Data Representação de um calendário 16/08/2021

As 5 maiores paradas LGBTQ+ do mundo e a luta por respeito

Listamos as 5 maiores paradas LGBTQ+ ao redor do mundo para você conhecer e se divertir. Conheça também ótimos destinos e mais sobre a luta por direitos.

Em junho, as ruas do mundo inteiro ficam coloridas e celebram o Mês do Orgulho. Uma das formas mais marcantes dessa celebração é a parada LGBTQ+, uma grande festa que acontece geralmente entre o dia 28 de junho para trazer visibilidade e cobrar direitos da comunidade. 

Diversos países celebram a parada LGBTQ+ com suas peculiaridades e com detalhes que estão diretamente ligados à população daquele país, as lutas da comunidade e, claro, a essência de cada um dos cidadãos. 

Então, listamos as 5 melhores paradas LGBTQ+ do mundo, para você inserir no seu itinerário de viagem

Quando começou a parada LGBTQ+? 

O estopim inicial foi a revolta que aconteceu em Stonewall, em 1969, quando um bar frequentado por LGBTQ+ foi alvo de uma operação policial que resultou em dezenas de mortes, agressões e prisões sem fundamento. 

Em seguida, no dia 28 de junho, mais de 2000 pessoas se mobilizaram e foram às ruas da cidade de Nova York protestar contra a violência e o descaso sofrido. 

O movimento foi tão marcante que o dia ficou marcado oficialmente como o Dia do Orgulho e as movimentações políticas começaram a acontecer com força ativa ao redor de todo o mundo, pouco a pouco. 

Principais paradas LGBTQ+ pelo mundo

As paradas são muito mais do que uma festa bonita animada. Elas surgiram como símbolo de resistência, força e da incansável luta por direitos que, até hoje, muitas vezes são desrespeitados.

  1. Parada LGBTQ+, em São Paulo – Brasil. 
  2. Mardi Gras, em Sydney – Austrália.
  3. San Francisco Pride, em San Francisco – Estados Unidos. 
  4. Madrid Orgullo, em Madrid – Espanha. 
  5. Canal Parade, em Amsterdã – Holanda. 

E se engana quem pensa que essas cidades só entendem de fazer festa. Na verdade, elas estão entre os melhores destinos LGBTQ+ do mundo.

work-travel-banner

1. Parada LGBTQ+, em São Paulo – Brasil

A Parada de São Paulo é considerada a maior festa LGBTQ+ do mundo. A cidade já chegou a receber mais de 4 milhões de pessoas para a celebração e já recebeu inúmeras celebridades do mundo, incluindo o elenco da série produzida pela Netflix, Sense8. 

2. Mardi Gras, em Sydney – Austrália

Mais de 10 mil pessoas se reúnem nas ruas de Sydney para celebrar o Mardi Gras da melhor maneira possível: com muita animação, fantasias, carros alegóricos e muito, muito glitter. É como um verdadeiro carnaval.

Desde 1978, o evento colore as ruas da cidade australiana e seus arredores e atrai visitantes do mundo inteiro que querem saber mais, se divertir e presenciar incríveis shows de música, dança e acrobacias. 

3. San Francisco Pride, em San Francisco – Estados Unidos

A cidade de San Francisco sempre foi um marco quando o assunto é diversidade e há alguns anos já ocupa o topo do ranking como um dos melhores destinos LGBTQ+. Não à toa, a festa do orgulho da cidade é a maior de todos os 50 estados americanos e uma das maiores do mundo. 

4. Madrid Orgullo, em Madrid – Espanha

Madrid Orgulho se destaca como a parada LGBTQ+ mais importante de toda a Europa. O país ainda é um dos primeiros no “ranking” que avalia a segurança, as oportunidades e a aceitação da comunidade.

5. Canal Parade, em Amsterdã – Holanda

Legalmente, a Holanda foi o primeiro país do mundo a reconhecer o direito homossexual ao matrimônio e sua festa de celebração do orgulho não poderia ficar de fora da nossa lista. 

A parada holandesa percorre o caminho do canal com dezenas de carros alegóricos, música e fantasias.  E quando a parada acabar, você ainda vai poder se divertir em muitos bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais com atendimento voltado à comunidade. 

Quer aproveitar a parada LGBTQ+ direto dos melhores destinos do mundo? Fale com um de nossos consultores e saiba como planejar a viagem que vai mudar a sua vida. 

estudar-canada-banner