Data Representação de um calendário 08/07/2021

Intercâmbio estudantil: GUIA COMPLETO sobre estudar fora

O intercâmbio estudantil é uma forma de desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Leia o artigo e saiba tudo sobre o intercâmbio estudantil!

Antigamente, o Intercâmbio Estudantil era tido como uma “troca de alunos” entre países diferentes, para que eles pudessem aprender um novo idioma e conhecer mais de outra cultura. E, desde o princípio, uma segunda língua e a experiência internacional tinham bastante peso no mercado de trabalho.

Sem dúvidas, fazer um intercâmbio estudantil ainda é uma das melhores oportunidades para quem quer se destacar e ter aquela vantagem na carreira. Mas isso é só uma pequena parte das inúmeras vantagens que estudar no exterior tem a oferecer.

Neste artigo, vamos mostrar como o intercâmbio estudantil é uma oportunidade incrível para a sua vida – e por que você não pode deixar de aproveitar!

Então, se você já começou ou pensa em começar a planejar seu intercâmbio, fique com a gente e confira esse guia completíssimo que preparamos para te ajudar a entender como estudar no exterior!

O que é intercâmbio estudantil e por que faz tanta diferença no currículo?

O intercâmbio estudantil é uma experiência que muda completamente sua vida.

Ao viajar para estudar um novo idioma, você aprende muito mais do que regras de gramática, um vocabulário extenso ou formas de melhorar sua pronúncia.

Em um mundo completamente globalizado, para muitas empresas e profissões, saber falar um segundo idioma deixou de ser um diferencial e passou a ser até mesmo um requisito básico, já que a comunicação adequada é a chave para o sucesso em qualquer ramo.

Cada vez mais, uma experiência e um diploma internacional podem fazer toda a diferença no mercado de trabalho.

Ao viver e estudar no exterior por um período, você garante não só uma vantagem tática, mas também:

  1. Conquista sua independência.
  2. Conhece uma nova cultura.
  3. Cria senso de responsabilidade e empatia.
  4. Aprimora suas soft skills.

E, em um intercâmbio, graças à imersão completa no idioma, seu aprendizado costuma ser mais acelerado.

Você sabe o que são as soft skills?

Dentro do mercado de trabalho, existem 2 tipos de habilidades. As hard skills, que são habilidades técnicas, em que podemos mensurar e avaliar de maneira direta a competência de um candidato, como o nível de inglês ou o quanto ele sabe de photoshop, por exemplo.

São habilidades sempre muito requisitadas para garantir um trabalho bem feito, assim como as soft skills, que vem ganhando espaço.

Apesar de não serem habilidades tão técnicas e não conseguirmos avaliá-las de forma direta, elas fazem toda a diferença para um profissional qualificado e um ser humano proficiente.

  • Proatividade;
  • Criatividade;
  • Gestão de conflitos;
  • Senso de liderança;
  • Inteligência emocional;
  • Comunicação assertiva;
  • Capacidade de aprendizagem;
  • Relacionamento interpessoal.

São algumas das qualidades que os empregadores buscam cada vez mais e que podem ser desenvolvidas e aprimoradas no seu intercâmbio, ajudando a incrementar ainda mais o seu currículo.

Ao viver tanto tempo longe de casa, inserido em uma cultura tão diferente, certamente você irá desenvolver habilidades inestimáveis, tais como a inteligência emocional e a gestão de conflitos.

Sem dúvidas, as soft skills são um diferencial e tanto para a sua vida profissional – se elas vierem em razão de um intercâmbio, melhor ainda, não é?

Programas de intercâmbio estudantil

Mas, afinal, como funciona um intercâmbio de estudos e quais são as modalidades que a Intercultural oferece?

A seguir, confira mais informações sobre as possibilidades de estudar fora e obter um grande diferencial para o seu futuro!

  • Cursos de idiomas, do básico ao avançado, com duração que vai de duas semanas a dois anos;
  • Cursos técnicos e profissionais, com aulas de inglês focadas em vocabulários específicos de cada área de atuação (business, engenharia, saúde);
  • Intercâmbio em família, com aulas para todas as idades;
  • Férias Teen, para passar um mês em locais como Malibu, Toronto e Europa;
  • Intercâmbio High School, para cursar um semestre, um ano ou mais em uma escola de ensino médio no exterior;
  • Graduação e pós-graduação, para quem deseja iniciar a carreira acadêmica em uma universidade no exterior;
  • Cursos preparatórios para exames de proficiência, tais como TOEFL, IELTS e Cambridge.

Também existe a possibilidade de trabalhar enquanto você estuda, dependendo de onde estiver fazendo o seu intercâmbio.

Países como Austrália, Nova Zelândia e Irlanda são muito procurados por estudantes brasileiros justamente porque permitem que os alunos trabalhem por meio período durante o tempo de intercâmbio. Já pensou em aprender inglês e ganhar dinheiro?

Ficou perdido, sem saber qual desses programas de intercâmbio tem mais a ver com os seus objetivos?

Calma! A Intercultural conta com uma equipe especializada, preparada para te ajudar a entender o melhor caminho para realizar os seus sonhos.

Além disso, nossos consultores estão prontos para te auxiliar com todas as questões burocráticas do intercâmbio: solicitação do visto, formulários, documentação necessária e muito mais!

Ainda não está convencido de que o intercâmbio estudantil é para você? A seguir, confira algumas vantagens que esse tipo de experiência proporciona!

Estudar no exterior é formar lembranças para toda a vida

Fugindo um pouco da área profissional, ainda podemos listar incríveis vantagens para quem decide viver uma experiência fora do Brasil.

banner-diplomas-exterior

Essa experiência vai ficar marcada em você para toda a vida e será a oportunidade de criar memórias inesquecíveis em destinos cobiçados por pessoas do mundo inteiro.

Centenas de pessoas viajam todos os anos para aprender inglês na badalada Nova York ou, então, estudar espanhol diretamente da Espanha.

Quando você escolhe entre os programas de intercâmbio, pode ter certeza que cada um deles vai mudar completamente a maneira como você enxerga o mundo.

Amplie sua rede de contatos

Viajar para um país e conhecer pessoas novas é uma das principais vantagens dos programas de intercâmbio.

Mas se engana quem pensa que só vai até um país e conhecerá só os nativos.

Não, não! É possível visitar vários lugares diferentes durante a sua viagem – e conhecer muita gente também!

Assim como você, centenas de pessoas do mundo inteiro também estão interessadas em viver uma experiência única com o intercâmbio.

Por isso, você vai poder compartilhar ótimas experiências e entrar em contato com pessoas de todas as partes do mundo.

Além da oportunidade de criar laços afetivos, isso pode te ajudar a criar uma rede de contatos profissionais para o futuro.

Já imaginou ser indicado para trabalhar em uma empresa na Europa, Estados Unidos ou Canadá? Com uma vivência internacional, esse é um sonho perfeitamente possível de ser realizado!

Intercâmbio é aprendizado e diversão

Ainda existem mitos muito comuns sobre como funciona um intercâmbio.

O principal deles é a crença de que o programa é destinado única e exclusivamente para os estudos. Mas não é bem assim não, viu?

Você pode, além de estudar, aproveitar os estabelecimentos, parques e atrações do lugar onde estará hospedado. Além disso, você pode praticar o idioma em festas e celebrações culturais do país.

Já pensou? Ir praticar o espanhol enquanto aproveita o Dia de Los Muertos no México ou viver uma experiência mágica no feriado mais celebrado dos EUA? Ou, então, se divertir nos pubs da Irlanda enquanto celebra o Saint Patrick’s Day?

Caso você tenha começado a planejar seu intercâmbio e esteja em dúvida entre dois ou mais destinos, talvez possa levar isso em consideração para te ajudar: que país tem mais a ver comigo, quando o assunto é aproveitar o tempo livre?

Você prefere destinos mais badalados, com uma vida noturna agitada? Prefere conhecer lugares históricos ou contemplar paisagens naturais? Gosta de andar a pé ou prefere fazer viagens de carro ou trem?

Responda essas e outras perguntas de forma bem sincera. Assim, o seu intercâmbio terá tudo para proporcionar muitos aprendizados e muita diversão!

Conhecer uma nova cultura é conhecer mais de si

Por fim, o autoconhecimento é uma das maiores vantagens que um intercâmbio estudantil pode proporcionar a você.

Quando temos contato com outra cultura, mesmo uma tão diferente daquela em que nascemos, temos a oportunidade de descobrir mais sobre aquilo que acreditamos, gostamos e almejamos para o nosso futuro.

Acima de tudo, expandimos nossos horizontes para encontrar a melhor versão de nós mesmos.

Intercâmbio estudantil é com a Intercultural!

O mundo quer conhecer você – e o intercâmbio é o melhor caminho para isso!

Além de aprender um novo idioma, você terá a chance de conhecer novas culturas, criar laços afetivos com pessoas do mundo todo e se divertir muito!

As possibilidades são inúmeras: existem programas de intercâmbio para todos os tipos de gostos, bolsos e disponibilidade de tempo. Dos cursos de idiomas à pós-graduação, a Intercultural te ajuda a embarcar rumo aos seus sonhos!

Então, não perca a chance de viver a melhor experiência de todas em um intercâmbio estudantil! Com certeza, esse é um investimento com retorno a curto, médio e longo prazo!

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre como podemos te ajudar a decolar seus planos!