Data Representação de um calendário 18/03/2021

Curso de inglês no exterior: dicas para planejar seu intercâmbio

Fazer um curso de inglês no exterior tem vantagens pessoais e profissionais. Confira as dicas que preparamos para o seu curso de inglês no exterior!

O mundo em que vivemos, super globalizado e diverso, exige cada vez mais qualificações dos profissionais. Falar outros idiomas é um dos principais requisitos para ingressar e vencer no mercado de trabalho. Por isso, afirmamos: há muitas vantagens de realizar um curso de inglês no exterior!

Sem dúvida, estudar no exterior possibilita ter uma experiência de vida internacional, conhecer uma nova cultura em um país diferente e, dessa forma, entender mais sobre a diversidade mundial. Fazer um curso de inglês no exterior proporciona tudo isso e muito mais!

O curso de inglês no exterior é aquele em que, através do intercâmbio, o intercambista mora e estuda no país escolhido, vivenciando aquela cultura e interagindo com a comunidade nativa do idioma, como se fosse um morador local.

Neste artigo, vamos mostrar os principais passos para escolher o melhor programa de intercâmbio e tudo o que você precisa saber para viver uma das melhores experiências da sua vida!

Então, continue a leitura e confira nossas dicas imperdíveis!

Como escolher o melhor curso de inglês no exterior

A experiência de fazer um intercâmbio de inglês é única e personalizável!

Isso significa que você pode escolher o melhor programa de intercâmbio, selecionando o destino, a duração e os valores que está disposto a pagar. Dependendo dos seus objetivos, sua viagem terá determinadas características, diferentes de qualquer outra!

A seguir, vamos mostrar os principais pontos que você deve levar em consideração ao buscar um curso de inglês no exterior. Veja!

Escolha o programa e o tipo de curso

Qualquer pessoa pode fazer um curso de idiomas no exterior: existem diversos programas de intercâmbio, pensados para estudantes de todas as idades e níveis de conhecimento na língua.

Os programas disponíveis na Intercultural são:

  • General English (curso de idioma geral), em nível básico, intermediário ou avançado;
  • Business English (curso de idioma técnico, com foco em negócios);
  • Idioma voltado para faixas etárias específicas;
  • Curso de inglês em família;
  • Curso de idiomas combinado com hobbies;
  • Preparatórios para testes de proficiência;
  • Preparatórios para professores de língua estrangeira;
  • Programas work and study, em que é possível trabalhar enquanto faz o curso.

Selecione o destino

O próximo passo é definir o país no qual você deseja fazer o seu curso de inglês.

Esta é uma decisão bem importante, afinal, você estará em contato direto com os nativos, mergulhando de cabeça na cultura local.

Os principais destinos buscados por estudantes brasileiros que desejam fazer um curso de imersão em inglês são:

  • Estados Unidos;
  • Canadá;
  • Inglaterra;
  • Irlanda;
  • Malta;
  • Austrália;
  • Nova Zelândia;
  • Emirados Árabes.

Defina a duração do intercâmbio

Sem dúvidas, a duração do seu intercâmbio vai depender do tempo do curso de inglês no exterior.

Então, é preciso ficar atento às regras do país escolhido, para entender qual o prazo mínimo e máximo que você pode permanecer por lá.

As normas variam bastante de país para país (e de escola para escola), mas existem opções de cursos com 1 semana até 2 anos de duração.

Quer uma dica? Busque se informar sobre as regras de visto de estudante para o destino escolhido, assim fica mais fácil definir o período da viagem e do curso de idiomas.

Escolha a acomodação

Entre as opções mais tradicionais de hospedagem estão as casas de família e as residências estudantis.

Para menores de idade, a opção de homestay (casa de família) pode ser a única opção, mas esta é uma alternativa interessante até mesmo para adultos que buscam uma imersão ainda maior na cultura local.

Ainda, algumas escolas oferecem acomodações em apartamentos compartilhados ou individuais, hotéis, albergues ou studios.

Vale entrar em contato com a escola ou com a sua agência de intercâmbio para descobrir o melhor tipo de moradia para você!

Estabeleça o limite de valores

Entre os principais passos para um intercâmbio de sucesso está o planejamento financeiro. Quanto você está disposto a pagar nesta experiência? Sabe quais são os principais custos de um curso de inglês no exterior?

Os valores variam de acordo com o programa e o país escolhido, mas em geral é preciso considerar os seguintes gastos:

  1. Valor do curso de idiomas;
  2. Valor da acomodação;
  3. Custos com alimentação e transporte;
  4. Preço das passagens aéreas;
  5. Taxas para obtenção do visto, seguro-saúde, vacinas e exames solicitados.

Como funciona um curso de idiomas no exterior

Após definir onde, como e quando você vai realizar o seu curso de inglês no exterior, é hora de entender como funcionam as aulas – e o que esperar desta experiência!

A primeira coisa que você precisa saber é que irá frequentar as aulas numa escola de idiomas, junto com outros estudantes internacionais. Os conteúdos serão ensinados por professores nativos na língua, por isso você vai ouvir e falar inglês 100% do tempo.

Além disso, na Intercultural, selecionamos apenas as melhores escolas do mercado. Em sua maioria, reina a política de English Only Policy: seja na cafeteria, nos corredores ou em sala de aula, o inglês é o único idioma permitido. Professores antenados garantem que essa política é cumprida por todos.

Também é preciso considerar as experiências fora da sala de aula. Se optar por morar com uma host family, você terá uma oportunidade única de vivenciar a rotina de uma típica família estrangeira, além de aprender e respeitar seus hábitos e costumes, conhecendo mais sobre aquela cultura.

Da mesma forma, as várias atividades extras organizadas pela escola e pelos alunos também são excelentes oportunidades para aprimorar o idioma e facilitar a compreensão da forma como as palavras e as expressões são utilizadas no cotidiano.

A seguir, vamos mostrar as principais vantagens de fazer um curso de idiomas no exterior. Fique com a gente!

Vantagens de fazer um curso de inglês no exterior

Foto: https://stock.adobe.com/br/images/happy-college-students-studying-together/330099838

Como dissemos anteriormente, fazer um intercâmbio de inglês é uma experiência muito enriquecedora.

Para além dos conhecimentos gramaticais do idioma, estudar fora do Brasil garante que você aumente sua bagagem cultural e pessoal. Afinal, morar algum tempo em terras estrangeiras proporciona vivências únicas e inesquecíveis!

Algumas das principais vantagens desse tipo de viagem são:

  • Possibilita vivência internacional;
  • Promove a maturidade, a autonomia e a independência;
  • “Abre” a cabeça para a diversidade;
  • Viabiliza conhecer outro país;
  • Desenvolve a capacidade de adaptação e tolerância;
  • Amplia a rede de relacionamentos pessoais e profissionais;
  • Ajuda a melhorar a pronúncia do idioma estudado;
  • Enriquece o currículo profissional;
  • A interação com as pessoas locais acelera o aprendizado.

Intercâmbio de inglês para estudar e trabalhar

Além de todos esses benefícios de fazer um curso de idiomas no exterior, há opções de programas em que o país de destino permite trabalhar legalmente nas horas vagas, desde que não atrapalhe os estudos.

Esta é uma super vantagem para o intercambista!

Isto porque, além de aprender toda a parte gramatical da língua durante as aulas, no trabalho, o estudante precisará se esforçar para se comunicar corretamente com pessoas desconhecidas, como clientes, chefes e demais colegas de trabalho.

Com isso, além de ir perdendo a inibição, os alunos vão ganhando autoconfiança e aprendendo a forma como a língua é falada, com as principais expressões e gírias locais.

E, ainda, talvez uma das vantagens mais recompensadoras de estudar e trabalhar no exterior é poder ganhar um salário, que você pode usar para ajudar a pagar as contas da viagem ou fazer aquela tão sonhada trip de mochilão pelo mundo!

Veja a seguir as características do intercâmbio para estudar inglês e trabalhar no exterior em um dos nossos destinos mais procurados.

Intercâmbio para estudar e trabalhar na Irlanda

A Irlanda é o destino mais procurado pelos brasileiros no programa de intercâmbio Work and Study, o programa ideal para quem deseja trabalhar enquanto faz um curso de inglês no exterior.

Afinal, a população da Ilha Esmeralda é muito acolhedora, as paisagens são ricas de belezas naturais e os traços da tradicional e musical cultura celta estão por todos os lados!

Suas cidades são repletas de atividades culturais e divertidos pubs com música ao vivo. O Saint Patrick’s Day é o maior e mais celebrado evento do país, época em que tudo “fica verde” e há muitas comemorações nas ruas.

  • Duração mínima do curso: 25 semanas;
  • Carga horária mínima do curso: 15 horas por semana – manhã ou tarde;
  • Carga horária de trabalho: 20 horas por semana durante o período de curso e até 40 horas semanais nas férias;
  • Idade: a partir de 18 anos;
  • Nível de idioma exigido: iniciante ou mais.

O visto de estudante da Irlanda permite trabalhar durante todo o tempo de curso, desde que o aluno esteja matriculado em uma escola de idioma autorizada pelo governo.

Venha para a Intercultural e faça um curso de inglês no exterior

Como dissemos, existem diversas possibilidades para você fazer um curso de inglês no exterior. Desde cursos rápidos até programas de estudo e trabalho, você pode viver experiências únicas assim que desembarcar no país escolhido.

Mas se você está com dúvidas para escolher o melhor intercâmbio, entre em contato com a equipe Intercultural! Nossos consultores vão te ajudar a pensar em todos os detalhes para a sua viagem dos sonhos!

Referências

https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/portal-consular/vistos/vistos-para-brasileiros

https://www.dfa.ie/irish-embassy/brazil/our-services/visas/visas-for-ireland/