Data Representação de um calendário 20/09/2021

Estudar inglês na Irlanda: TUDO o que você precisa saber

Estudar inglês na Irlanda é uma oportunidade única para sua vida pessoal e profissional. Leia e saiba como se planejar para estudar inglês na Irlanda!

Estudar inglês na Irlanda, para muitos, é a realização de um sonho. Afinal, além de oferecer toda a infraestrutura de um país de primeiro mundo, o destino também é um dos mais receptivos com estrangeiros.

Unindo esses fatores, as vantagens e opções de cursos para estudantes estrangeiros, além da oportunidade de estudar e trabalhar no exterior, é fácil entender por que estudar inglês na Irlanda é um ótimo investimento.

Neste post, vamos mostrar que os motivos para estudar inglês na Irlanda são muitos – e que um intercâmbio na Ilha Esmeralda guarda grandes oportunidades para sua vida pessoal e profissional.

Então, continue a leitura e entenda como se planejar para viver em um dos melhores países do mundo!

Por que estudar inglês na Irlanda?

Quando o assunto é estudar inglês no exterior, com certeza existem inúmeras opções de destinos. Acima de tudo, escolher o país que mais combina com você pode fazer toda a diferença nos seus resultados ao fim do curso.

Então separamos aqui 6 ótimos motivos para colocar a Irlanda no topo da sua lista:

  1. A Irlanda é um dos países mais desenvolvidos do mundo. E, mesmo assim, o custo de vida de suas cidades é significativamente menor do que outros países que falam inglês, como os Estados Unidos ou a Inglaterra.
  2. Desde 2016, com a Reforma de Regulamentação do Setor de Educação Internacional e do Regime de Imigração Estudantil, o governo irlandês aumentou ainda mais seus esforços para garantir a segurança e a qualidade de ensino para alunos de intercâmbio, incentivando a entrada de estrangeiros qualificados para atuar no país.
  3. Além da qualidade de ensino renomada, o visto de estudante dá permissão para estudar e trabalhar na Irlanda de forma legal, o que é ótimo para o seu inglês e para o seu currículo.
  4. Para quem ama culturas clássicas e visual vintage, a Irlanda é o lugar perfeito! Mesmo com todo seu crescimento e desenvolvimento, os irlandeses prezam muito por manter viva a cultura dos seus ancestrais.
  5. Além disso, os irlandeses sabem se divertir! Eles são extremamente carismáticos e hospitaleiros e você, com certeza, vai saber como se divertir por lá.
  6. E, claro que não poderíamos esquecer que, por fazer parte da União Europeia, é possível visitar outros países da Europa sem precisar de outro visto.

Como funciona o intercâmbio na Irlanda?

Como dissemos, uma das principais vantagens de estudar inglês na Irlanda é a possibilidade de trabalhar durante o período de intercâmbio.

Assim, você poderá trabalhar 20 horas por semana durante o curso e 40 horas por semana durante as férias.

No entanto, para obter essa autorização, o curso de idiomas deve ter uma duração mínima de 25 semanas com 15 horas semanais e deve estar cadastrado na lista ILEP (Interim List of Eligible Programmes).

Assim, se você deseja estudar e trabalhar na Irlanda, precisa solicitar o visto de estudante. Para isso, será necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Passaporte válido;
  • IRP Letter, uma carta de aceite elaborada pela instituição de ensino, comprovando que o programa do aluno foi devidamente quitado;
  • Comprovante de situação financeira, demonstrando que você possui pelo menos €3.000 para se sustentar durante o período de intercâmbio;
  • Seguro internacional de saúde;
  • Comprovante de pagamento da taxa de visto (cerca de €300).

O tempo máximo de permanência em um intercâmbio na Irlanda é de dois anos. Depois desse período, é preciso solicitar a renovação do visto.

Tipos de cursos para estudar na Irlanda

Como você deve ter percebido, fazer um intercâmbio na Irlanda é uma oportunidade e tanto!

Mas, afinal, que tipo de curso escolher? Quais são as possibilidades de estudos que a Ilha Esmeralda oferece?

Calma, vamos falar sobre isso a seguir!

A primeira opção são os cursos de idiomas, ideais para quem quer estudar o idioma em uma das escolas do país e viver uma completa imersão cultural, podendo conhecer novos ambientes, pessoas e viver novas experiências.

Outra opção é o Work and Study – o programa mais desejado! Afinal, mesmo com nível de inglês iniciante, é possível encontrar um trabalho remunerado na Irlanda e receber em euros para ajudar com os custos da viagem e garantir uma experiência de trabalho internacional.

Se você deseja fazer uma graduação ou pós-graduação no exterior, a Ilha Esmeralda também tem excelentes opções. Com seu sistema de ensino renomado e instituições clássicas, o país pode ser uma ótima opção para quem quer garantir um diploma internacional.

Por fim, existe a possibilidade de fazer um curso profissionalizante, em que você vai poder praticar seu inglês, enquanto refina seus conhecimentos técnicos em áreas como Gestão, Marketing e Liderança no Galway Cultural Institute.

Ufa, viu só como a Irlanda é uma terra cheia de oportunidades?

Melhores cidades da Irlanda para fazer intercâmbio

Agora que você já conhece algumas das vantagens que tornam a Irlanda um dos melhores destinos para o seu intercâmbio, que tal conhecer as principais cidades do país e encontrar aquela que mais combina com você?

Entre as melhores cidades da Irlanda para estudantes estrangeiros, temos:

  • Cork
  • Dublin
  • Galway
  • Limerick

A seguir, confira mais detalhes sobre cada um desses destinos!

Cork

A cidade de Cork é a segunda maior do país, e é conhecida por ser uma cidade universitária que oferece uma alternativa para quem quer aproveitar ótimas oportunidades, atrações e infraestrutura, em um ambiente mais aconchegante.

Outro destaque da cidade é que praticamente tudo pode ser feito de bicicleta, ou até mesmo a pé, graças à segurança da região e à proximidade dos estabelecimentos. É quase como viver em uma pequena vila.

Mesmo assim, a cidade é uma das que oferece as melhores oportunidades de trabalho, por manter centros comerciais de grandes marcas, como a Apple.

A localização de Cork também é privilegiada, ideal para quem gosta de entrar em contato com a natureza. Aproveite para fazer muitas trilhas nas regiões de West Cork e do Condado de Kerry.

Dublin

A capital e uma das cidades mais populosas do país, Dublin é um dos destinos favoritos de quem escolhe estudar inglês na Irlanda.

Com seu ritmo de vida mais badalado, Dublin consegue unir perfeitamente o estilo mais animado com a clássica cultura irlandesa. Contudo, mesmo sendo uma das mais “agitadas” da Irlanda, seu ritmo sequer se compara ao movimento quase caótico de outros centros urbanos.

Então, se você está buscando um destino com clima agradável, diversidade cultural e muita qualidade de vida, Dublin pode ser o melhor lugar para o seu intercâmbio na Irlanda.

Galway

Se você gosta de boa música e muita diversão, vai amar conhecer Galway!

A cidade é a referência cultural de todo o país e leva, não à toa, o título de “cidade mais típica da Irlanda”. Aliás, ao andar pelas ruas, certamente você vai ouvir os moradores conversando na tradicional língua gaélica.

Além dos pubs e museus, a cidade respira música e arte em praticamente todas as suas esquinas. É muito fácil encontrar alguém se apresentando durante suas noites descoladas. Sem falar, é claro, nos inúmeros festivais que acontecem durante todo o ano.

Além disso, a pequena Galway fica bem próxima à famosa atração Cliffs of Moher e a 200 quilômetros de Dublin – um destino e tanto, não?

Limerick

Essa é uma das cidades da Irlanda para quem adora cenários antigos e histórias da era medieval. Limerick é reconhecida, principalmente, por seus castelos e estruturas antigas – alguns já em ruínas.

Outro aspecto importante da cidade é que ela está dividida entre a “English Town” (parte sul) e a “Irish Town” (parte norte). Essa divisão já demonstra que Limerick tem muita história para contar.

Além disso, Limerick é o destino perfeito para quem gosta de esportes: a cidade é a casa do maior time de rugby da Irlanda, o Munster.

Assim como Cork, Limerick é uma cidade onde praticamente tudo pode ser feito a pé ou de bicicleta, e conta com importantes universidades como a University of Limerick.

Resumindo, esse é o lugar perfeito para quem está buscando uma viagem cheia de conhecimento, cultura e história!

Estudar inglês na Irlanda é com a Intercultural!

Reconhecida por suas belezas naturais, a Ilha Esmeralda tem muito mais a oferecer do que paisagens exuberantes e bucólicas.

Acima de tudo, o país conta com uma forte história, o que torna a experiência do intercâmbio na Irlanda ainda mais enriquecedora. Por lá, além de aprender inglês, é possível mergulhar em uma cultura super acolhedora e animada.

Isso sem falar na possibilidade de trabalhar durante o período de intercâmbio. Sem dúvidas, esse é o principal atrativo para milhares de estudantes do mundo todo. Afinal, quem não quer ganhar dinheiro enquanto pratica o conhecimento em inglês?

Além disso, não podemos deixar de mencionar a facilidade para viajar para outros países da União Europeia.

A Irlanda faz parte do chamado Espaço Schengen, então você pode visitar outros países europeus durante a sua estadia na Ilha Esmeralda – sem precisar emitir outro visto.

E aí, ficou convencido de que estudar inglês na Irlanda é uma oportunidade única?

A Intercultural pode te ajudar a planejar o seu intercâmbio para a Ilha Esmeralda – da escolha do melhor curso até o desembarque no país. Entre em contato conosco agora mesmo, afinal, seu futuro espera por você!