebram a parada LGBTQ+ com suas peculiaridades e com detalhes que estão diretamente ligados à população daquele país, as lutas da comunidade e, claro, a essência de cada um dos cidadãos.
Então, listamos as 5 melhores paradas LGBTQ+ do mundo, para você inserir no seu itinerário de viagem.
Quando começou a parada LGBTQ+?
O estopim inicial foi a revolta que aconteceu em Stonewall, em 1969, quando um bar frequentado por LGBTQ+ foi alvo de uma operação policial que resultou em dezenas de mortes, agressões e prisões sem fundamento.
Em seguida, no dia 28 de junho, mais de 2000 pessoas se mobilizaram e foram às ruas da cidade de Nova York protestar contra a violência e o descaso sofrido.
O movimento foi tão marcante que o dia ficou marcado oficialmente como o Dia do Orgulho e as movimentações políticas começaram a acontecer com força ativa ao redor de todo o mundo, pouco a pouco.
Principais paradas LGBTQ+ pelo mundo
As paradas são muito mais do que uma festa bonita animada. Elas surgiram como símbolo de resistência, força e da incansável luta por direitos que, até hoje, muitas vezes são desrespeitados.
- Parada LGBTQ+, em São Paulo – Brasil.
- Mardi Gras, em Sydney – Austrália.
- San Francisco Pride, em San Francisco – Estados Unidos.
- Madrid Orgullo, em Madrid – Espanha.
- Canal Parade, em Amsterdã – Holanda.
E se engana quem pensa que essas cidades só entendem de fazer festa. Na verdade, elas estão entre os melhores destinos LGBTQ+ do mundo.
1. Parada LGBTQ+, em São Paulo – Brasil
A Parada de São Paulo é considerada a maior festa LGBTQ+ do mundo. A cidade já chegou a receber mais de 4 milhões de pessoas para a celebração e já recebeu inúmeras celebridades do mundo, incluindo o elenco da série produzida pela Netflix, Sense8.
2. Mardi Gras, em Sydney – Austrália
Mais de 10 mil pessoas se reúnem nas ruas de Sydney para celebrar o Mardi Gras da melhor maneira possível: com muita animação, fantasias, carros alegóricos e muito, muito glitter. É como um verdadeiro carnaval.
Desde 1978, o evento colore as ruas da cidade australiana e seus arredores e atrai visitantes do mundo inteiro que querem saber mais, se divertir e presenciar incríveis shows de música, dança e acrobacias.
3. San Francisco Pride, em San Francisco – Estados Unidos
A cidade de San Francisco sempre foi um marco quando o assunto é diversidade e há alguns anos já ocupa o topo do ranking como um dos melhores destinos LGBTQ+. Não à toa, a festa do orgulho da cidade é a maior de todos os 50 estados americanos e uma das maiores do mundo.
4. Madrid Orgullo, em Madrid – Espanha
Madrid Orgulho se destaca como a parada LGBTQ+ mais importante de toda a Europa. O país ainda é um dos primeiros no “ranking” que avalia a segurança, as oportunidades e a aceitação da comunidade.
5. Canal Parade, em Amsterdã – Holanda
Legalmente, a Holanda foi o primeiro país do mundo a reconhecer o direito homossexual ao matrimônio e sua festa de celebração do orgulho não poderia ficar de fora da nossa lista.
A parada holandesa percorre o caminho do canal com dezenas de carros alegóricos, música e fantasias. E quando a parada acabar, você ainda vai poder se divertir em muitos bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais com atendimento voltado à comunidade.
Quer aproveitar a parada LGBTQ+ direto dos melhores destinos do mundo? Fale com um de nossos consultores e saiba como planejar a viagem que vai mudar a sua vida.