Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Intercâmbio no Reino Unido: TUDO o que você precisa saber

Intercâmbio no Reino Unido: TUDO o que você precisa saber

Fazer intercâmbio no Reino Unido é sonho de muitos brasileiros – e essa vontade não é à toa! Além do ar europeu e das paisagens clássicas, estamos falando de um destino com ótimas oportunidades, em muitos sentidos.

O intercâmbio no Reino Unido é uma excelente forma de investir no seu futuro, principalmente pelas vantagens oferecidas aos alunos estrangeiros e suas mais de 50 cidades universitárias espalhadas por seu território, muitas delas renomadas no mundo inteiro.

Neste artigo, vamos te mostrar por que o intercâmbio no Reino Unido é uma forma de descobrir o mundo.

Então, continue a leitura, saiba mais sobre cada um dos países do bloco e veja os principais programas de intercâmbio que a Intercultural oferece!

Intercâmbio no Reino Unido: quais são os países?

paises reino unido

O Reino Unido é uma potência global, com forte influência econômica, cultural e política no mundo todo.

Não é à toa que milhares de pessoas escolhem morar nas terras da rainha: estamos falando de uma nação com desempenho acima da média nos quesitos renda, trabalho, educação, segurança e satisfação com a vida.

O Reino Unido é uma união política de quatro países constituintes:

  • Inglaterra;
  • Escócia;
  • País de Gales;
  • Irlanda do Norte.

Localizados no noroeste europeu, todos esses países têm o inglês como idioma oficial e são governados por uma monarquia constitucional parlamentar.

É importante lembrar que desde 2020 o Reino Unido não faz mais parte do grupo econômico da União Europeia nem pertence mais ao Espaço Schengen.

Para os viajantes, isso significa que é preciso apresentar passaporte e/ou visto toda vez que sair do Reino Unido e desembarcar em um país da UE – e vice-versa.

Também vale ressaltar que a Irlanda do Norte e a Irlanda não são o mesmo território, pois desde 1922 a Irlanda é um país independente.

Existem ainda outras dúvidas quando o assunto é Reino Unido, principalmente no que se refere às nomenclaturas. Afinal, qual a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido?

A resposta é simples: a Inglaterra é um país e a Grã-Bretanha é uma ilha que contempla a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales. O Reino Unido, por sua vez, é um bloco político que une a Grã-Bretanha e a Irlanda do Norte.

Dito isso, é hora de conhecer mais sobre cada um desses países. Fique com a gente e confira!

Intercâmbio na Inglaterra

intercambio inglaterra

Para quem quer estudar inglês no exterior, a Inglaterra é um dos destinos mais populares.

E engana-se quem acha que o intercâmbio na Inglaterra se resume apenas à capital Londres.

Apesar de ser bem menor do que o Brasil, o país conta com destinos para todos os gostos: tanto para quem quer viver no litoral, como para quem prefere os cenários de interior ou a vida agitada da cidade grande.

Cidades como Cambridge, Manchester, Oxford e Brighton oferecem possibilidades completamente diferentes entre si.

E o melhor de tudo é que você pode visitar todas elas durante a sua estadia, porque o sistema de transporte inglês é muito eficiente – basta uma rápida viagem de trem para conhecer muitos lugares incríveis!

Além disso, um dos maiores pontos fortes da Inglaterra e que atrai milhares de estrangeiros todos os anos é a qualidade do seu sistema de ensino.

Afinal, estamos falando do país que abriga universidades como Oxford, Cambridge e Imperial College London, no topo de rankings mundiais.

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar que a Inglaterra é o ponto de partida do programa de Intercâmbio Teen. Assim, você poderá aprender inglês e ainda mergulhar na história e na cultura de um país tão rico!

Intercâmbio na Escócia

intercambio escocia

Apesar dos seus cenários clássicos que parecem ter saído de um livro de conto de fadas, o país escocês é um dos destinos mais descolados para quem quer fazer intercâmbio no Reino Unido.

Lar de grandes nomes da ciência e da música, suas cidades misturam a modernidade e o crescimento constante com suas lendas e crenças milenares.

Você, com certeza, já ouviu falar do Monstro do Lago Ness, não é? Tem coragem de se aventurar nas suas águas?

Mas, se você não é daqueles que curte monstros e histórias de magia, não se preocupe. A Escócia tem roteiros bem mais “pé no chão”, principalmente se você é fã de música ou de golfe.

Todos os anos, milhares de pessoas se reúnem para o Festival Internacional de Edimburgo, um dos maiores festivais culturais do mundo.

Com o golfe não é muito diferente. Com seus mais de 540 campos, o país se orgulha de ter inventado e ser um dos melhores do mundo no esporte.

Prepare-se para se encantar com as paisagens naturais exuberantes e com a arquitetura imponente em seu estilo neoclássico!

Intercâmbio no País de Gales

intercambio pais de gales

O País de Gales é uma verdadeira máquina do tempo a céu aberto.

E se você é um apaixonado por contos clássicos, paisagens rurais e histórias de cavaleiros, pode ter certeza que chegou ao lugar certo. Por lá, não faltam castelos, palácios, igrejas, ruínas e museus – uma oportunidade e tanto para você mergulhar na história e na cultura local.

Com pouco mais de 3 milhões de habitantes, todo o país tem aquele arzinho de cidade do interior, longe da correria frenética das cidades grandes.

A capital Cardiff, inclusive, já foi eleita uma das melhores cidades do Reino Unido para se viver. Com mais de 1 milhão de habitantes, ela é grande o suficiente para ter tudo o que você precisa, mas também é pequena o suficiente para que você se sinta seguro e acolhido.

Por falar em acolhimento, o povo galês é bastante receptivo e caloroso, o que certamente vai contribuir para fazer você se sentir em casa.

Outro ponto bastante positivo do País de Gales é o seu custo de vida.

O destino é conhecido por contar com um alto padrão de vida a um custo que cabe no bolso do intercambista – principalmente no que diz respeito ao valor das acomodações. Em Cardiff, a média do aluguel de um apartamento no centro da cidade é de £741,67 (contra £1.764,22 em Londres)!

Uma excelente opção para fazer intercâmbio no Reino Unido, não?

Intercâmbio na Irlanda do Norte

intercambio irlanda do norte

Com cerca de 2 milhões de habitantes, a região da Irlanda do Norte é formada por estruturas rochosas, lagos e vastos cenários verdes, tais como seu vizinho País de Gales.

A capital Belfast tem apresentado um rápido crescimento, o que a torna uma ótima opção para quem quer estudar no Reino Unido. Com atmosfera de metrópole e aconchego de cidade pequena, é um destino e tanto para quem quer viver uma experiência de intercâmbio.

Acima de tudo, a Irlanda do Norte é conhecida por suas paisagens de tirar o fôlego. O Giant’s Causeway é um belo exemplo disso: são grandes rochas perfeitamente esculpidas pela natureza que mais parecem um calçadão.

Por lá, também não faltam atrações como museus, castelos e catedrais – e o Titanic.

Bom, não é exatamente o Titanic, mas sim uma de suas embarcações, que foi restaurada e aberta para a visitação. Afinal, foi nos estaleiros de Belfast, a capital da Irlanda do Norte, que o navio foi construído.

Assim como em Cardiff, o custo de vida na capital da Irlanda do Norte também é mais baixo do que nas cidades inglesas.

Portanto, se você pretende fazer um curso de inglês no Reino Unido, considere Belfast entre suas opções!

Intercâmbio no Reino Unido: conheça 5 programas

Depois de conhecer um pouco mais sobre cada um dos países, é hora de entender quais são as opções de intercâmbio no Reino Unido.

Já adiantamos: as alternativas são tão diversas quanto o próprio local. Em qualquer fase da vida e para qualquer objetivo, certamente existe um programa perfeito para você!

Na Intercultural, as opções mais buscadas são:

  1. Curso de Idiomas;
  2. High School;
  3. Europa Jovem;
  4. Cursos profissionalizantes;
  5. Graduação e pós-graduação.

A seguir, entenda as características de cada um desses programas e descubra como o mundo quer conhecer você!

1. Curso de Idiomas

curso ingles reino unido

Estudar inglês no exterior e viver uma imersão cultural completa é uma das melhores maneiras de conquistar toda a confiança, a facilidade e a habilidade que você precisa para aprimorar o seu inglês.

Quando falamos de um curso de inglês no Reino Unido, as vantagens ficam ainda mais claras!

Isso porque, como dissemos ao longo deste artigo, os países do bloco contam com uma cultura riquíssima, alta qualidade de vida e atrações para todos os gostos.

Além disso, o inglês britânico tem suas particularidades. Muito além das diferenças gramaticais, estamos falando de uma diferença cultural. Enquanto o inglês americano é mais descontraído e cheio de abreviações, o inglês britânico é mais clássico, polido.

Então, prepare-se para aprender muito, dentro e fora da sala de aula!

Aliás, eis aqui outra vantagem: ao contrário de outros programas, você não precisa ter um nível muito alto de inglês. As escolas aceitam desde alunos com conhecimento básico até aqueles que já dominam o idioma.

2. High School

high school reino unido

Essa é a opção perfeita para quem quer viver a experiência de cursar uma parte do ensino médio no exterior.

Você pode estudar em uma high school no Reino Unido, participar das atividades esportivas, culturais e passeios da escola e ainda adicionar uma ampla bagagem cultural e acadêmica super valiosa para sua vida.

O melhor de tudo é que você pode validar os seus estudos ao voltar para o Brasil! Então, escolha entre boarding schools e escolas públicas ou privadas – e aprenda muito!

3. Europa Jovem

europa jovem

Já imaginou fazer um curso de inglês no Reino Unido e ainda fazer vários passeios super divertidos durante esse período?

O Europa Jovem é um intercâmbio de 3 semanas (com carga horária de 20h/semana) em que você poderá estudar inglês em uma escola de Cambridge, na Inglaterra.

Durante esse período, você ficará acomodado em uma casa de família (host family), onde terá direito a refeições e a uma imersão cultural ainda maior.

Além disso, o programa inclui viagens pela Inglaterra, Escócia e França. Então, prepare-se para fazer um city tour em Londres, Edimburgo e Paris. Se você é fã de Harry Potter, também vai curtir muito o passeio pelo Harry Potter Studio Tour e pela plataforma 9 ¾.

Sem dúvidas, essa é a oportunidade ideal para jovens entre 13 a 17 anos que queiram se divertir enquanto praticam o inglês no exterior.

4. Cursos profissionalizantes ou de aprimoramento profissional

curso aprimoramento profissional

O conhecimento de inglês já deixou de ser um diferencial para o mercado de trabalho para se tornar um pré-requisito para preencher grande parte das vagas.

Mas, infelizmente, os cursos regulares de idiomas não oferecem um conhecimento específico dos vocabulários e expressões utilizadas nas mais diversas áreas de atuação. E é aí que entram os cursos de idiomas técnicos.

Esse tipo de intercâmbio é perfeito para quem já domina o idioma mas quer fazer uma especialização fora do país, ou precisa aprimorar os termos técnicos para uso profissional.

Então, se você está buscando inserir uma experiência internacional no currículo e aprimorar seus conhecimentos em sua área de interesse, que tal estudar no Reino Unido e impulsionar seus resultados?

As opções de cursos de aprimoramento profissional em nossa escola parceira London School of Business and Finance são:

  • Planejamento estratégico de negócios;
  • Liderança estratégica;
  • Gestão estratégica de marcas.

São cursos rápidos, mas que com certeza irão te ajudar a iniciar e alavancar a sua carreira no exterior!

5. Graduação ou pós-graduação

graduacao reino unido

Já que estamos falando em carreira, que tal adicionar uma experiência de peso em seu currículo?

Um dos tipos de intercâmbio no Reino Unido é o de graduação e pós-graduação. Afinal, estamos falando de um país com algumas das universidades mais renomadas do mundo: a Oxford University está em primeiríssimo lugar no ranking da Times Higher Education e a Cambridge University ocupa a quinta posição.

Essas instituições possuem centenas de anos de tradição e excelência em educação, mas ao mesmo tempo são super modernas e bem equipadas.

Já imaginou estudar ao lado dos maiores cientistas e pesquisadores do mundo e ainda ter a possibilidade de morar nas terras da rainha por ainda mais tempo?

Um sonho completamente possível, sim!

Preciso de visto para estudar no Reino Unido?

estudar reino unido

Por fim, chegamos na parte burocrática do intercâmbio no Reino Unido. Afinal, é preciso de visto para estudar nas terras da rainha?

E a resposta é: sim!

Mas a boa notícia é que algumas das modalidades de visto podem ser solicitadas no momento do desembarque no país, sem que você precise dar a entrada no processo no Brasil.

A seguir, confira os principais tipos de vistos para estudar no Reino Unido:

  • Visitor Standard Visa: ideal para quem deseja viajar a turismo ou fazer um curso de inglês em uma instituição credenciada e com duração de até 6 meses. Você pode solicitar esse tipo de visto no momento do desembarque.
  • Short-term Student Visa: perfeito para quem procura um intercâmbio de inglês com duração de 6 a 11 meses. Também pode ser solicitado ao chegar no Reino Unido e dá direito a permanência no país pelo tempo de curso mais 30 dias, desde que sua estadia não seja superior a 11 meses.
  • Student Visa (antigo Tier 4): para aqueles que desejam estudar em uma universidade ou college no Reino Unido, esse tipo de visto dá permissão de residência por até 5 anos e deve ser solicitado ainda no Brasil.

É claro que cada tipo de visto tem seus próprios processos. Mas, para todos eles, existem documentos em comum, tais como o passaporte válido, seguro de saúde internacional e a comprovação de que você tem capacidade financeira de se manter durante o período de estudos.

No entanto, pode ser desafiador lidar com tanta burocracia e exigências legais. Por isso, é super importante contar com a ajuda de quem tem experiência no assunto.

E a Intercultural é especialista em intercâmbio no Reino Unido, com uma equipe super capacitada para te ajudar em todos os passos de solicitação do visto para estudar na terra da rainha.

Intercâmbio no Reino Unido é com a Intercultural!

intercambio reino unido com intercultural

Sem sombra de dúvidas, estudar no Reino Unido tem tudo para ser a melhor experiência da sua vida!

Como mostramos ao longo deste artigo, as terras da rainha guardam grandes surpresas para quem decide passar um tempo por lá.

São atrações turísticas para todos os gostos: dos castelos medievais até os edifícios modernos, passando pelos muitos pubs cheios de diversão e alegria.

Formado pela união política da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, o Reino Unido atrai milhares de estudantes e turistas do mundo inteiro, todos os anos.

E é fácil entender as razões, não é? Os países representam a quinta maior economia do mundo, com uma qualidade de vida acima da média estabelecida pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

A qualidade do sistema de ensino e a alta empregabilidade são pontos bastante positivos para aqueles que estão buscando uma vida melhor em solo internacional.

Além disso, os aprendizados durante o intercâmbio no Reino Unido não se resumem apenas ao idioma (que por sinal, é bem diferente do inglês americano).

Estamos falando da oportunidade de mergulhar em uma cultura riquíssima, conhecer pessoas do mundo todo, desfrutar do clima tipicamente chuvoso e saborear uma gastronomia de dar água na boca.

Resumindo, fazer um intercâmbio na Inglaterra ou qualquer outro país do Reino Unido é a chance de adquirir uma bagagem cultural, pessoal e profissional inestimável.

Então, que tal começar a planejar o seu intercâmbio no Reino Unido agora mesmo?

A Intercultural é especialista em intercâmbio há mais de 26 anos e garante o suporte do início ao fim da sua viagem. Entre em contato com a nossa equipe e descubra o caminho para conhecer o mundo!

RELACIONADOS
Happy female student having an exam at college classroom and looking at camera.
Curso de inglês na Irlanda: conheça as 5 melhores escolas
Sem dúvidas, fazer um curso de inglês na Irlanda é uma ótima opção para quem quer aprender o idioma. Veja onde estudar na Ilha Esmeralda!
Immigrants of different countries and exchange students in language school
Escolas de Intercâmbio: como escolher a melhor?
Você decidiu fazer o tão sonhado curso no exterior. Mas quais das escolas de intercâmbio escolher? Leia o artigo e confira nossas dicas!
Kitchen in student dormitory. Group of interracial students engaged in education.
Moradia estudantil: como funciona esta acomodação?
Vai estudar no exterior e está buscando acomodação? Entenda como funciona a residência estudantil e descubra se é para você!
girl holds Switzerland flag on gray backgrou
Visto para a Suíça: conheça 8 tipos de entradas no país
Neste post, preparamos um guia completo sobre os diversos tipos de visto para a Suíça. Leia o artigo completo e saiba qual deles é o melhor para você.
curso-espanhol-espanha
Curso de espanhol na Espanha: conheça os 3 melhores
Nada melhor que fazer um curso de espanhol na Espanha para alcançar a fluência e fazer uma imersão cultural! Confira as melhores opções!
blonde woman with flag of Italy and books on yellow background
Visto italiano: conheça quais os tipos e como solicitar
Pensando em estudar ou trabalhar na Itália por mais de 3 meses? Saiba como solicitar o visto italiano para permanecer legalmente no país!
Carregando

Faça seu orçamento

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.